EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS VIA MINERAÇÃO DE DADOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lamonica Barreto, Deivison
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rangel de Matos, Mariane, Rego Monteiro da Hora, Henrique, Pires Vieira de Vasconcelos, Aline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/432
Resumo: Um grande problema observado em cursos de diferentes níveis é a evasão de alunos. Isto afeta tanto instituições de ensino como estudantes. O presente trabalho visa a identificação do comportamento de alunos evadidos de cursos superiores em uma instituição de ensino federal. Esta identificação pode auxiliar a assimilar alunos que possuem as mesmas características, ou seja, que podem ser considerados como estudantes em risco de evasão. O trabalho foi realizado em cinco etapas: obtenção e seleção de dados, pré-processamento dos dados, transformação de dados, data mining e interpretação e análise dos resultados. A identificação do comportamento foi obtida através de técnicas de mineração de dados, utilizando o algoritmo de classificação J48, que gera árvores de decisão. Foram identificados alguns comportamentos com alta propensão à evasão e destes, podem-se destacar jovens com até 21 anos de idade e maiores que 27 anos. Foi observado maior impacto na evasão para os cursos de tecnologia em que o aluno possui renda familiar de até dois salários mínimos. De posse dessas informações, a instituição poderá adotar medidas que busquem a redução da evasão dos seus alunos. A identificação precoce desse problema permite que a questão seja trabalhada pela instituição, trazendo benefícios não somente para ela, mas também para a região, para os alunos e para a sociedade.
id IFES-1_2b42db48d300976fedf4b4f3f32737d0
oai_identifier_str oai::article/432
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS VIA MINERAÇÃO DE DADOSMineração de dadosEvasãoEnsino superiorUm grande problema observado em cursos de diferentes níveis é a evasão de alunos. Isto afeta tanto instituições de ensino como estudantes. O presente trabalho visa a identificação do comportamento de alunos evadidos de cursos superiores em uma instituição de ensino federal. Esta identificação pode auxiliar a assimilar alunos que possuem as mesmas características, ou seja, que podem ser considerados como estudantes em risco de evasão. O trabalho foi realizado em cinco etapas: obtenção e seleção de dados, pré-processamento dos dados, transformação de dados, data mining e interpretação e análise dos resultados. A identificação do comportamento foi obtida através de técnicas de mineração de dados, utilizando o algoritmo de classificação J48, que gera árvores de decisão. Foram identificados alguns comportamentos com alta propensão à evasão e destes, podem-se destacar jovens com até 21 anos de idade e maiores que 27 anos. Foi observado maior impacto na evasão para os cursos de tecnologia em que o aluno possui renda familiar de até dois salários mínimos. De posse dessas informações, a instituição poderá adotar medidas que busquem a redução da evasão dos seus alunos. A identificação precoce desse problema permite que a questão seja trabalhada pela instituição, trazendo benefícios não somente para ela, mas também para a região, para os alunos e para a sociedade.EDIFES2019-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/43210.36524/profept.v3i2.432Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 3 n. 2 (2019): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 3-212594-482710.36524/profept.v3i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/432/379Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessLamonica Barreto, Deivison Rangel de Matos, Mariane Rego Monteiro da Hora, Henrique Pires Vieira de Vasconcelos, Aline 2020-01-06T12:49:22Zoai::article/432Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:15.182047Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS VIA MINERAÇÃO DE DADOS
title EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS VIA MINERAÇÃO DE DADOS
spellingShingle EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS VIA MINERAÇÃO DE DADOS
Lamonica Barreto, Deivison
Mineração de dados
Evasão
Ensino superior
title_short EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS VIA MINERAÇÃO DE DADOS
title_full EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS VIA MINERAÇÃO DE DADOS
title_fullStr EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS VIA MINERAÇÃO DE DADOS
title_full_unstemmed EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS VIA MINERAÇÃO DE DADOS
title_sort EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS VIA MINERAÇÃO DE DADOS
author Lamonica Barreto, Deivison
author_facet Lamonica Barreto, