DIÁLOGOS DOCENTES PELA AMÉRICA LATINA: Formação de professores de Geografia entre saberes e narrativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luigi, Ricardo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Frigério, Regina Célia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geo UERJ
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/76705
Resumo: O projeto “Diálogos Docentes: Educação e Geografia em Tempos de Pandemia” foi criado visando atender às determinações legais, assim como superar os entraves criados pelo momento pandêmico. Buscando contribuir com o desenvolvimento dos professores em formação (docentes em formação), integrou-se aos Estágios Supervisionados e às Práticas Educativas do curso de licenciatura em Geografia da UFF/Campos dos Goytacazes e foi se configurando como um projeto integrado, aliando ensino, extensão e pesquisa. O objetivo deste texto é apresentar a proposta desenvolvida no projeto “Diálogos Docentes”, mais especificamente em sua segunda edição, dedicada ao compartilhamento de saberes com professores de Geografia da América Latina. Nessa perspectiva, realizaram-se encontros virtuais com quatro docentes de diferentes países  (Equador, Costa Rica, Colômbia e Argentina), que relataram sobre suas experiências com as aulas online, falando sobre seus dilemas e descobertas, compartilhando também seus saberes sobre as geografias de seus países. Como transbordamento do projeto e parte da sua perspectiva interdisciplinar, pretendeu-se contribuir também para o estímulo ao intercâmbio e ao conhecimento sobre a G(g)eografia e a organização da educação nos países de onde vieram os docentes dialogantes. O diálogo entre docentes da América Latina era composto por diversos tipos de dialogantes: os docentes da universidade, autores do texto; os docentes em formação na universidade, interlocutores destacados de todo o trabalho; e os docentes que se propuseram a dividir suas narrativas, completando esta polifonia.
id UERJ-21_36be7cf3ba2a95c5d5521870451d63bc
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/76705
network_acronym_str UERJ-21
network_name_str Geo UERJ
repository_id_str
spelling DIÁLOGOS DOCENTES PELA AMÉRICA LATINA: Formação de professores de Geografia entre saberes e narrativasSaberes DocentesNarrativasFormação de Professores de GeografiaPráticas EducativasEstágio SupervisionadoO projeto “Diálogos Docentes: Educação e Geografia em Tempos de Pandemia” foi criado visando atender às determinações legais, assim como superar os entraves criados pelo momento pandêmico. Buscando contribuir com o desenvolvimento dos professores em formação (docentes em formação), integrou-se aos Estágios Supervisionados e às Práticas Educativas do curso de licenciatura em Geografia da UFF/Campos dos Goytacazes e foi se configurando como um projeto integrado, aliando ensino, extensão e pesquisa. O objetivo deste texto é apresentar a proposta desenvolvida no projeto “Diálogos Docentes”, mais especificamente em sua segunda edição, dedicada ao compartilhamento de saberes com professores de Geografia da América Latina. Nessa perspectiva, realizaram-se encontros virtuais com quatro docentes de diferentes países  (Equador, Costa Rica, Colômbia e Argentina), que relataram sobre suas experiências com as aulas online, falando sobre seus dilemas e descobertas, compartilhando também seus saberes sobre as geografias de seus países. Como transbordamento do projeto e parte da sua perspectiva interdisciplinar, pretendeu-se contribuir também para o estímulo ao intercâmbio e ao conhecimento sobre a G(g)eografia e a organização da educação nos países de onde vieram os docentes dialogantes. O diálogo entre docentes da América Latina era composto por diversos tipos de dialogantes: os docentes da universidade, autores do texto; os docentes em formação na universidade, interlocutores destacados de todo o trabalho; e os docentes que se propuseram a dividir suas narrativas, completando esta polifonia.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/7670510.12957/geouerj.2023.76705Geo UERJ; n. 43 (2023): Dossiê Margens da Educação em Geografia 1981-90211415-7543reponame:Geo UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/76705/48606Copyright (c) 2023 Ricardo Luigihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLuigi, RicardoFrigério, Regina Célia2023-12-28T19:43:48Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/76705Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/oaitunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com1981-90211415-7543opendoar:2023-12-28T19:43:48Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv DIÁLOGOS DOCENTES PELA AMÉRICA LATINA: Formação de professores de Geografia entre saberes e narrativas
title DIÁLOGOS DOCENTES PELA AMÉRICA LATINA: Formação de professores de Geografia entre saberes e narrativas
spellingShingle DIÁLOGOS DOCENTES PELA AMÉRICA LATINA: Formação de professores de Geografia entre saberes e narrativas
Luigi, Ricardo
Saberes Docentes
Narrativas
Formação de Professores de Geografia
Práticas Educativas
Estágio Supervisionado
title_short DIÁLOGOS DOCENTES PELA AMÉRICA LATINA: Formação de professores de Geografia entre saberes e narrativas
title_full DIÁLOGOS DOCENTES PELA AMÉRICA LATINA: Formação de professores de Geografia entre saberes e narrativas
title_fullStr DIÁLOGOS DOCENTES PELA AMÉRICA LATINA: Formação de professores de Geografia entre saberes e narrativas
title_full_unstemmed DIÁLOGOS DOCENTES PELA AMÉRICA LATINA: Formação de professores de Geografia entre saberes e narrativas
title_sort DIÁLOGOS DOCENTES PELA AMÉRICA LATINA: Formação de professores de Geografia entre saberes e narrativas
author Luigi, Ricardo
author_facet Luigi, Ricardo
Frigério, Regina Célia
author_role author
author2 Frigério, Regina Célia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luigi, Ricardo
Frigério, Regina Célia
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes Docentes
Narrativas
Formação de Professores de Geografia
Práticas Educativas
Estágio Supervisionado
topic Saberes Docentes
Narrativas
Formação de Professores de Geografia
Práticas Educativas
Estágio Supervisionado
description O projeto “Diálogos Docentes: Educação e Geografia em Tempos de Pandemia” foi criado visando atender às determinações legais, assim como superar os entraves criados pelo momento pandêmico. Buscando contribuir com o desenvolvimento dos professores em formação (docentes em formação), integrou-se aos Estágios Supervisionados e às Práticas Educativas do curso de licenciatura em Geografia da UFF/Campos dos Goytacazes e foi se configurando como um projeto integrado, aliando ensino, extensão e pesquisa. O objetivo deste texto é apresentar a proposta desenvolvida no projeto “Diálogos Docentes”, mais especificamente em sua segunda edição, dedicada ao compartilhamento de saberes com professores de Geografia da América Latina. Nessa perspectiva, realizaram-se encontros virtuais com quatro docentes de diferentes países  (Equador, Costa Rica, Colômbia e Argentina), que relataram sobre suas experiências com as aulas online, falando sobre seus dilemas e descobertas, compartilhando também seus saberes sobre as geografias de seus países. Como transbordamento do projeto e parte da sua perspectiva interdisciplinar, pretendeu-se contribuir também para o estímulo ao intercâmbio e ao conhecimento sobre a G(g)eografia e a organização da educação nos países de onde vieram os docentes dialogantes. O diálogo entre docentes da América Latina era composto por diversos tipos de dialogantes: os docentes da universidade, autores do texto; os docentes em formação na universidade, interlocutores destacados de todo o trabalho; e os docentes que se propuseram a dividir suas narrativas, completando esta polifonia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/76705
10.12957/geouerj.2023.76705
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/76705
identifier_str_mv 10.12957/geouerj.2023.76705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/76705/48606
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Ricardo Luigi
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Ricardo Luigi
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Geo UERJ; n. 43 (2023): Dossiê Margens da Educação em Geografia
1981-9021
1415-7543
reponame:Geo UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Geo UERJ
collection Geo UERJ
repository.name.fl_str_mv Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv tunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com
_version_ 1799317531717009408