Uma sequência didática para compreender a potenciação e a radiciação de números complexos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Puhl, Cassiano Scott
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lima, Isolda Gianni de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remat (Bento Gonçalves)
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1283
Resumo: Neste artigo, apresenta-se uma proposta didática para compreender as operações de potenciação e radiciação de números complexos. A proposta consta de uma atividade para esse estudo no Ensino Médio, em que, por meio de aplicativos digitais, os estudantes podem refletir, estabelecer conjecturas, testar hipóteses e, por fim, desenvolver um algoritmo para resolver tais operações. O objetivo principal da estratégia é promover a resolução dessas operações sem utilizar fórmulas, e sim, aproveitar conhecimentos prévios e compreender e aplicar, de forma intuitiva, outro modo de resolver tais operações. A teoria de Ausubel, da aprendizagem significativa, fundamentou a criação da sequência didática e dos aplicativos que são propostos e que estão disponíveis em um ambiente virtual de aprendizagem (OA), onde o estudante interage e desenvolve aprendizagens. Esta proposta, ao ser aplicada em uma escola, propiciou um ambiente reflexivo e de trocas de conhecimentos, principalmente em interações no OA. Os resultados da experiência superaram as expectativas iniciais, conforme comprovam observações e relatos de estudantes, demonstrando o alcance dos objetivos que foram propostos.
id IFRS-2_ae0138ec4652c55cd3ec0c4af78576b0
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1283
network_acronym_str IFRS-2
network_name_str Remat (Bento Gonçalves)
repository_id_str
spelling Uma sequência didática para compreender a potenciação e a radiciação de números complexosNúmeros ComplexosPotenciação e RadiciaçãoSequência DidáticaAprendizagem Ativa e SignificativaNeste artigo, apresenta-se uma proposta didática para compreender as operações de potenciação e radiciação de números complexos. A proposta consta de uma atividade para esse estudo no Ensino Médio, em que, por meio de aplicativos digitais, os estudantes podem refletir, estabelecer conjecturas, testar hipóteses e, por fim, desenvolver um algoritmo para resolver tais operações. O objetivo principal da estratégia é promover a resolução dessas operações sem utilizar fórmulas, e sim, aproveitar conhecimentos prévios e compreender e aplicar, de forma intuitiva, outro modo de resolver tais operações. A teoria de Ausubel, da aprendizagem significativa, fundamentou a criação da sequência didática e dos aplicativos que são propostos e que estão disponíveis em um ambiente virtual de aprendizagem (OA), onde o estudante interage e desenvolve aprendizagens. Esta proposta, ao ser aplicada em uma escola, propiciou um ambiente reflexivo e de trocas de conhecimentos, principalmente em interações no OA. Os resultados da experiência superaram as expectativas iniciais, conforme comprovam observações e relatos de estudantes, demonstrando o alcance dos objetivos que foram propostos.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2016-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos; Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/128310.35819/remat2016v2i1id1283REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 No. 1 (2016); 72-86REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 Núm. 1 (2016); 72-86REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 2 n. 1 (2016); 72-862447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1283/1104Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPuhl, Cassiano ScottLima, Isolda Gianni de2022-12-28T15:53:21Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1283Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2022-12-28T15:53:21Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma sequência didática para compreender a potenciação e a radiciação de números complexos
title Uma sequência didática para compreender a potenciação e a radiciação de números complexos
spellingShingle Uma sequência didática para compreender a potenciação e a radiciação de números complexos
Puhl, Cassiano Scott
Números Complexos
Potenciação e Radiciação
Sequência Didática
Aprendizagem Ativa e Significativa
title_short Uma sequência didática para compreender a potenciação e a radiciação de números complexos
title_full Uma sequência didática para compreender a potenciação e a radiciação de números complexos
title_fullStr Uma sequência didática para compreender a potenciação e a radiciação de números complexos
title_full_unstemmed Uma sequência didática para compreender a potenciação e a radiciação de números complexos
title_sort Uma sequência didática para compreender a potenciação e a radiciação de números complexos
author Puhl, Cassiano Scott
author_facet Puhl, Cassiano Scott
Lima, Isolda Gianni de
author_role author
author2 Lima, Isolda Gianni de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Puhl, Cassiano Scott
Lima, Isolda Gianni de
dc.subject.por.fl_str_mv Números Complexos
Potenciação e Radiciação
Sequência Didática
Aprendizagem Ativa e Significativa
topic Números Complexos
Potenciação e Radiciação
Sequência Didática
Aprendizagem Ativa e Significativa
description Neste artigo, apresenta-se uma proposta didática para compreender as operações de potenciação e radiciação de números complexos. A proposta consta de uma atividade para esse estudo no Ensino Médio, em que, por meio de aplicativos digitais, os estudantes podem refletir, estabelecer conjecturas, testar hipóteses e, por fim, desenvolver um algoritmo para resolver tais operações. O objetivo principal da estratégia é promover a resolução dessas operações sem utilizar fórmulas, e sim, aproveitar conhecimentos prévios e compreender e aplicar, de forma intuitiva, outro modo de resolver tais operações. A teoria de Ausubel, da aprendizagem significativa, fundamentou a criação da sequência didática e dos aplicativos que são propostos e que estão disponíveis em um ambiente virtual de aprendizagem (OA), onde o estudante interage e desenvolve aprendizagens. Esta proposta, ao ser aplicada em uma escola, propiciou um ambiente reflexivo e de trocas de conhecimentos, principalmente em interações no OA. Os resultados da experiência superaram as expectativas iniciais, conforme comprovam observações e relatos de estudantes, demonstrando o alcance dos objetivos que foram propostos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos; Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1283
10.35819/remat2016v2i1id1283
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1283
identifier_str_mv 10.35819/remat2016v2i1id1283
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1283/1104
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 No. 1 (2016); 72-86
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 Núm. 1 (2016); 72-86
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 2 n. 1 (2016); 72-86
2447-2689
reponame:Remat (Bento Gonçalves)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Remat (Bento Gonçalves)
collection Remat (Bento Gonçalves)
repository.name.fl_str_mv Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br
_version_ 1798329705148973056