O LÚDICO E OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: REVISÃO DO CONTEÚDO DE POTENCIAÇÃO POR MEIO DE OFICINAS DE JOGOS PEDAGÓGICOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/34 |
Resumo: | Este trabalho relata uma experiência realizada durante as aulas de revisão que antecederam a avaliação trimestral de matemática dos alunos do 7º ano do ensino fundamental do Colégio Nacional, localizado em Vitória – ES. O objetivo desta experiência foi realizar a revisão do conteúdo de potenciação por meio de oficinas de jogos. Estas oficinas foram realizadas durante duas aulas de 50 minutos, com atividades aplicadas de forma individual e em grupo. Foram utilizados os seguintes jogos: bingo da potenciação, baralho das potenciações e expressões numéricas e o jogo da memória. Os jogos foram confeccionados com materiais reutilizáveis, papelão e folhas de rascunho. O resultado da avaliação foi analisado e utilizado como base para avaliação das oficinas realizadas. A realização destas oficinas mostrou as diferentes possibilidades de inserção de jogos como recursos pedagógicos para o ensino e aprendizagem de matemática, especificamente, nas aulas de revisão de conteúdos. |
id |
IFES-1_094a40f4806b82365c2188c4bca81ca5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/34 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
O LÚDICO E OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: REVISÃO DO CONTEÚDO DE POTENCIAÇÃO POR MEIO DE OFICINAS DE JOGOS PEDAGÓGICOSPotenciaçãoJogos pedagógicosProcesso de ensino-aprendizagemEste trabalho relata uma experiência realizada durante as aulas de revisão que antecederam a avaliação trimestral de matemática dos alunos do 7º ano do ensino fundamental do Colégio Nacional, localizado em Vitória – ES. O objetivo desta experiência foi realizar a revisão do conteúdo de potenciação por meio de oficinas de jogos. Estas oficinas foram realizadas durante duas aulas de 50 minutos, com atividades aplicadas de forma individual e em grupo. Foram utilizados os seguintes jogos: bingo da potenciação, baralho das potenciações e expressões numéricas e o jogo da memória. Os jogos foram confeccionados com materiais reutilizáveis, papelão e folhas de rascunho. O resultado da avaliação foi analisado e utilizado como base para avaliação das oficinas realizadas. A realização destas oficinas mostrou as diferentes possibilidades de inserção de jogos como recursos pedagógicos para o ensino e aprendizagem de matemática, especificamente, nas aulas de revisão de conteúdos.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/3410.36524/dect.v2i02.34Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 2 n. 02 (2012): 2012 - 02; 30-382236-215010.36524/dect.v2i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/34/28Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBelo de Jesus, Thamires2019-10-17T21:39:11Zoai::article/34Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:58.717731Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O LÚDICO E OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: REVISÃO DO CONTEÚDO DE POTENCIAÇÃO POR MEIO DE OFICINAS DE JOGOS PEDAGÓGICOS |
title |
O LÚDICO E OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: REVISÃO DO CONTEÚDO DE POTENCIAÇÃO POR MEIO DE OFICINAS DE JOGOS PEDAGÓGICOS |
spellingShingle |
O LÚDICO E OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: REVISÃO DO CONTEÚDO DE POTENCIAÇÃO POR MEIO DE OFICINAS DE JOGOS PEDAGÓGICOS Belo de Jesus, Thamires Potenciação Jogos pedagógicos Processo de ensino-aprendizagem |
title_short |
O LÚDICO E OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: REVISÃO DO CONTEÚDO DE POTENCIAÇÃO POR MEIO DE OFICINAS DE JOGOS PEDAGÓGICOS |
title_full |
O LÚDICO E OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: REVISÃO DO CONTEÚDO DE POTENCIAÇÃO POR MEIO DE OFICINAS DE JOGOS PEDAGÓGICOS |
title_fullStr |
O LÚDICO E OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: REVISÃO DO CONTEÚDO DE POTENCIAÇÃO POR MEIO DE OFICINAS DE JOGOS PEDAGÓGICOS |
title_full_unstemmed |
O LÚDICO E OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: REVISÃO DO CONTEÚDO DE POTENCIAÇÃO POR MEIO DE OFICINAS DE JOGOS PEDAGÓGICOS |
title_sort |
O LÚDICO E OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: REVISÃO DO CONTEÚDO DE POTENCIAÇÃO POR MEIO DE OFICINAS DE JOGOS PEDAGÓGICOS |
author |
Belo de Jesus, Thamires |
author_facet |
Belo de Jesus, Thamires |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Belo de Jesus, Thamires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Potenciação Jogos pedagógicos Processo de ensino-aprendizagem |
topic |
Potenciação Jogos pedagógicos Processo de ensino-aprendizagem |
description |
Este trabalho relata uma experiência realizada durante as aulas de revisão que antecederam a avaliação trimestral de matemática dos alunos do 7º ano do ensino fundamental do Colégio Nacional, localizado em Vitória – ES. O objetivo desta experiência foi realizar a revisão do conteúdo de potenciação por meio de oficinas de jogos. Estas oficinas foram realizadas durante duas aulas de 50 minutos, com atividades aplicadas de forma individual e em grupo. Foram utilizados os seguintes jogos: bingo da potenciação, baralho das potenciações e expressões numéricas e o jogo da memória. Os jogos foram confeccionados com materiais reutilizáveis, papelão e folhas de rascunho. O resultado da avaliação foi analisado e utilizado como base para avaliação das oficinas realizadas. A realização destas oficinas mostrou as diferentes possibilidades de inserção de jogos como recursos pedagógicos para o ensino e aprendizagem de matemática, especificamente, nas aulas de revisão de conteúdos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/34 10.36524/dect.v2i02.34 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/34 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v2i02.34 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/34/28 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 2 n. 02 (2012): 2012 - 02; 30-38 2236-2150 10.36524/dect.v2i02 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948027463892992 |