DIDACTIC-SCIENTIFIC LITERACY OF SCIENCE TEACHERS D O E N S I N O F U N DAM E N T A L – A N O S INICIAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1715 |
Resumo: | This article deals with the Didactic-Scientific Literacy of Science teachers from the collaborative work involving elementary school educators - early years. The objective is to present a discussion about the limits and possibilities of Didactic-Scientific Literacy from an educational action of permanent education for the improvement of teaching. O corpus deste estudo emergiu de uma pesquisa de doutorado em andamento do primeiro autor deste artigo, constituídos a partir das comunicações discursivas dos participantes do Projeto de Extensão universitária COMQUÍMICA das crianças em um município paranaense, estando ancorados na Filosofia da Linguagem de Mikhail Bakhtin e da teoria freireana. The data of the qualitative research were analyzed following the methodological triad CDR: Construction, [Des]construction and [Re]construction of the data. It is emphasized the relevance of implementing reflections that enable the "Scientific Literacy" and "Didactic Literacy" of the Science Teacher of the early years of Elementary School in continuing education programs for the improvement of teaching. |
id |
IFES-1_117d462096d68997b7e463dbbb059061 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/1715 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
DIDACTIC-SCIENTIFIC LITERACY OF SCIENCE TEACHERS D O E N S I N O F U N DAM E N T A L – A N O S INICIAISALFABETIZAÇÃO DIDÁTICO-CIENTÍFICA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA; DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA; EDUCAÇÃO PERMANENTE; ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA.KEYWORDS: SCIENTIFIC LITERACY; NATURE SCIENCES DIDACTICS; CONTINUING EDUCATION; NATURE SCIENCE TEACHING.This article deals with the Didactic-Scientific Literacy of Science teachers from the collaborative work involving elementary school educators - early years. The objective is to present a discussion about the limits and possibilities of Didactic-Scientific Literacy from an educational action of permanent education for the improvement of teaching. O corpus deste estudo emergiu de uma pesquisa de doutorado em andamento do primeiro autor deste artigo, constituídos a partir das comunicações discursivas dos participantes do Projeto de Extensão universitária COMQUÍMICA das crianças em um município paranaense, estando ancorados na Filosofia da Linguagem de Mikhail Bakhtin e da teoria freireana. The data of the qualitative research were analyzed following the methodological triad CDR: Construction, [Des]construction and [Re]construction of the data. It is emphasized the relevance of implementing reflections that enable the "Scientific Literacy" and "Didactic Literacy" of the Science Teacher of the early years of Elementary School in continuing education programs for the improvement of teaching.Este artigo trata da Alfabetização Didático-Científica de professores de Ciências a partir do trabalho colaborativo envolvendo educadores do Ensino Fundamental - anos iniciais. Objetiva-se apresentar uma discussão acerca dos limites e possibilidades da Alfabetização Didático-Científica a partir de uma ação educativa de educação permanente para o aperfeiçoamento da docência. O corpus deste estudo emergiu de uma pesquisa de doutorado em andamento do primeiro autor deste artigo, constituídos a partir das comunicações discursivas dos participantes do Projeto de Extensão universitária COMQUÍMICA das crianças em um município paranaense, estando ancorados na Filosofia da Linguagem de Mikhail Bakhtin e da teoria freireana. Os dados da pesquisa qualitativa foram analisados seguindo a Tríade metodológica CDR: Construção, [Des]construção e [Re]construção dos dados. Salienta-se a relevância de implementar reflexões que possibilitem a “Alfabetização Científica” e a “Alfabetização Didática” do professor de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental nos programas de educação permanente para o aperfeiçoamento da docência.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2023-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1715Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 13 n. 1 (2023): Debates na educação contemporânea2236-215010.36524/dect.v13i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1715/1060Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMarinho de Araújo, Luiz CarlosDella Justina, Lourdes Aparecida2023-12-16T12:07:17Zoai::article/1715Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:12.514830Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIDACTIC-SCIENTIFIC LITERACY OF SCIENCE TEACHERS D O E N S I N O F U N DAM E N T A L – A N O S INICIAIS ALFABETIZAÇÃO DIDÁTICO-CIENTÍFICA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS |
title |
DIDACTIC-SCIENTIFIC LITERACY OF SCIENCE TEACHERS D O E N S I N O F U N DAM E N T A L – A N O S INICIAIS |
spellingShingle |
DIDACTIC-SCIENTIFIC LITERACY OF SCIENCE TEACHERS D O E N S I N O F U N DAM E N T A L – A N O S INICIAIS Marinho de Araújo, Luiz Carlos ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA; DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA; EDUCAÇÃO PERMANENTE; ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. KEYWORDS: SCIENTIFIC LITERACY; NATURE SCIENCES DIDACTICS; CONTINUING EDUCATION; NATURE SCIENCE TEACHING. |
title_short |
DIDACTIC-SCIENTIFIC LITERACY OF SCIENCE TEACHERS D O E N S I N O F U N DAM E N T A L – A N O S INICIAIS |
title_full |
DIDACTIC-SCIENTIFIC LITERACY OF SCIENCE TEACHERS D O E N S I N O F U N DAM E N T A L – A N O S INICIAIS |
title_fullStr |
DIDACTIC-SCIENTIFIC LITERACY OF SCIENCE TEACHERS D O E N S I N O F U N DAM E N T A L – A N O S INICIAIS |
title_full_unstemmed |
DIDACTIC-SCIENTIFIC LITERACY OF SCIENCE TEACHERS D O E N S I N O F U N DAM E N T A L – A N O S INICIAIS |
title_sort |
DIDACTIC-SCIENTIFIC LITERACY OF SCIENCE TEACHERS D O E N S I N O F U N DAM E N T A L – A N O S INICIAIS |
author |
Marinho de Araújo, Luiz Carlos |
author_facet |
Marinho de Araújo, Luiz Carlos Della Justina, Lourdes Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Della Justina, Lourdes Aparecida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marinho de Araújo, Luiz Carlos Della Justina, Lourdes Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA; DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA; EDUCAÇÃO PERMANENTE; ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. KEYWORDS: SCIENTIFIC LITERACY; NATURE SCIENCES DIDACTICS; CONTINUING EDUCATION; NATURE SCIENCE TEACHING. |
topic |
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA; DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA; EDUCAÇÃO PERMANENTE; ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. KEYWORDS: SCIENTIFIC LITERACY; NATURE SCIENCES DIDACTICS; CONTINUING EDUCATION; NATURE SCIENCE TEACHING. |
description |
This article deals with the Didactic-Scientific Literacy of Science teachers from the collaborative work involving elementary school educators - early years. The objective is to present a discussion about the limits and possibilities of Didactic-Scientific Literacy from an educational action of permanent education for the improvement of teaching. O corpus deste estudo emergiu de uma pesquisa de doutorado em andamento do primeiro autor deste artigo, constituídos a partir das comunicações discursivas dos participantes do Projeto de Extensão universitária COMQUÍMICA das crianças em um município paranaense, estando ancorados na Filosofia da Linguagem de Mikhail Bakhtin e da teoria freireana. The data of the qualitative research were analyzed following the methodological triad CDR: Construction, [Des]construction and [Re]construction of the data. It is emphasized the relevance of implementing reflections that enable the "Scientific Literacy" and "Didactic Literacy" of the Science Teacher of the early years of Elementary School in continuing education programs for the improvement of teaching. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1715 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1715 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1715/1060 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 13 n. 1 (2023): Debates na educação contemporânea 2236-2150 10.36524/dect.v13i1 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948028970696704 |