DIÁLOGOS DOCENTES PELA AMÉRICA LATINA: Formação de professores de Geografia entre saberes e narrativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geo UERJ |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/76705 |
Resumo: | O projeto “Diálogos Docentes: Educação e Geografia em Tempos de Pandemia” foi criado visando atender às determinações legais, assim como superar os entraves criados pelo momento pandêmico. Buscando contribuir com o desenvolvimento dos professores em formação (docentes em formação), integrou-se aos Estágios Supervisionados e às Práticas Educativas do curso de licenciatura em Geografia da UFF/Campos dos Goytacazes e foi se configurando como um projeto integrado, aliando ensino, extensão e pesquisa. O objetivo deste texto é apresentar a proposta desenvolvida no projeto “Diálogos Docentes”, mais especificamente em sua segunda edição, dedicada ao compartilhamento de saberes com professores de Geografia da América Latina. Nessa perspectiva, realizaram-se encontros virtuais com quatro docentes de diferentes países (Equador, Costa Rica, Colômbia e Argentina), que relataram sobre suas experiências com as aulas online, falando sobre seus dilemas e descobertas, compartilhando também seus saberes sobre as geografias de seus países. Como transbordamento do projeto e parte da sua perspectiva interdisciplinar, pretendeu-se contribuir também para o estímulo ao intercâmbio e ao conhecimento sobre a G(g)eografia e a organização da educação nos países de onde vieram os docentes dialogantes. O diálogo entre docentes da América Latina era composto por diversos tipos de dialogantes: os docentes da universidade, autores do texto; os docentes em formação na universidade, interlocutores destacados de todo o trabalho; e os docentes que se propuseram a dividir suas narrativas, completando esta polifonia. |
id |
UERJ-21_36be7cf3ba2a95c5d5521870451d63bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/76705 |
network_acronym_str |
UERJ-21 |
network_name_str |
Geo UERJ |
repository_id_str |
|
spelling |
DIÁLOGOS DOCENTES PELA AMÉRICA LATINA: Formação de professores de Geografia entre saberes e narrativasSaberes DocentesNarrativasFormação de Professores de GeografiaPráticas EducativasEstágio SupervisionadoO projeto “Diálogos Docentes: Educação e Geografia em Tempos de Pandemia” foi criado visando atender às determinações legais, assim como superar os entraves criados pelo momento pandêmico. Buscando contribuir com o desenvolvimento dos professores em formação (docentes em formação), integrou-se aos Estágios Supervisionados e às Práticas Educativas do curso de licenciatura em Geografia da UFF/Campos dos Goytacazes e foi se configurando como um projeto integrado, aliando ensino, extensão e pesquisa. O objetivo deste texto é apresentar a proposta desenvolvida no projeto “Diálogos Docentes”, mais especificamente em sua segunda edição, dedicada ao compartilhamento de saberes com professores de Geografia da América Latina. Nessa perspectiva, realizaram-se encontros virtuais com quatro docentes de diferentes países (Equador, Costa Rica, Colômbia e Argentina), que relataram sobre suas experiências com as aulas online, falando sobre seus dilemas e descobertas, compartilhando também seus saberes sobre as geografias de seus países. Como transbordamento do projeto e parte da sua perspectiva interdisciplinar, pretendeu-se contribuir também para o estímulo ao intercâmbio e ao conhecimento sobre a G(g)eografia e a organização da educação nos países de onde vieram os docentes dialogantes. O diálogo entre docentes da América Latina era composto por diversos tipos de dialogantes: os docentes da universidade, autores do texto; os docentes em formação na universidade, interlocutores destacados de todo o trabalho; e os docentes que se propuseram a dividir suas narrativas, completando esta polifonia.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/7670510.12957/geouerj.2023.76705Geo UERJ; n. 43 (2023): Dossiê Margens da Educação em Geografia 1981-90211415-7543reponame:Geo UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/76705/48606Copyright (c) 2023 Ricardo Luigihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLuigi, RicardoFrigério, Regina Célia2023-12-28T19:43:48Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/76705Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/oaitunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com1981-90211415-7543opendoar:2023-12-28T19:43:48Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIÁLOGOS DOCENTES PELA AMÉRICA LATINA: Formação de professores de Geografia entre saberes e narrativas |
title |
DIÁLOGOS DOCENTES PELA AMÉRICA LATINA: Formação de professores de Geografia entre saberes e narrativas |
spellingShingle |
DIÁLOGOS DOCENTES PELA AMÉRICA LATINA: Formação de professores de Geografia entre saberes e narrativas Luigi, Ricardo Saberes Docentes Narrativas Formação de Professores de Geografia Práticas Educativas Estágio Supervisionado |
title_short |
DIÁLOGOS DOCENTES PELA AMÉRICA LATINA: Formação de professores de Geografia entre saberes e narrativas |
title_full |
DIÁLOGOS DOCENTES PELA AMÉRICA LATINA: Formação de professores de Geografia entre saberes e narrativas |
title_fullStr |
DIÁLOGOS DOCENTES PELA AMÉRICA LATINA: Formação de professores de Geografia entre saberes e narrativas |
title_full_unstemmed |
DIÁLOGOS DOCENTES PELA AMÉRICA LATINA: Formação de professores de Geografia entre saberes e narrativas |
title_sort |
DIÁLOGOS DOCENTES PELA AMÉRICA LATINA: Formação de professores de Geografia entre saberes e narrativas |
author |
Luigi, Ricardo |
author_facet |
Luigi, Ricardo Frigério, Regina Célia |
author_role |
author |
author2 |
Frigério, Regina Célia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luigi, Ricardo Frigério, Regina Célia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saberes Docentes Narrativas Formação de Professores de Geografia Práticas Educativas Estágio Supervisionado |
topic |
Saberes Docentes Narrativas Formação de Professores de Geografia Práticas Educativas Estágio Supervisionado |
description |
O projeto “Diálogos Docentes: Educação e Geografia em Tempos de Pandemia” foi criado visando atender às determinações legais, assim como superar os entraves criados pelo momento pandêmico. Buscando contribuir com o desenvolvimento dos professores em formação (docentes em formação), integrou-se aos Estágios Supervisionados e às Práticas Educativas do curso de licenciatura em Geografia da UFF/Campos dos Goytacazes e foi se configurando como um projeto integrado, aliando ensino, extensão e pesquisa. O objetivo deste texto é apresentar a proposta desenvolvida no projeto “Diálogos Docentes”, mais especificamente em sua segunda edição, dedicada ao compartilhamento de saberes com professores de Geografia da América Latina. Nessa perspectiva, realizaram-se encontros virtuais com quatro docentes de diferentes países (Equador, Costa Rica, Colômbia e Argentina), que relataram sobre suas experiências com as aulas online, falando sobre seus dilemas e descobertas, compartilhando também seus saberes sobre as geografias de seus países. Como transbordamento do projeto e parte da sua perspectiva interdisciplinar, pretendeu-se contribuir também para o estímulo ao intercâmbio e ao conhecimento sobre a G(g)eografia e a organização da educação nos países de onde vieram os docentes dialogantes. O diálogo entre docentes da América Latina era composto por diversos tipos de dialogantes: os docentes da universidade, autores do texto; os docentes em formação na universidade, interlocutores destacados de todo o trabalho; e os docentes que se propuseram a dividir suas narrativas, completando esta polifonia. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/76705 10.12957/geouerj.2023.76705 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/76705 |
identifier_str_mv |
10.12957/geouerj.2023.76705 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/76705/48606 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Ricardo Luigi https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Ricardo Luigi https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geo UERJ; n. 43 (2023): Dossiê Margens da Educação em Geografia 1981-9021 1415-7543 reponame:Geo UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Geo UERJ |
collection |
Geo UERJ |
repository.name.fl_str_mv |
Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
tunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com |
_version_ |
1799317531717009408 |