PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/158 |
Resumo: | O estudo objetivou verificar as percepções dos estudantes a respeito do uso do portfólio como ferramenta de ensino-aprendizagem. Ao final da disciplina, 34 acadêmicos responderam a um questionário no intuito de obter informações quanto à importância do portfólio na promoção da aprendizagem. Dentre os estudantes, 94% avaliaram a metodologia como “boa” e “ótima”, citando, como pontos relevantes, o incentivo à pesquisa e à reflexão. Apenas 6% consideraram o instrumento ruim e desgastante, no entanto, 50% destes afirmaram ser o incentivo à reflexão o ponto relevante da metodologia. A disponibilidade de tempo para seu desenvolvimento, planejamento para sua execução e a adequada pactuação entre docente e discentes foram considerados pontos importantes para o sucesso na sua aplicação. |
id |
IFES-1_03fa74beb2409263b1b408a5e27fb346 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/158 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃOAvaliação do aprendizadoFerramenta de ensino-aprendizagemIncentivo à pesquisaMetodologias ativasPromoção da aprendizagemO estudo objetivou verificar as percepções dos estudantes a respeito do uso do portfólio como ferramenta de ensino-aprendizagem. Ao final da disciplina, 34 acadêmicos responderam a um questionário no intuito de obter informações quanto à importância do portfólio na promoção da aprendizagem. Dentre os estudantes, 94% avaliaram a metodologia como “boa” e “ótima”, citando, como pontos relevantes, o incentivo à pesquisa e à reflexão. Apenas 6% consideraram o instrumento ruim e desgastante, no entanto, 50% destes afirmaram ser o incentivo à reflexão o ponto relevante da metodologia. A disponibilidade de tempo para seu desenvolvimento, planejamento para sua execução e a adequada pactuação entre docente e discentes foram considerados pontos importantes para o sucesso na sua aplicação.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/15810.36524/dect.v6i02.158Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 02 (2016): 2016 - 02; 46-572236-215010.36524/dect.v6i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/158/153Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPérsigo Morais Rigo, MarinêsMottin Ghisleni, MelissaScheer Ely, Luísade Freitas, Elisete MariaBratti, EvandroSehnem, EduardoScherer Adami, FernandaGarcia de Senna, Jane Aparecida2019-10-22T14:27:42Zoai::article/158Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:05.055946Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO |
title |
PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO |
spellingShingle |
PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO Pérsigo Morais Rigo, Marinês Avaliação do aprendizado Ferramenta de ensino-aprendizagem Incentivo à pesquisa Metodologias ativas Promoção da aprendizagem |
title_short |
PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO |
title_full |
PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO |
title_fullStr |
PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO |
title_full_unstemmed |
PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO |
title_sort |
PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO |
author |
Pérsigo Morais Rigo, Marinês |
author_facet |
Pérsigo Morais Rigo, Marinês Mottin Ghisleni, Melissa Scheer Ely, Luísa de Freitas, Elisete Maria Bratti, Evandro Sehnem, Eduardo Scherer Adami, Fernanda Garcia de Senna, Jane Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Mottin Ghisleni, Melissa Scheer Ely, Luísa de Freitas, Elisete Maria Bratti, Evandro Sehnem, Eduardo Scherer Adami, Fernanda Garcia de Senna, Jane Aparecida |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pérsigo Morais Rigo, Marinês Mottin Ghisleni, Melissa Scheer Ely, Luísa de Freitas, Elisete Maria Bratti, Evandro Sehnem, Eduardo Scherer Adami, Fernanda Garcia de Senna, Jane Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação do aprendizado Ferramenta de ensino-aprendizagem Incentivo à pesquisa Metodologias ativas Promoção da aprendizagem |
topic |
Avaliação do aprendizado Ferramenta de ensino-aprendizagem Incentivo à pesquisa Metodologias ativas Promoção da aprendizagem |
description |
O estudo objetivou verificar as percepções dos estudantes a respeito do uso do portfólio como ferramenta de ensino-aprendizagem. Ao final da disciplina, 34 acadêmicos responderam a um questionário no intuito de obter informações quanto à importância do portfólio na promoção da aprendizagem. Dentre os estudantes, 94% avaliaram a metodologia como “boa” e “ótima”, citando, como pontos relevantes, o incentivo à pesquisa e à reflexão. Apenas 6% consideraram o instrumento ruim e desgastante, no entanto, 50% destes afirmaram ser o incentivo à reflexão o ponto relevante da metodologia. A disponibilidade de tempo para seu desenvolvimento, planejamento para sua execução e a adequada pactuação entre docente e discentes foram considerados pontos importantes para o sucesso na sua aplicação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/158 10.36524/dect.v6i02.158 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/158 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v6i02.158 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/158/153 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 02 (2016): 2016 - 02; 46-57 2236-2150 10.36524/dect.v6i02 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948028128690176 |