O LÚDICO E OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: REVISÃO DO CONTEÚDO DE POTENCIAÇÃO POR MEIO DE OFICINAS DE JOGOS PEDAGÓGICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belo de Jesus, Thamires
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/34
Resumo: Este trabalho relata uma experiência realizada durante as aulas de revisão que antecederam a avaliação trimestral de matemática dos alunos do 7º ano do ensino fundamental do Colégio Nacional, localizado em Vitória – ES. O objetivo desta experiência foi realizar a revisão do conteúdo de potenciação por meio de oficinas de jogos. Estas oficinas foram realizadas durante duas aulas de 50 minutos, com atividades aplicadas de forma individual e em grupo.  Foram utilizados os seguintes jogos: bingo da potenciação, baralho das potenciações e expressões numéricas e o jogo da memória. Os jogos foram confeccionados com materiais reutilizáveis, papelão e folhas de rascunho. O resultado da avaliação foi analisado e utilizado como base para avaliação das oficinas realizadas. A realização destas oficinas mostrou as diferentes possibilidades de inserção de jogos como recursos pedagógicos para o ensino e aprendizagem de matemática, especificamente, nas aulas de revisão de conteúdos.
id IFES-1_094a40f4806b82365c2188c4bca81ca5
oai_identifier_str oai::article/34
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling O LÚDICO E OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: REVISÃO DO CONTEÚDO DE POTENCIAÇÃO POR MEIO DE OFICINAS DE JOGOS PEDAGÓGICOSPotenciaçãoJogos pedagógicosProcesso de ensino-aprendizagemEste trabalho relata uma experiência realizada durante as aulas de revisão que antecederam a avaliação trimestral de matemática dos alunos do 7º ano do ensino fundamental do Colégio Nacional, localizado em Vitória – ES. O objetivo desta experiência foi realizar a revisão do conteúdo de potenciação por meio de oficinas de jogos. Estas oficinas foram realizadas durante duas aulas de 50 minutos, com atividades aplicadas de forma individual e em grupo.  Foram utilizados os seguintes jogos: bingo da potenciação, baralho das potenciações e expressões numéricas e o jogo da memória. Os jogos foram confeccionados com materiais reutilizáveis, papelão e folhas de rascunho. O resultado da avaliação foi analisado e utilizado como base para avaliação das oficinas realizadas. A realização destas oficinas mostrou as diferentes possibilidades de inserção de jogos como recursos pedagógicos para o ensino e aprendizagem de matemática, especificamente, nas aulas de revisão de conteúdos.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/3410.36524/dect.v2i02.34Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 2 n. 02 (2012): 2012 - 02; 30-382236-215010.36524/dect.v2i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/34/28Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBelo de Jesus, Thamires2019-10-17T21:39:11Zoai::article/34Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:58.717731Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv O LÚDICO E OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: REVISÃO DO CONTEÚDO DE POTENCIAÇÃO POR MEIO DE OFICINAS DE JOGOS PEDAGÓGICOS
title O LÚDICO E OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: REVISÃO DO CONTEÚDO DE POTENCIAÇÃO POR MEIO DE OFICINAS DE JOGOS PEDAGÓGICOS
spellingShingle O LÚDICO E OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: REVISÃO DO CONTEÚDO DE POTENCIAÇÃO POR MEIO DE OFICINAS DE JOGOS PEDAGÓGICOS
Belo de Jesus, Thamires
Potenciação
Jogos pedagógicos
Processo de ensino-aprendizagem
title_short O LÚDICO E OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: REVISÃO DO CONTEÚDO DE POTENCIAÇÃO POR MEIO DE OFICINAS DE JOGOS PEDAGÓGICOS
title_full O LÚDICO E OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: REVISÃO DO CONTEÚDO DE POTENCIAÇÃO POR MEIO DE OFICINAS DE JOGOS PEDAGÓGICOS
title_fullStr O LÚDICO E OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: REVISÃO DO CONTEÚDO DE POTENCIAÇÃO POR MEIO DE OFICINAS DE JOGOS PEDAGÓGICOS
title_full_unstemmed O LÚDICO E OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: REVISÃO DO CONTEÚDO DE POTENCIAÇÃO POR MEIO DE OFICINAS DE JOGOS PEDAGÓGICOS
title_sort O LÚDICO E OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: REVISÃO DO CONTEÚDO DE POTENCIAÇÃO POR MEIO DE OFICINAS DE JOGOS PEDAGÓGICOS
author Belo de Jesus, Thamires
author_facet Belo de Jesus, Thamires
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Belo de Jesus, Thamires
dc.subject.por.fl_str_mv Potenciação
Jogos pedagógicos
Processo de ensino-aprendizagem
topic Potenciação
Jogos pedagógicos
Processo de ensino-aprendizagem
description Este trabalho relata uma experiência realizada durante as aulas de revisão que antecederam a avaliação trimestral de matemática dos alunos do 7º ano do ensino fundamental do Colégio Nacional, localizado em Vitória – ES. O objetivo desta experiência foi realizar a revisão do conteúdo de potenciação por meio de oficinas de jogos. Estas oficinas foram realizadas durante duas aulas de 50 minutos, com atividades aplicadas de forma individual e em grupo.  Foram utilizados os seguintes jogos: bingo da potenciação, baralho das potenciações e expressões numéricas e o jogo da memória. Os jogos foram confeccionados com materiais reutilizáveis, papelão e folhas de rascunho. O resultado da avaliação foi analisado e utilizado como base para avaliação das oficinas realizadas. A realização destas oficinas mostrou as diferentes possibilidades de inserção de jogos como recursos pedagógicos para o ensino e aprendizagem de matemática, especificamente, nas aulas de revisão de conteúdos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/34
10.36524/dect.v2i02.34
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/34
identifier_str_mv 10.36524/dect.v2i02.34
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/34/28
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 2 n. 02 (2012): 2012 - 02; 30-38
2236-2150
10.36524/dect.v2i02
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948027463892992