ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO DE PROFESSOR-PESQUISADOR A PARTIR DE FILMES DE CURTA METRAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/31 |
Resumo: | O objetivo desse trabalho foi analisar uma experiência de exibição de filmes cinematográficos e documentários em uma escolas pública do município de Vitória, Espírito Santo, portanto, tratou-se de uma análise do potencial de formação continuada de professores de um projeto denominado Cineclube na Escola. O referencial teórico principal foi baseado em Edgar Morin, Attico Chassot, Antonio Cachapuz, Wildson Santos e Decio Auler. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, teórica-empírica, do tipo estudo de caso. Após cada exibição de filme, o cineclubistas, inclusive os professores, eram convidados a participar de intenso debate sobre as questões da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. O projeto oportunizou o envolvimento de professores da escola, aluno de iniciação científica de graduando de Licenciatura em Química e o desenvolvimento de pesquisa de mestrado em Educação em Ciências, evidenciando o caráter de formação inicial e continuada do projeto Cineclube na Escola, na perspectiva do professor-pesquisador. |
id |
IFES-1_14b7e3130ea39002ab7a43c2a6a4737d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/31 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO DE PROFESSOR-PESQUISADOR A PARTIR DE FILMES DE CURTA METRAGEMAlfabetização científicaProfessor-pesquisadorFormação inicial e continuada de professoresCineclube na escolaO objetivo desse trabalho foi analisar uma experiência de exibição de filmes cinematográficos e documentários em uma escolas pública do município de Vitória, Espírito Santo, portanto, tratou-se de uma análise do potencial de formação continuada de professores de um projeto denominado Cineclube na Escola. O referencial teórico principal foi baseado em Edgar Morin, Attico Chassot, Antonio Cachapuz, Wildson Santos e Decio Auler. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, teórica-empírica, do tipo estudo de caso. Após cada exibição de filme, o cineclubistas, inclusive os professores, eram convidados a participar de intenso debate sobre as questões da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. O projeto oportunizou o envolvimento de professores da escola, aluno de iniciação científica de graduando de Licenciatura em Química e o desenvolvimento de pesquisa de mestrado em Educação em Ciências, evidenciando o caráter de formação inicial e continuada do projeto Cineclube na Escola, na perspectiva do professor-pesquisador.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/3110.36524/dect.v2i02.31Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 2 n. 02 (2012): 2012 - 02; 1-122236-215010.36524/dect.v2i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/31/25Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessKênyo Ribeiro, KatyDonizetti Sgarbi, AntonioQuezada Meireles Leite, Sidnei2019-10-17T21:39:11Zoai::article/31Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:58.561393Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO DE PROFESSOR-PESQUISADOR A PARTIR DE FILMES DE CURTA METRAGEM |
title |
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO DE PROFESSOR-PESQUISADOR A PARTIR DE FILMES DE CURTA METRAGEM |
spellingShingle |
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO DE PROFESSOR-PESQUISADOR A PARTIR DE FILMES DE CURTA METRAGEM Kênyo Ribeiro, Katy Alfabetização científica Professor-pesquisador Formação inicial e continuada de professores Cineclube na escola |
title_short |
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO DE PROFESSOR-PESQUISADOR A PARTIR DE FILMES DE CURTA METRAGEM |
title_full |
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO DE PROFESSOR-PESQUISADOR A PARTIR DE FILMES DE CURTA METRAGEM |
title_fullStr |
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO DE PROFESSOR-PESQUISADOR A PARTIR DE FILMES DE CURTA METRAGEM |
title_full_unstemmed |
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO DE PROFESSOR-PESQUISADOR A PARTIR DE FILMES DE CURTA METRAGEM |
title_sort |
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO DE PROFESSOR-PESQUISADOR A PARTIR DE FILMES DE CURTA METRAGEM |
author |
Kênyo Ribeiro, Katy |
author_facet |
Kênyo Ribeiro, Katy Donizetti Sgarbi, Antonio Quezada Meireles Leite, Sidnei |
author_role |
author |
author2 |
Donizetti Sgarbi, Antonio Quezada Meireles Leite, Sidnei |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kênyo Ribeiro, Katy Donizetti Sgarbi, Antonio Quezada Meireles Leite, Sidnei |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização científica Professor-pesquisador Formação inicial e continuada de professores Cineclube na escola |
topic |
Alfabetização científica Professor-pesquisador Formação inicial e continuada de professores Cineclube na escola |
description |
O objetivo desse trabalho foi analisar uma experiência de exibição de filmes cinematográficos e documentários em uma escolas pública do município de Vitória, Espírito Santo, portanto, tratou-se de uma análise do potencial de formação continuada de professores de um projeto denominado Cineclube na Escola. O referencial teórico principal foi baseado em Edgar Morin, Attico Chassot, Antonio Cachapuz, Wildson Santos e Decio Auler. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, teórica-empírica, do tipo estudo de caso. Após cada exibição de filme, o cineclubistas, inclusive os professores, eram convidados a participar de intenso debate sobre as questões da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. O projeto oportunizou o envolvimento de professores da escola, aluno de iniciação científica de graduando de Licenciatura em Química e o desenvolvimento de pesquisa de mestrado em Educação em Ciências, evidenciando o caráter de formação inicial e continuada do projeto Cineclube na Escola, na perspectiva do professor-pesquisador. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/31 10.36524/dect.v2i02.31 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/31 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v2i02.31 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/31/25 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 2 n. 02 (2012): 2012 - 02; 1-12 2236-2150 10.36524/dect.v2i02 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948027458650112 |