PESQUISAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Interdisciplinares |
Texto Completo: | https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/257 |
Resumo: | A alfabetização científica no Brasil ainda tem muito o que avançar, tendo em vista que a realidade apresenta muitos alunos imaturos frente a experimentos científicos, resolução de problemas e o desenvolvimento do pensamento crítico em respeito as questões do cotidiano. Muito disso, deve-se ao fato de que a educação científica não é prioridade da educação do Brasil, o que fica ainda mais evidenciado no cenário atual de pandemia, onde a ciência é descaracterizada perante o imaginário social, alimentado pelo poder público que aparentaestar confortável com esse comportamento social. Esse estudo trata-se de um estado da arte sobre alfabetização científica no âmbito da formação de professores, uma vez que entendemos que seja primordial a inserção de tais conteúdos nos cursos que formam novos docentes, a fim de perpetuar essa concepção de alfabetização científica enquanto garantia de melhores condições sociais, tecnológicas e ambientais. |
id |
CEEINTER-1_217b30473a706e10950a629d793bc438 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/257 |
network_acronym_str |
CEEINTER-1 |
network_name_str |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
repository_id_str |
|
spelling |
PESQUISAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORESAlfabetização CientíficaEducação CientíficaEstado da ArteFormação de ProfessoresPesquisaFormação de ProfessoresAlfabetização CientíficaA alfabetização científica no Brasil ainda tem muito o que avançar, tendo em vista que a realidade apresenta muitos alunos imaturos frente a experimentos científicos, resolução de problemas e o desenvolvimento do pensamento crítico em respeito as questões do cotidiano. Muito disso, deve-se ao fato de que a educação científica não é prioridade da educação do Brasil, o que fica ainda mais evidenciado no cenário atual de pandemia, onde a ciência é descaracterizada perante o imaginário social, alimentado pelo poder público que aparentaestar confortável com esse comportamento social. Esse estudo trata-se de um estado da arte sobre alfabetização científica no âmbito da formação de professores, uma vez que entendemos que seja primordial a inserção de tais conteúdos nos cursos que formam novos docentes, a fim de perpetuar essa concepção de alfabetização científica enquanto garantia de melhores condições sociais, tecnológicas e ambientais.Editora CEEINTER2021-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/257Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 3 No. 4 (2021): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTER; 113-127Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 3 Núm. 4 (2021): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTER; 113-127Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 3 n. 4 (2021): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTER; 113-1272674-8703reponame:Revista de Estudos Interdisciplinaresinstname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERinstacron:CEEINTERporhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/257/226Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares info:eu-repo/semantics/openAccessCristina dos Santos Albuquerque , Eduarda da Costa Negrão , Felipe 2021-12-10T23:30:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/257Revistahttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinarPRIhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/oaiceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br2674-87032674-8703opendoar:2021-12-10T23:30:50Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
PESQUISAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title |
PESQUISAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
spellingShingle |
PESQUISAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Cristina dos Santos Albuquerque , Eduarda Alfabetização Científica Educação Científica Estado da Arte Formação de Professores Pesquisa Formação de Professores Alfabetização Científica |
title_short |
PESQUISAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_full |
PESQUISAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_fullStr |
PESQUISAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_full_unstemmed |
PESQUISAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_sort |
PESQUISAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
author |
Cristina dos Santos Albuquerque , Eduarda |
author_facet |
Cristina dos Santos Albuquerque , Eduarda da Costa Negrão , Felipe |
author_role |
author |
author2 |
da Costa Negrão , Felipe |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cristina dos Santos Albuquerque , Eduarda da Costa Negrão , Felipe |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Científica Educação Científica Estado da Arte Formação de Professores Pesquisa Formação de Professores Alfabetização Científica |
topic |
Alfabetização Científica Educação Científica Estado da Arte Formação de Professores Pesquisa Formação de Professores Alfabetização Científica |
description |
A alfabetização científica no Brasil ainda tem muito o que avançar, tendo em vista que a realidade apresenta muitos alunos imaturos frente a experimentos científicos, resolução de problemas e o desenvolvimento do pensamento crítico em respeito as questões do cotidiano. Muito disso, deve-se ao fato de que a educação científica não é prioridade da educação do Brasil, o que fica ainda mais evidenciado no cenário atual de pandemia, onde a ciência é descaracterizada perante o imaginário social, alimentado pelo poder público que aparentaestar confortável com esse comportamento social. Esse estudo trata-se de um estado da arte sobre alfabetização científica no âmbito da formação de professores, uma vez que entendemos que seja primordial a inserção de tais conteúdos nos cursos que formam novos docentes, a fim de perpetuar essa concepção de alfabetização científica enquanto garantia de melhores condições sociais, tecnológicas e ambientais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/257 |
url |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/257 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/257/226 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CEEINTER |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CEEINTER |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 3 No. 4 (2021): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTER; 113-127 Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 3 Núm. 4 (2021): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTER; 113-127 Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 3 n. 4 (2021): Revista de Estudos Interdisciplinares- CEEINTER; 113-127 2674-8703 reponame:Revista de Estudos Interdisciplinares instname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER instacron:CEEINTER |
instname_str |
Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER |
instacron_str |
CEEINTER |
institution |
CEEINTER |
reponame_str |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
collection |
Revista de Estudos Interdisciplinares |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER |
repository.mail.fl_str_mv |
ceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br |
_version_ |
1814983749779062784 |