DIDACTIC-SCIENTIFIC LITERACY OF SCIENCE TEACHERS D O E N S I N O F U N DAM E N T A L – A N O S INICIAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho de Araújo, Luiz Carlos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Della Justina, Lourdes Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1715
Resumo: This article deals with the Didactic-Scientific Literacy of Science teachers from the collaborative work involving elementary school educators - early years. The objective is to present a discussion about the limits and possibilities of Didactic-Scientific Literacy from an educational action of permanent education for the improvement of teaching. O corpus deste estudo emergiu de uma pesquisa de doutorado em andamento do primeiro autor deste artigo, constituídos a partir das comunicações discursivas dos participantes do Projeto de Extensão universitária COMQUÍMICA das crianças em um município paranaense, estando ancorados na Filosofia da Linguagem de Mikhail Bakhtin e da teoria freireana. The data of the qualitative research were analyzed following the methodological triad CDR: Construction, [Des]construction and [Re]construction of the data. It is emphasized the relevance of implementing reflections that enable the "Scientific Literacy" and "Didactic Literacy" of the Science Teacher of the early years of Elementary School in continuing education programs for the improvement of teaching.
id IFES-1_117d462096d68997b7e463dbbb059061
oai_identifier_str oai::article/1715
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling DIDACTIC-SCIENTIFIC LITERACY OF SCIENCE TEACHERS D O E N S I N O F U N DAM E N T A L – A N O S INICIAISALFABETIZAÇÃO DIDÁTICO-CIENTÍFICA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA; DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA; EDUCAÇÃO PERMANENTE; ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA.KEYWORDS: SCIENTIFIC LITERACY; NATURE SCIENCES DIDACTICS; CONTINUING EDUCATION; NATURE SCIENCE TEACHING.This article deals with the Didactic-Scientific Literacy of Science teachers from the collaborative work involving elementary school educators - early years. The objective is to present a discussion about the limits and possibilities of Didactic-Scientific Literacy from an educational action of permanent education for the improvement of teaching. O corpus deste estudo emergiu de uma pesquisa de doutorado em andamento do primeiro autor deste artigo, constituídos a partir das comunicações discursivas dos participantes do Projeto de Extensão universitária COMQUÍMICA das crianças em um município paranaense, estando ancorados na Filosofia da Linguagem de Mikhail Bakhtin e da teoria freireana. The data of the qualitative research were analyzed following the methodological triad CDR: Construction, [Des]construction and [Re]construction of the data. It is emphasized the relevance of implementing reflections that enable the "Scientific Literacy" and "Didactic Literacy" of the Science Teacher of the early years of Elementary School in continuing education programs for the improvement of teaching.Este artigo trata da Alfabetização Didático-Científica de professores de Ciências a partir do trabalho colaborativo envolvendo educadores do Ensino Fundamental - anos iniciais. Objetiva-se apresentar uma discussão acerca dos limites e possibilidades da Alfabetização Didático-Científica a partir de uma ação educativa de educação permanente para o aperfeiçoamento da docência. O corpus deste estudo emergiu de uma pesquisa de doutorado em andamento do primeiro autor deste artigo, constituídos a partir das comunicações discursivas dos participantes do Projeto de Extensão universitária COMQUÍMICA das crianças em um município paranaense, estando ancorados na Filosofia da Linguagem de Mikhail Bakhtin e da teoria freireana. Os dados da pesquisa qualitativa foram analisados seguindo a Tríade metodológica CDR: Construção, [Des]construção e   [Re]construção dos dados. Salienta-se a relevância de implementar reflexões que possibilitem a “Alfabetização Científica” e a “Alfabetização Didática” do professor de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental nos programas de educação permanente para o aperfeiçoamento da docência.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2023-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1715Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 13 n. 1 (2023): Debates na educação contemporânea2236-215010.36524/dect.v13i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1715/1060Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMarinho de Araújo, Luiz CarlosDella Justina, Lourdes Aparecida2023-12-16T12:07:17Zoai::article/1715Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:12.514830Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv DIDACTIC-SCIENTIFIC LITERACY OF SCIENCE TEACHERS D O E N S I N O F U N DAM E N T A L – A N O S INICIAIS
ALFABETIZAÇÃO DIDÁTICO-CIENTÍFICA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS
title DIDACTIC-SCIENTIFIC LITERACY OF SCIENCE TEACHERS D O E N S I N O F U N DAM E N T A L – A N O S INICIAIS
spellingShingle DIDACTIC-SCIENTIFIC LITERACY OF SCIENCE TEACHERS D O E N S I N O F U N DAM E N T A L – A N O S INICIAIS
Marinho de Araújo, Luiz Carlos
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA; DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA; EDUCAÇÃO PERMANENTE; ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA.
KEYWORDS: SCIENTIFIC LITERACY; NATURE SCIENCES DIDACTICS; CONTINUING EDUCATION; NATURE SCIENCE TEACHING.
title_short DIDACTIC-SCIENTIFIC LITERACY OF SCIENCE TEACHERS D O E N S I N O F U N DAM E N T A L – A N O S INICIAIS
title_full DIDACTIC-SCIENTIFIC LITERACY OF SCIENCE TEACHERS D O E N S I N O F U N DAM E N T A L – A N O S INICIAIS
title_fullStr DIDACTIC-SCIENTIFIC LITERACY OF SCIENCE TEACHERS D O E N S I N O F U N DAM E N T A L – A N O S INICIAIS
title_full_unstemmed DIDACTIC-SCIENTIFIC LITERACY OF SCIENCE TEACHERS D O E N S I N O F U N DAM E N T A L – A N O S INICIAIS
title_sort DIDACTIC-SCIENTIFIC LITERACY OF SCIENCE TEACHERS D O E N S I N O F U N DAM E N T A L – A N O S INICIAIS
author Marinho de Araújo, Luiz Carlos
author_facet Marinho de Araújo, Luiz Carlos
Della Justina, Lourdes Aparecida
author_role author
author2 Della Justina, Lourdes Aparecida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marinho de Araújo, Luiz Carlos
Della Justina, Lourdes Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA; DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA; EDUCAÇÃO PERMANENTE; ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA.
KEYWORDS: SCIENTIFIC LITERACY; NATURE SCIENCES DIDACTICS; CONTINUING EDUCATION; NATURE SCIENCE TEACHING.
topic ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA; DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA; EDUCAÇÃO PERMANENTE; ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA.
KEYWORDS: SCIENTIFIC LITERACY; NATURE SCIENCES DIDACTICS; CONTINUING EDUCATION; NATURE SCIENCE TEACHING.
description This article deals with the Didactic-Scientific Literacy of Science teachers from the collaborative work involving elementary school educators - early years. The objective is to present a discussion about the limits and possibilities of Didactic-Scientific Literacy from an educational action of permanent education for the improvement of teaching. O corpus deste estudo emergiu de uma pesquisa de doutorado em andamento do primeiro autor deste artigo, constituídos a partir das comunicações discursivas dos participantes do Projeto de Extensão universitária COMQUÍMICA das crianças em um município paranaense, estando ancorados na Filosofia da Linguagem de Mikhail Bakhtin e da teoria freireana. The data of the qualitative research were analyzed following the methodological triad CDR: Construction, [Des]construction and [Re]construction of the data. It is emphasized the relevance of implementing reflections that enable the "Scientific Literacy" and "Didactic Literacy" of the Science Teacher of the early years of Elementary School in continuing education programs for the improvement of teaching.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1715
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1715/1060
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 13 n. 1 (2023): Debates na educação contemporânea
2236-2150
10.36524/dect.v13i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948028970696704