PESQUISAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristina dos Santos Albuquerque , Eduarda
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: da Costa Negrão , Felipe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Interdisciplinares
Texto Completo: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/257
Resumo: A alfabetização científica no Brasil ainda tem muito o que avançar, tendo em vista que a realidade apresenta muitos alunos imaturos frente a experimentos científicos, resolução de problemas e o desenvolvimento do pensamento crítico em respeito as questões do cotidiano. Muito disso, deve-se ao fato de que a educação científica não é prioridade da educação do Brasil, o que fica ainda mais evidenciado no cenário atual de pandemia, onde a ciência é descaracterizada perante o imaginário social, alimentado pelo poder público que aparentaestar confortável com esse comportamento social. Esse estudo trata-se de um estado da arte sobre alfabetização científica no âmbito da formação de professores, uma vez que entendemos que seja primordial a inserção de tais conteúdos nos cursos que formam novos docentes, a fim de perpetuar essa concepção de alfabetização científica enquanto garantia de melhores condições sociais, tecnológicas e ambientais.
id CEEINTER-1_217b30473a706e10950a629d793bc438
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/257
network_acronym_str CEEINTER-1
network_name_str Revista de Estudos Interdisciplinares
repository_id_str
spelling PESQUISAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORESAlfabetização CientíficaEducação CientíficaEstado da ArteFormação de ProfessoresPesquisaFormação de ProfessoresAlfabetização CientíficaA alfabetização científica no Brasil ainda tem muito o que avançar, tendo em vista que a realidade apresenta muitos alunos imaturos frente a experimentos científicos, resolução de problemas e o desenvolvimento do pensamento crítico em respeito as questões do cotidiano. Muito disso, deve-se ao fato de que a educação científica não é prioridade da educação do Brasil, o que fica ainda mais evidenciado no cenário atual de pandemia, onde a ciência é descaracterizada perante o imaginário social, alimentado pelo poder público que aparentaestar confortável com esse comportamento social. Esse estudo trata-se de um estado da arte sobre alfabetização científica no âmbito da formação de professores, uma vez que entendemos que seja primordial a inserção de tais conteúdos nos cursos que formam novos docentes, a fim de perpetuar essa concepção de alfabetização científica enquanto garantia de melhores condições sociais, tecnológicas e ambientais.Editora CEEINTER2021-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/257Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 3 No. 4 (2021): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTER; 113-127Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 3 Núm. 4 (2021): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTER; 113-127Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 3 n. 4 (2021): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTER; 113-1272674-8703reponame:Revista de Estudos Interdisciplinaresinstname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERinstacron:CEEINTERporhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/257/226Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares info:eu-repo/semantics/openAccessCristina dos Santos Albuquerque , Eduarda da Costa Negrão , Felipe 2021-12-10T23:30:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/257Revistahttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinarPRIhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/oaiceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br2674-87032674-8703opendoar:2021-12-10T23:30:50Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERfalse
dc.title.none.fl_str_mv PESQUISAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title PESQUISAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
spellingShingle PESQUISAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Cristina dos Santos Albuquerque , Eduarda
Alfabetização Científica
Educação Científica
Estado da Arte
Formação de Professores
Pesquisa
Formação de Professores
Alfabetização Científica
title_short PESQUISAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_full PESQUISAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_fullStr PESQUISAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_full_unstemmed PESQUISAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_sort PESQUISAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
author Cristina dos Santos Albuquerque , Eduarda
author_facet Cristina dos Santos Albuquerque , Eduarda
da Costa Negrão , Felipe
author_role author
author2 da Costa Negrão , Felipe
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristina dos Santos Albuquerque , Eduarda
da Costa Negrão , Felipe
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização Científica
Educação Científica
Estado da Arte
Formação de Professores
Pesquisa
Formação de Professores
Alfabetização Científica
topic Alfabetização Científica
Educação Científica
Estado da Arte
Formação de Professores
Pesquisa
Formação de Professores
Alfabetização Científica
description A alfabetização científica no Brasil ainda tem muito o que avançar, tendo em vista que a realidade apresenta muitos alunos imaturos frente a experimentos científicos, resolução de problemas e o desenvolvimento do pensamento crítico em respeito as questões do cotidiano. Muito disso, deve-se ao fato de que a educação científica não é prioridade da educação do Brasil, o que fica ainda mais evidenciado no cenário atual de pandemia, onde a ciência é descaracterizada perante o imaginário social, alimentado pelo poder público que aparentaestar confortável com esse comportamento social. Esse estudo trata-se de um estado da arte sobre alfabetização científica no âmbito da formação de professores, uma vez que entendemos que seja primordial a inserção de tais conteúdos nos cursos que formam novos docentes, a fim de perpetuar essa concepção de alfabetização científica enquanto garantia de melhores condições sociais, tecnológicas e ambientais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/257
url https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/257/226
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CEEINTER
publisher.none.fl_str_mv Editora CEEINTER
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 3 No. 4 (2021): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTER; 113-127
Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 3 Núm. 4 (2021): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTER; 113-127
Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 3 n. 4 (2021): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTER; 113-127
2674-8703
reponame:Revista de Estudos Interdisciplinares
instname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
instacron:CEEINTER
instname_str Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
instacron_str CEEINTER
institution CEEINTER
reponame_str Revista de Estudos Interdisciplinares
collection Revista de Estudos Interdisciplinares
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
repository.mail.fl_str_mv ceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br
_version_ 1814983749779062784