O PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM POR MONITORIA NA ENFERMAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3019 |
Resumo: | O ensino-aprendizagem com abordagem educativa eficaz envolve diretamente os aprendizes no processo educativo e, a monitoria contribui positivamente nesse processo. O objetivo do estudo foi propiciar a formação ampla e aprofundada ao acadêmico no desenvolvimento de habilidades práticas, por meio da demonstração de habilidades práticas de monitoria, no intuito de auto-aprendizagem e ensino-aprendizagem. Trata-se de um estudo descritivo, transversal com abordagem quantitativa. Contou com a participação de dois acadêmicos monitores foram selecionados por meio de processo seletivo, um da segunda série e outro da terceira serie. Os participantes do estudo (N=16) foram acadêmicos de primeira a quarta séries matriculados no curso de enfermagem do Centro Universitário Cesumar –UniCesumar, localizado no município de Maringá-PR. A coleta de dados se deu por meio de instrumento estruturado. Os dados foram analisados descritivamente e apresentados na forma de gráfico. Do total de 30 acadêmicos convidados, 53% (16) aderiram ao estudo. Houve predominância do sexo feminino (81%). Referente à metodologia proposta, o método Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) foi aplicado a cinco estudantes do primeiro ano (31%), já a intervenção multifacetada teve maior adesão 69% (11 alunos), em ambas com aproveitamento de 100%. No estudo ficou claro que as metodologias ativas propiciaram o desenvolvimento de habilidades práticas de forma aprofundada entre os acadêmicos participantes. Portanto, esta pesquisa pode contribuir com a proposta de estímulo ao desenvolvimento de um acadêmico ativo no processo de ensino e, não apenas de receptor passivo. Competências que podem ser desenvolvidas com as atividades de monitoria na academia. |
id |
UNICESU -1_1158f61cf9f0011786ca8b7699cca93f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3019 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
O PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM POR MONITORIA NA ENFERMAGEMAprendizagemEnsinoMetodologias ativasO ensino-aprendizagem com abordagem educativa eficaz envolve diretamente os aprendizes no processo educativo e, a monitoria contribui positivamente nesse processo. O objetivo do estudo foi propiciar a formação ampla e aprofundada ao acadêmico no desenvolvimento de habilidades práticas, por meio da demonstração de habilidades práticas de monitoria, no intuito de auto-aprendizagem e ensino-aprendizagem. Trata-se de um estudo descritivo, transversal com abordagem quantitativa. Contou com a participação de dois acadêmicos monitores foram selecionados por meio de processo seletivo, um da segunda série e outro da terceira serie. Os participantes do estudo (N=16) foram acadêmicos de primeira a quarta séries matriculados no curso de enfermagem do Centro Universitário Cesumar –UniCesumar, localizado no município de Maringá-PR. A coleta de dados se deu por meio de instrumento estruturado. Os dados foram analisados descritivamente e apresentados na forma de gráfico. Do total de 30 acadêmicos convidados, 53% (16) aderiram ao estudo. Houve predominância do sexo feminino (81%). Referente à metodologia proposta, o método Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) foi aplicado a cinco estudantes do primeiro ano (31%), já a intervenção multifacetada teve maior adesão 69% (11 alunos), em ambas com aproveitamento de 100%. No estudo ficou claro que as metodologias ativas propiciaram o desenvolvimento de habilidades práticas de forma aprofundada entre os acadêmicos participantes. Portanto, esta pesquisa pode contribuir com a proposta de estímulo ao desenvolvimento de um acadêmico ativo no processo de ensino e, não apenas de receptor passivo. Competências que podem ser desenvolvidas com as atividades de monitoria na academia.UniCesumar2019-11-25T14:43:22Z2019-11-25T14:43:22Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3019otherLARA, Adriene CristianeVITORINO, MicheleMINCOFF, Raquel Cristina Luisreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:02:39Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:02:48.554Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM POR MONITORIA NA ENFERMAGEM |
title |
O PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM POR MONITORIA NA ENFERMAGEM |
spellingShingle |
O PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM POR MONITORIA NA ENFERMAGEM LARA, Adriene Cristiane Aprendizagem Ensino Metodologias ativas |
title_short |
O PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM POR MONITORIA NA ENFERMAGEM |
title_full |
O PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM POR MONITORIA NA ENFERMAGEM |
title_fullStr |
O PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM POR MONITORIA NA ENFERMAGEM |
title_full_unstemmed |
O PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM POR MONITORIA NA ENFERMAGEM |
title_sort |
O PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM POR MONITORIA NA ENFERMAGEM |
author |
LARA, Adriene Cristiane |
author_facet |
LARA, Adriene Cristiane VITORINO, Michele MINCOFF, Raquel Cristina Luis |
author_role |
author |
author2 |
VITORINO, Michele MINCOFF, Raquel Cristina Luis |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LARA, Adriene Cristiane VITORINO, Michele MINCOFF, Raquel Cristina Luis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Ensino Metodologias ativas |
topic |
Aprendizagem Ensino Metodologias ativas |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O ensino-aprendizagem com abordagem educativa eficaz envolve diretamente os aprendizes no processo educativo e, a monitoria contribui positivamente nesse processo. O objetivo do estudo foi propiciar a formação ampla e aprofundada ao acadêmico no desenvolvimento de habilidades práticas, por meio da demonstração de habilidades práticas de monitoria, no intuito de auto-aprendizagem e ensino-aprendizagem. Trata-se de um estudo descritivo, transversal com abordagem quantitativa. Contou com a participação de dois acadêmicos monitores foram selecionados por meio de processo seletivo, um da segunda série e outro da terceira serie. Os participantes do estudo (N=16) foram acadêmicos de primeira a quarta séries matriculados no curso de enfermagem do Centro Universitário Cesumar –UniCesumar, localizado no município de Maringá-PR. A coleta de dados se deu por meio de instrumento estruturado. Os dados foram analisados descritivamente e apresentados na forma de gráfico. Do total de 30 acadêmicos convidados, 53% (16) aderiram ao estudo. Houve predominância do sexo feminino (81%). Referente à metodologia proposta, o método Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) foi aplicado a cinco estudantes do primeiro ano (31%), já a intervenção multifacetada teve maior adesão 69% (11 alunos), em ambas com aproveitamento de 100%. No estudo ficou claro que as metodologias ativas propiciaram o desenvolvimento de habilidades práticas de forma aprofundada entre os acadêmicos participantes. Portanto, esta pesquisa pode contribuir com a proposta de estímulo ao desenvolvimento de um acadêmico ativo no processo de ensino e, não apenas de receptor passivo. Competências que podem ser desenvolvidas com as atividades de monitoria na academia. |
description |
O ensino-aprendizagem com abordagem educativa eficaz envolve diretamente os aprendizes no processo educativo e, a monitoria contribui positivamente nesse processo. O objetivo do estudo foi propiciar a formação ampla e aprofundada ao acadêmico no desenvolvimento de habilidades práticas, por meio da demonstração de habilidades práticas de monitoria, no intuito de auto-aprendizagem e ensino-aprendizagem. Trata-se de um estudo descritivo, transversal com abordagem quantitativa. Contou com a participação de dois acadêmicos monitores foram selecionados por meio de processo seletivo, um da segunda série e outro da terceira serie. Os participantes do estudo (N=16) foram acadêmicos de primeira a quarta séries matriculados no curso de enfermagem do Centro Universitário Cesumar –UniCesumar, localizado no município de Maringá-PR. A coleta de dados se deu por meio de instrumento estruturado. Os dados foram analisados descritivamente e apresentados na forma de gráfico. Do total de 30 acadêmicos convidados, 53% (16) aderiram ao estudo. Houve predominância do sexo feminino (81%). Referente à metodologia proposta, o método Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) foi aplicado a cinco estudantes do primeiro ano (31%), já a intervenção multifacetada teve maior adesão 69% (11 alunos), em ambas com aproveitamento de 100%. No estudo ficou claro que as metodologias ativas propiciaram o desenvolvimento de habilidades práticas de forma aprofundada entre os acadêmicos participantes. Portanto, esta pesquisa pode contribuir com a proposta de estímulo ao desenvolvimento de um acadêmico ativo no processo de ensino e, não apenas de receptor passivo. Competências que podem ser desenvolvidas com as atividades de monitoria na academia. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-04 2019-11-25T14:43:22Z 2019-11-25T14:43:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-996-7 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3019 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-996-7 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948620978257920 |