PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pérsigo Morais Rigo, Marinês
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Mottin Ghisleni, Melissa, Scheer Ely, Luísa, de Freitas, Elisete Maria, Bratti, Evandro, Sehnem, Eduardo, Scherer Adami, Fernanda, Garcia de Senna, Jane Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/158
Resumo: O estudo objetivou verificar as percepções dos estudantes a respeito do uso do portfólio como ferramenta de ensino-aprendizagem. Ao final da disciplina, 34 acadêmicos responderam a um questionário no intuito de obter informações quanto à importância do portfólio na promoção da aprendizagem. Dentre os estudantes, 94% avaliaram a metodologia como “boa” e “ótima”, citando, como pontos relevantes, o incentivo à pesquisa e à reflexão. Apenas 6% consideraram o instrumento ruim e desgastante, no entanto, 50% destes afirmaram ser o incentivo à reflexão o ponto relevante da metodologia. A disponibilidade de tempo para seu desenvolvimento, planejamento para sua execução e a adequada pactuação entre docente e discentes foram considerados pontos importantes para o sucesso na sua aplicação.
id IFES-1_03fa74beb2409263b1b408a5e27fb346
oai_identifier_str oai::article/158
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃOAvaliação do aprendizadoFerramenta de ensino-aprendizagemIncentivo à pesquisaMetodologias ativasPromoção da aprendizagemO estudo objetivou verificar as percepções dos estudantes a respeito do uso do portfólio como ferramenta de ensino-aprendizagem. Ao final da disciplina, 34 acadêmicos responderam a um questionário no intuito de obter informações quanto à importância do portfólio na promoção da aprendizagem. Dentre os estudantes, 94% avaliaram a metodologia como “boa” e “ótima”, citando, como pontos relevantes, o incentivo à pesquisa e à reflexão. Apenas 6% consideraram o instrumento ruim e desgastante, no entanto, 50% destes afirmaram ser o incentivo à reflexão o ponto relevante da metodologia. A disponibilidade de tempo para seu desenvolvimento, planejamento para sua execução e a adequada pactuação entre docente e discentes foram considerados pontos importantes para o sucesso na sua aplicação.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/15810.36524/dect.v6i02.158Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 02 (2016): 2016 - 02; 46-572236-215010.36524/dect.v6i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/158/153Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPérsigo Morais Rigo, MarinêsMottin Ghisleni, MelissaScheer Ely, Luísade Freitas, Elisete MariaBratti, EvandroSehnem, EduardoScherer Adami, FernandaGarcia de Senna, Jane Aparecida2019-10-22T14:27:42Zoai::article/158Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:05.055946Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO
title PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO
spellingShingle PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO
Pérsigo Morais Rigo, Marinês
Avaliação do aprendizado
Ferramenta de ensino-aprendizagem
Incentivo à pesquisa
Metodologias ativas
Promoção da aprendizagem
title_short PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO
title_full PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO
title_fullStr PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO
title_full_unstemmed PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO
title_sort PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO
author Pérsigo Morais Rigo, Marinês
author_facet Pérsigo Morais Rigo, Marinês
Mottin Ghisleni, Melissa
Scheer Ely, Luísa
de Freitas, Elisete Maria
Bratti, Evandro
Sehnem, Eduardo
Scherer Adami, Fernanda
Garcia de Senna, Jane Aparecida
author_role author
author2 Mottin Ghisleni, Melissa
Scheer Ely, Luísa
de Freitas, Elisete Maria
Bratti, Evandro
Sehnem, Eduardo
Scherer Adami, Fernanda
Garcia de Senna, Jane Aparecida
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pérsigo Morais Rigo, Marinês
Mottin Ghisleni, Melissa
Scheer Ely, Luísa
de Freitas, Elisete Maria
Bratti, Evandro
Sehnem, Eduardo
Scherer Adami, Fernanda
Garcia de Senna, Jane Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação do aprendizado
Ferramenta de ensino-aprendizagem
Incentivo à pesquisa
Metodologias ativas
Promoção da aprendizagem
topic Avaliação do aprendizado
Ferramenta de ensino-aprendizagem
Incentivo à pesquisa
Metodologias ativas
Promoção da aprendizagem
description O estudo objetivou verificar as percepções dos estudantes a respeito do uso do portfólio como ferramenta de ensino-aprendizagem. Ao final da disciplina, 34 acadêmicos responderam a um questionário no intuito de obter informações quanto à importância do portfólio na promoção da aprendizagem. Dentre os estudantes, 94% avaliaram a metodologia como “boa” e “ótima”, citando, como pontos relevantes, o incentivo à pesquisa e à reflexão. Apenas 6% consideraram o instrumento ruim e desgastante, no entanto, 50% destes afirmaram ser o incentivo à reflexão o ponto relevante da metodologia. A disponibilidade de tempo para seu desenvolvimento, planejamento para sua execução e a adequada pactuação entre docente e discentes foram considerados pontos importantes para o sucesso na sua aplicação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/158
10.36524/dect.v6i02.158
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/158
identifier_str_mv 10.36524/dect.v6i02.158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/158/153
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 02 (2016): 2016 - 02; 46-57
2236-2150
10.36524/dect.v6i02
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948028128690176