REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA: NARRATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/140 |
Resumo: | Refletir sobre vivências das próprias experiências e do meio sociocultural onde está inserido mostra como licenciandos constroem seus saberes, como apontam Fiorentini, Mizukami e Pimenta. Nesse sentido, realizamos uma pesquisa qualitativa exploratória com licenciandos de matemática de duas instituições federais do Espírito Santo com o objetivo de analisar situações vividas por professores em formação, enquanto ainda eram alunos, para identificar aspectos da formação da identidade docente e saberes docentes. Tomando como base Fiorentini, notamos que os sujeitos privilegiam o saber subjetivo, com destaque para relacionamento professor-aluno. Concluímos que provocar essas reflexões contribui para que os licenciandos comecem a se perceber professores e que reconheçam que esta constituição docente é fruto de diferentes experiências vividas antes da universidade. |
id |
IFES-1_03c348dbeb091de23617e260d322e6ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/140 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA: NARRATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃOFormação de professoresSaberes docentesEstágio supervisionadoExperiências e matemáticaRefletir sobre vivências das próprias experiências e do meio sociocultural onde está inserido mostra como licenciandos constroem seus saberes, como apontam Fiorentini, Mizukami e Pimenta. Nesse sentido, realizamos uma pesquisa qualitativa exploratória com licenciandos de matemática de duas instituições federais do Espírito Santo com o objetivo de analisar situações vividas por professores em formação, enquanto ainda eram alunos, para identificar aspectos da formação da identidade docente e saberes docentes. Tomando como base Fiorentini, notamos que os sujeitos privilegiam o saber subjetivo, com destaque para relacionamento professor-aluno. Concluímos que provocar essas reflexões contribui para que os licenciandos comecem a se perceber professores e que reconheçam que esta constituição docente é fruto de diferentes experiências vividas antes da universidade.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/14010.36524/dect.v5i04.140Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 5 n. 04 (2015): 2015 - 03; 207-2242236-215010.36524/dect.v5i04reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/140/135Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSchaetzle Wrobel, JuliaFraga da Silva, Sandra Aparecida2019-12-06T16:12:42Zoai::article/140Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:04.149648Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA: NARRATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO |
title |
REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA: NARRATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO |
spellingShingle |
REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA: NARRATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO Schaetzle Wrobel, Julia Formação de professores Saberes docentes Estágio supervisionado Experiências e matemática |
title_short |
REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA: NARRATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO |
title_full |
REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA: NARRATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO |
title_fullStr |
REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA: NARRATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO |
title_full_unstemmed |
REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA: NARRATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO |
title_sort |
REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA: NARRATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO |
author |
Schaetzle Wrobel, Julia |
author_facet |
Schaetzle Wrobel, Julia Fraga da Silva, Sandra Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Fraga da Silva, Sandra Aparecida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schaetzle Wrobel, Julia Fraga da Silva, Sandra Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Saberes docentes Estágio supervisionado Experiências e matemática |
topic |
Formação de professores Saberes docentes Estágio supervisionado Experiências e matemática |
description |
Refletir sobre vivências das próprias experiências e do meio sociocultural onde está inserido mostra como licenciandos constroem seus saberes, como apontam Fiorentini, Mizukami e Pimenta. Nesse sentido, realizamos uma pesquisa qualitativa exploratória com licenciandos de matemática de duas instituições federais do Espírito Santo com o objetivo de analisar situações vividas por professores em formação, enquanto ainda eram alunos, para identificar aspectos da formação da identidade docente e saberes docentes. Tomando como base Fiorentini, notamos que os sujeitos privilegiam o saber subjetivo, com destaque para relacionamento professor-aluno. Concluímos que provocar essas reflexões contribui para que os licenciandos comecem a se perceber professores e que reconheçam que esta constituição docente é fruto de diferentes experiências vividas antes da universidade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/140 10.36524/dect.v5i04.140 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/140 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v5i04.140 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/140/135 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 5 n. 04 (2015): 2015 - 03; 207-224 2236-2150 10.36524/dect.v5i04 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948028097232896 |