Licenciaturas nos institutos federais e a formação do professor do ensino médio integrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Bruna Mendes
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Oliveira, Maria Rita Neto Sales
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional Memoria (IFRN)
Texto Completo: http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1255
Resumo: Este texto apresenta resultados parciais de estudo sobre os cursos de licenciatura em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O estudo tem por objetivo compreender se esses cursos contemplam a docência no ensino médio integrado, ou seja, na educação profissional integrada ao ensino médio. Inicialmente, constata-se que os Institutos Federais continuam privilegiando as licenciaturas para as disciplinas científicas, apesar de serem instituições prioritariamente de educação profissional. Confirma-se, também, a continuidade da não exigência de requisitos legais de formação docente para atuação nas disciplinas técnicas da educação profissional de nível médio, mesmo considerando que essa modalidade de ensino situa-se no âmbito da educação básica. Quanto aos projetos político-pedagógicos dos cursos, análise preliminar, ainda que de pequena parte desses, sinaliza que, a despeito da oferta de ensino integrado nos Institutos e do fato de alguns dos projetos mencionarem a intenção de formar professores para atuarem no integrado, os currículos analisados não contemplariam essa formação.
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