A CONTRIBUIÇÃO DAS NARRATIVAS DOS EGRESSOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA : MEMÓRIAS E NOVOS DESAFIOS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista Vieira, William
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Faustino Teles, Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1324
Resumo: The present work aimed to contribute to the record of the memory of professional education through the analysis of the record of the narratives of egresses of Integrated High School at the Federal Institute of Brasilia. Through a qualitative approach, narrative interviews and bibliographic research were carried out, which enabled the construction of the educational product, defined as a memory notebook. With this, we tried to answer what the narratives of EPT/EMI graduates contribute to the understanding of the advances and challenges of the integration of high school and professional education. The study allowed us to reflect on the importance of memory and its contribution to reflections on thinking, doing and evaluating vocational education.
id IFES-1_08232e8fd5215b61c8b628ed9ba103fa
oai_identifier_str oai::article/1324
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling A CONTRIBUIÇÃO DAS NARRATIVAS DOS EGRESSOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA : MEMÓRIAS E NOVOS DESAFIOS.Educação Profissional. Ensino Médio Integrado. Narrativas. Memórias.The present work aimed to contribute to the record of the memory of professional education through the analysis of the record of the narratives of egresses of Integrated High School at the Federal Institute of Brasilia. Through a qualitative approach, narrative interviews and bibliographic research were carried out, which enabled the construction of the educational product, defined as a memory notebook. With this, we tried to answer what the narratives of EPT/EMI graduates contribute to the understanding of the advances and challenges of the integration of high school and professional education. The study allowed us to reflect on the importance of memory and its contribution to reflections on thinking, doing and evaluating vocational education.O presente trabalho objetivou contribuir para o registro da memória da educação profissional por meio da análise do registro das narrativas de egressos do Ensino Médio Integrado no Instituto Federal de Brasília. Por meio de abordagem de caráter qualitativo, foram realizadas entrevista narrativa e pesquisa bibliográfica, o que possibilitou a construção do produto educacional, definido como caderno de memória. Com isto, intentou-se responder qual a contribuição das narrativas dos egressos da EPT/EMI para o entendimento dos avanços e desafios da integração do ensino médio à educação profissional. O estudo possibilitou refletir acerca da importância da memória e da sua contribuição para as reflexões sobre pensar, fazer e avaliar a educação profissional.  EDIFES2023-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1324Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 7 n. 1 (2023): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 34-532594-482710.36524/profept.v7i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1324/1036https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBatista Vieira, WilliamFaustino Teles, Ricardo 2023-08-08T19:57:20Zoai::article/1324Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:21.371846Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A CONTRIBUIÇÃO DAS NARRATIVAS DOS EGRESSOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA : MEMÓRIAS E NOVOS DESAFIOS.
title A CONTRIBUIÇÃO DAS NARRATIVAS DOS EGRESSOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA : MEMÓRIAS E NOVOS DESAFIOS.
spellingShingle A CONTRIBUIÇÃO DAS NARRATIVAS DOS EGRESSOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA : MEMÓRIAS E NOVOS DESAFIOS.
Batista Vieira, William
Educação Profissional. Ensino Médio Integrado. Narrativas. Memórias.
title_short A CONTRIBUIÇÃO DAS NARRATIVAS DOS EGRESSOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA : MEMÓRIAS E NOVOS DESAFIOS.
title_full A CONTRIBUIÇÃO DAS NARRATIVAS DOS EGRESSOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA : MEMÓRIAS E NOVOS DESAFIOS.
title_fullStr A CONTRIBUIÇÃO DAS NARRATIVAS DOS EGRESSOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA : MEMÓRIAS E NOVOS DESAFIOS.
title_full_unstemmed A CONTRIBUIÇÃO DAS NARRATIVAS DOS EGRESSOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA : MEMÓRIAS E NOVOS DESAFIOS.
title_sort A CONTRIBUIÇÃO DAS NARRATIVAS DOS EGRESSOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA : MEMÓRIAS E NOVOS DESAFIOS.
author Batista Vieira, William
author_facet Batista Vieira, William
Faustino Teles, Ricardo
author_role author
author2 Faustino Teles, Ricardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista Vieira, William
Faustino Teles, Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Profissional. Ensino Médio Integrado. Narrativas. Memórias.
topic Educação Profissional. Ensino Médio Integrado. Narrativas. Memórias.
description The present work aimed to contribute to the record of the memory of professional education through the analysis of the record of the narratives of egresses of Integrated High School at the Federal Institute of Brasilia. Through a qualitative approach, narrative interviews and bibliographic research were carried out, which enabled the construction of the educational product, defined as a memory notebook. With this, we tried to answer what the narratives of EPT/EMI graduates contribute to the understanding of the advances and challenges of the integration of high school and professional education. The study allowed us to reflect on the importance of memory and its contribution to reflections on thinking, doing and evaluating vocational education.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1324
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1324
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1324/1036
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 7 n. 1 (2023): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 34-53
2594-4827
10.36524/profept.v7i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948029795926016