REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA: NARRATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schaetzle Wrobel, Julia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Fraga da Silva, Sandra Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/140
Resumo: Refletir sobre vivências das próprias experiências e do meio sociocultural onde está inserido mostra como licenciandos constroem seus saberes, como apontam Fiorentini, Mizukami e Pimenta. Nesse sentido, realizamos uma pesquisa qualitativa exploratória com licenciandos de matemática de duas instituições federais do Espírito Santo com o objetivo de analisar situações vividas por professores em formação, enquanto ainda eram alunos, para identificar aspectos da formação da identidade docente e saberes docentes. Tomando como base Fiorentini, notamos que os sujeitos privilegiam o saber subjetivo, com destaque para relacionamento professor-aluno. Concluímos que provocar essas reflexões contribui para que os licenciandos comecem a se perceber professores e que reconheçam que esta constituição docente é fruto de diferentes experiências vividas antes da universidade.
id IFES-1_03c348dbeb091de23617e260d322e6ec
oai_identifier_str oai::article/140
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA: NARRATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃOFormação de professoresSaberes docentesEstágio supervisionadoExperiências e matemáticaRefletir sobre vivências das próprias experiências e do meio sociocultural onde está inserido mostra como licenciandos constroem seus saberes, como apontam Fiorentini, Mizukami e Pimenta. Nesse sentido, realizamos uma pesquisa qualitativa exploratória com licenciandos de matemática de duas instituições federais do Espírito Santo com o objetivo de analisar situações vividas por professores em formação, enquanto ainda eram alunos, para identificar aspectos da formação da identidade docente e saberes docentes. Tomando como base Fiorentini, notamos que os sujeitos privilegiam o saber subjetivo, com destaque para relacionamento professor-aluno. Concluímos que provocar essas reflexões contribui para que os licenciandos comecem a se perceber professores e que reconheçam que esta constituição docente é fruto de diferentes experiências vividas antes da universidade.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/14010.36524/dect.v5i04.140Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 5 n. 04 (2015): 2015 - 03; 207-2242236-215010.36524/dect.v5i04reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/140/135Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSchaetzle Wrobel, JuliaFraga da Silva, Sandra Aparecida2019-12-06T16:12:42Zoai::article/140Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:04.149648Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA: NARRATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO
title REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA: NARRATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO
spellingShingle REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA: NARRATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO
Schaetzle Wrobel, Julia
Formação de professores
Saberes docentes
Estágio supervisionado
Experiências e matemática
title_short REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA: NARRATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO
title_full REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA: NARRATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO
title_fullStr REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA: NARRATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO
title_full_unstemmed REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA: NARRATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO
title_sort REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA: NARRATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO
author Schaetzle Wrobel, Julia
author_facet Schaetzle Wrobel, Julia
Fraga da Silva, Sandra Aparecida
author_role author
author2 Fraga da Silva, Sandra Aparecida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schaetzle Wrobel, Julia
Fraga da Silva, Sandra Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Saberes docentes
Estágio supervisionado
Experiências e matemática
topic Formação de professores
Saberes docentes
Estágio supervisionado
Experiências e matemática
description Refletir sobre vivências das próprias experiências e do meio sociocultural onde está inserido mostra como licenciandos constroem seus saberes, como apontam Fiorentini, Mizukami e Pimenta. Nesse sentido, realizamos uma pesquisa qualitativa exploratória com licenciandos de matemática de duas instituições federais do Espírito Santo com o objetivo de analisar situações vividas por professores em formação, enquanto ainda eram alunos, para identificar aspectos da formação da identidade docente e saberes docentes. Tomando como base Fiorentini, notamos que os sujeitos privilegiam o saber subjetivo, com destaque para relacionamento professor-aluno. Concluímos que provocar essas reflexões contribui para que os licenciandos comecem a se perceber professores e que reconheçam que esta constituição docente é fruto de diferentes experiências vividas antes da universidade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/140
10.36524/dect.v5i04.140
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/140
identifier_str_mv 10.36524/dect.v5i04.140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/140/135
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 5 n. 04 (2015): 2015 - 03; 207-224
2236-2150
10.36524/dect.v5i04
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948028097232896