O PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM POR MONITORIA NA ENFERMAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LARA, Adriene Cristiane
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: VITORINO, Michele, MINCOFF, Raquel Cristina Luis
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3019
Resumo: O ensino-aprendizagem com abordagem educativa eficaz envolve diretamente os aprendizes no processo educativo e, a monitoria contribui positivamente nesse processo. O objetivo do estudo foi propiciar a formação ampla e aprofundada ao acadêmico no desenvolvimento de habilidades práticas, por meio da demonstração de habilidades práticas de monitoria, no intuito de auto-aprendizagem e ensino-aprendizagem. Trata-se de um estudo descritivo, transversal com abordagem quantitativa. Contou com a participação de dois acadêmicos monitores foram selecionados por meio de processo seletivo, um da segunda série e outro da terceira serie. Os participantes do estudo (N=16) foram acadêmicos de primeira a quarta séries matriculados no curso de enfermagem do Centro Universitário Cesumar –UniCesumar, localizado no município de Maringá-PR. A coleta de dados se deu por meio de instrumento estruturado. Os dados foram analisados descritivamente e apresentados na forma de gráfico. Do total de 30 acadêmicos convidados, 53% (16) aderiram ao estudo. Houve predominância do sexo feminino (81%). Referente à metodologia proposta, o método Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) foi aplicado a cinco estudantes do primeiro ano (31%), já a intervenção multifacetada teve maior adesão 69% (11 alunos), em ambas com aproveitamento de 100%. No estudo ficou claro que as metodologias ativas propiciaram o desenvolvimento de habilidades práticas de forma aprofundada entre os acadêmicos participantes. Portanto, esta pesquisa pode contribuir com a proposta de estímulo ao desenvolvimento de um acadêmico ativo no processo de ensino e, não apenas de receptor passivo. Competências que podem ser desenvolvidas com as atividades de monitoria na academia.
id UNICESU -1_1158f61cf9f0011786ca8b7699cca93f
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3019
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling O PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM POR MONITORIA NA ENFERMAGEMAprendizagemEnsinoMetodologias ativasO ensino-aprendizagem com abordagem educativa eficaz envolve diretamente os aprendizes no processo educativo e, a monitoria contribui positivamente nesse processo. O objetivo do estudo foi propiciar a formação ampla e aprofundada ao acadêmico no desenvolvimento de habilidades práticas, por meio da demonstração de habilidades práticas de monitoria, no intuito de auto-aprendizagem e ensino-aprendizagem. Trata-se de um estudo descritivo, transversal com abordagem quantitativa. Contou com a participação de dois acadêmicos monitores foram selecionados por meio de processo seletivo, um da segunda série e outro da terceira serie. Os participantes do estudo (N=16) foram acadêmicos de primeira a quarta séries matriculados no curso de enfermagem do Centro Universitário Cesumar –UniCesumar, localizado no município de Maringá-PR. A coleta de dados se deu por meio de instrumento estruturado. Os dados foram analisados descritivamente e apresentados na forma de gráfico. Do total de 30 acadêmicos convidados, 53% (16) aderiram ao estudo. Houve predominância do sexo feminino (81%). Referente à metodologia proposta, o método Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) foi aplicado a cinco estudantes do primeiro ano (31%), já a intervenção multifacetada teve maior adesão 69% (11 alunos), em ambas com aproveitamento de 100%. No estudo ficou claro que as metodologias ativas propiciaram o desenvolvimento de habilidades práticas de forma aprofundada entre os acadêmicos participantes. Portanto, esta pesquisa pode contribuir com a proposta de estímulo ao desenvolvimento de um acadêmico ativo no processo de ensino e, não apenas de receptor passivo. Competências que podem ser desenvolvidas com as atividades de monitoria na academia.UniCesumar2019-11-25T14:43:22Z2019-11-25T14:43:22Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3019otherLARA, Adriene CristianeVITORINO, MicheleMINCOFF, Raquel Cristina Luisreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:02:39Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:02:48.554Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv O PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM POR MONITORIA NA ENFERMAGEM
title O PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM POR MONITORIA NA ENFERMAGEM
spellingShingle O PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM POR MONITORIA NA ENFERMAGEM
LARA, Adriene Cristiane
Aprendizagem
