VÍDEOS EDUCACIONAIS E A IMPORTÂNCIA DOS MODOS DE ENDEREÇAMENTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cleir Silva Bernardes, Clinger
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Coimbra de Rezende Filho, Luiz Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1347
Resumo: The use of videos is a routine practice in Science and Technology Education. Teachers and students use videos available on various platforms or produce specific videos for educational purposes. In this article we present the concept of modes of address from the viewer's paradigm, by discussing research results and analyzing the construction of the address of some audiovisual productions. Our goal is to highlight the importance of address in pedagogical practices with audiovisual productions. We argue, therefore, that the consideration of address is a decisive factor in the adequate reception of videos and, consequently, in the success of educational actions that use them.
id IFES-1_0105bbaaee3d553192b073b21d7d0717
oai_identifier_str oai::article/1347
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling VÍDEOS EDUCACIONAIS E A IMPORTÂNCIA DOS MODOS DE ENDEREÇAMENTOModos de EndereçamentoVídeos EducacionaisEducação Científica e TecnológicaModes of AddressEducational VideosScientific and Technological EducationThe use of videos is a routine practice in Science and Technology Education. Teachers and students use videos available on various platforms or produce specific videos for educational purposes. In this article we present the concept of modes of address from the viewer's paradigm, by discussing research results and analyzing the construction of the address of some audiovisual productions. Our goal is to highlight the importance of address in pedagogical practices with audiovisual productions. We argue, therefore, that the consideration of address is a decisive factor in the adequate reception of videos and, consequently, in the success of educational actions that use them.O uso de vídeos é prática rotineira na Educação Científica e Tecnológica. Docentes e estudantes usam vídeos disponíveis em diversas plataformas ou produzem vídeos específicos para alguma ação pedagógica. Neste artigo, apresentamos o conceito de modos de endereçamento de vídeos a partir do paradigma do espectador, por meio da discussão e da análise da construção do endereçamento de algumas obras audiovisuais. Nosso objetivo é evidenciar a importância do endereçamento nas práticas pedagógicas com produções audiovisuais. A consideração do endereçamento é fator decisivo na boa recepção de vídeos e, consequentemente, no êxito de ações educacionais que os utilizem.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2021-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/134710.36524/dect.v10i2.1347Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 10 n. 2 (2020): 2020 - Edição Especial Dinter2236-215010.36524/dect.v10i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1347/770Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCleir Silva Bernardes, ClingerCoimbra de Rezende Filho, Luiz Augusto2021-09-09T09:36:10Zoai::article/1347Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:10.912699Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv VÍDEOS EDUCACIONAIS E A IMPORTÂNCIA DOS MODOS DE ENDEREÇAMENTO
title VÍDEOS EDUCACIONAIS E A IMPORTÂNCIA DOS MODOS DE ENDEREÇAMENTO
spellingShingle VÍDEOS EDUCACIONAIS E A IMPORTÂNCIA DOS MODOS DE ENDEREÇAMENTO
Cleir Silva Bernardes, Clinger
Modos de Endereçamento
Vídeos Educacionais
Educação Científica e Tecnológica
Modes of Address
Educational Videos
Scientific and Technological Education
title_short VÍDEOS EDUCACIONAIS E A IMPORTÂNCIA DOS MODOS DE ENDEREÇAMENTO
title_full VÍDEOS EDUCACIONAIS E A IMPORTÂNCIA DOS MODOS DE ENDEREÇAMENTO
title_fullStr VÍDEOS EDUCACIONAIS E A IMPORTÂNCIA DOS MODOS DE ENDEREÇAMENTO
title_full_unstemmed VÍDEOS EDUCACIONAIS E A IMPORTÂNCIA DOS MODOS DE ENDEREÇAMENTO
title_sort VÍDEOS EDUCACIONAIS E A IMPORTÂNCIA DOS MODOS DE ENDEREÇAMENTO
author Cleir Silva Bernardes, Clinger
author_facet Cleir Silva Bernardes, Clinger
Coimbra de Rezende Filho, Luiz Augusto
author_role author
author2 Coimbra de Rezende Filho, Luiz Augusto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cleir Silva Bernardes, Clinger
Coimbra de Rezende Filho, Luiz Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Modos de Endereçamento
Vídeos Educacionais
Educação Científica e Tecnológica
Modes of Address
Educational Videos
Scientific and Technological Education
topic Modos de Endereçamento
Vídeos Educacionais
Educação Científica e Tecnológica
Modes of Address
Educational Videos
Scientific and Technological Education
description The use of videos is a routine practice in Science and Technology Education. Teachers and students use videos available on various platforms or produce specific videos for educational purposes. In this article we present the concept of modes of address from the viewer's paradigm, by discussing research results and analyzing the construction of the address of some audiovisual productions. Our goal is to highlight the importance of address in pedagogical practices with audiovisual productions. We argue, therefore, that the consideration of address is a decisive factor in the adequate reception of videos and, consequently, in the success of educational actions that use them.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1347
10.36524/dect.v10i2.1347
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1347
identifier_str_mv 10.36524/dect.v10i2.1347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1347/770
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 10 n. 2 (2020): 2020 - Edição Especial Dinter
2236-2150
10.36524/dect.v10i2
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948028911976448