A FORMAÇÃO DIDÁTICA-PEDAGÓGICA DO DOCENTE ENGENHEIRO E OS ASPECTOS LEGAIS NUM INSTITUTO FEDERAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Almeida Lima, Weber
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Vidigal Santiago, Raquel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1137
Resumo: Os Institutos Federais completaram dez anos em 29 de dezembro de 2018. Nesse período houve grande expansão e por consequência a demanda por diversos profissionais. Este fato leva a analisar qual a formação e capacitação que tais profissionais têm recebido para exercício profissional, com destaque ao engenheiro professor. Diante disto, os objetivos deste trabalho foi identificar num Instituto Federal: o perfil quanto à docência e formação pedagógica dos professores engenheiros, verificar as demandas por docentes nas áreas da engenharia, tanto por concurso público como por eixo tecnológico desenvolvido pelos campi, além dos aspectos legais que regem a carreira docente. Verificou-se então, uma base frágil no que tange a formação de professores não licenciados e ao exercício docente.
id IFES-1_13770089c383de47664d1b2a9147111e
oai_identifier_str oai::article/1137
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling A FORMAÇÃO DIDÁTICA-PEDAGÓGICA DO DOCENTE ENGENHEIRO E OS ASPECTOS LEGAIS NUM INSTITUTO FEDERALInstituto Federalformação pedagógicaprofessor engenheiroOs Institutos Federais completaram dez anos em 29 de dezembro de 2018. Nesse período houve grande expansão e por consequência a demanda por diversos profissionais. Este fato leva a analisar qual a formação e capacitação que tais profissionais têm recebido para exercício profissional, com destaque ao engenheiro professor. Diante disto, os objetivos deste trabalho foi identificar num Instituto Federal: o perfil quanto à docência e formação pedagógica dos professores engenheiros, verificar as demandas por docentes nas áreas da engenharia, tanto por concurso público como por eixo tecnológico desenvolvido pelos campi, além dos aspectos legais que regem a carreira docente. Verificou-se então, uma base frágil no que tange a formação de professores não licenciados e ao exercício docente.EDIFES2023-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1137Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 7 n. 1 (2023): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 23-332594-482710.36524/profept.v7i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1137/1035https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Almeida Lima, WeberVidigal Santiago, Raquel 2023-08-08T19:57:20Zoai::article/1137Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:20.909224Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO DIDÁTICA-PEDAGÓGICA DO DOCENTE ENGENHEIRO E OS ASPECTOS LEGAIS NUM INSTITUTO FEDERAL
title A FORMAÇÃO DIDÁTICA-PEDAGÓGICA DO DOCENTE ENGENHEIRO E OS ASPECTOS LEGAIS NUM INSTITUTO FEDERAL
spellingShingle A FORMAÇÃO DIDÁTICA-PEDAGÓGICA DO DOCENTE ENGENHEIRO E OS ASPECTOS LEGAIS NUM INSTITUTO FEDERAL
de Almeida Lima, Weber
Instituto Federal
formação pedagógica
professor engenheiro
title_short A FORMAÇÃO DIDÁTICA-PEDAGÓGICA DO DOCENTE ENGENHEIRO E OS ASPECTOS LEGAIS NUM INSTITUTO FEDERAL
title_full A FORMAÇÃO DIDÁTICA-PEDAGÓGICA DO DOCENTE ENGENHEIRO E OS ASPECTOS LEGAIS NUM INSTITUTO FEDERAL
title_fullStr A FORMAÇÃO DIDÁTICA-PEDAGÓGICA DO DOCENTE ENGENHEIRO E OS ASPECTOS LEGAIS NUM INSTITUTO FEDERAL
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO DIDÁTICA-PEDAGÓGICA DO DOCENTE ENGENHEIRO E OS ASPECTOS LEGAIS NUM INSTITUTO FEDERAL
title_sort A FORMAÇÃO DIDÁTICA-PEDAGÓGICA DO DOCENTE ENGENHEIRO E OS ASPECTOS LEGAIS NUM INSTITUTO FEDERAL
author de Almeida Lima, Weber
author_facet de Almeida Lima, Weber
Vidigal Santiago, Raquel
author_role author
author2 Vidigal Santiago, Raquel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Almeida Lima, Weber
Vidigal Santiago, Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Instituto Federal
formação pedagógica
professor engenheiro
topic Instituto Federal
formação pedagógica
professor engenheiro
description Os Institutos Federais completaram dez anos em 29 de dezembro de 2018. Nesse período houve grande expansão e por consequência a demanda por diversos profissionais. Este fato leva a analisar qual a formação e capacitação que tais profissionais têm recebido para exercício profissional, com destaque ao engenheiro professor. Diante disto, os objetivos deste trabalho foi identificar num Instituto Federal: o perfil quanto à docência e formação pedagógica dos professores engenheiros, verificar as demandas por docentes nas áreas da engenharia, tanto por concurso público como por eixo tecnológico desenvolvido pelos campi, além dos aspectos legais que regem a carreira docente. Verificou-se então, uma base frágil no que tange a formação de professores não licenciados e ao exercício docente.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1137
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1137/1035
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 7 n. 1 (2023): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 23-33
2594-4827
10.36524/profept.v7i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948029779148800