Ensino
Metodologias ativas
title_short O PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM POR MONITORIA NA ENFERMAGEM
title_full O PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM POR MONITORIA NA ENFERMAGEM
title_fullStr O PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM POR MONITORIA NA ENFERMAGEM
title_full_unstemmed O PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM POR MONITORIA NA ENFERMAGEM
title_sort O PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM POR MONITORIA NA ENFERMAGEM
author LARA, Adriene Cristiane
author_facet LARA, Adriene Cristiane
VITORINO, Michele
MINCOFF, Raquel Cristina Luis
author_role author
author2 VITORINO, Michele
MINCOFF, Raquel Cristina Luis
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv LARA, Adriene Cristiane
VITORINO, Michele
MINCOFF, Raquel Cristina Luis
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Ensino
Metodologias ativas
topic Aprendizagem
Ensino
Metodologias ativas
dc.description.none.fl_txt_mv O ensino-aprendizagem com abordagem educativa eficaz envolve diretamente os aprendizes no processo educativo e, a monitoria contribui positivamente nesse processo. O objetivo do estudo foi propiciar a formação ampla e aprofundada ao acadêmico no desenvolvimento de habilidades práticas, por meio da demonstração de habilidades práticas de monitoria, no intuito de auto-aprendizagem e ensino-aprendizagem. Trata-se de um estudo descritivo, transversal com abordagem quantitativa. Contou com a participação de dois acadêmicos monitores foram selecionados por meio de processo seletivo, um da segunda série e outro da terceira serie. Os participantes do estudo (N=16) foram acadêmicos de primeira a quarta séries matriculados no curso de enfermagem do Centro Universitário Cesumar –UniCesumar, localizado no município de Maringá-PR. A coleta de dados se deu por meio de instrumento estruturado. Os dados foram analisados descritivamente e apresentados na forma de gráfico. Do total de 30 acadêmicos convidados, 53% (16) aderiram ao estudo. Houve predominância do sexo feminino (81%). Referente à metodologia proposta, o método Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) foi aplicado a cinco estudantes do primeiro ano (31%), já a intervenção multifacetada teve maior adesão 69% (11 alunos), em ambas com aproveitamento de 100%. No estudo ficou claro que as metodologias ativas propiciaram o desenvolvimento de habilidades práticas de forma aprofundada entre os acadêmicos participantes. Portanto, esta pesquisa pode contribuir com a proposta de estímulo ao desenvolvimento de um acadêmico ativo no processo de ensino e, não apenas de receptor passivo. Competências que podem ser desenvolvidas com as atividades de monitoria na academia.
description O ensino-aprendizagem com abordagem educativa eficaz envolve diretamente os aprendizes no processo educativo e, a monitoria contribui positivamente nesse processo. O objetivo do estudo foi propiciar a formação ampla e aprofundada ao acadêmico no desenvolvimento de habilidades práticas, por meio da demonstração de habilidades práticas de monitoria, no intuito de auto-aprendizagem e ensino-aprendizagem. Trata-se de um estudo descritivo, transversal com abordagem quantitativa. Contou com a participação de dois acadêmicos monitores foram selecionados por meio de processo seletivo, um da segunda série e outro da terceira serie. Os participantes do estudo (N=16) foram acadêmicos de primeira a quarta séries matriculados no curso de enfermagem do Centro Universitário Cesumar –UniCesumar, localizado no município de Maringá-PR. A coleta de dados se deu por meio de instrumento estruturado. Os dados foram analisados descritivamente e apresentados na forma de gráfico. Do total de 30 acadêmicos convidados, 53% (16) aderiram ao estudo. Houve predominância do sexo feminino (81%). Referente à metodologia proposta, o método Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) foi aplicado a cinco estudantes do primeiro ano (31%), já a intervenção multifacetada teve maior adesão 69% (11 alunos), em ambas com aproveitamento de 100%. No estudo ficou claro que as metodologias ativas propiciaram o desenvolvimento de habilidades práticas de forma aprofundada entre os acadêmicos participantes. Portanto, esta pesquisa pode contribuir com a proposta de estímulo ao desenvolvimento de um acadêmico ativo no processo de ensino e, não apenas de receptor passivo. Competências que podem ser desenvolvidas com as atividades de monitoria na academia.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-25T14:43:22Z
2019-11-25T14:43:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3019
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3019
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948620978257920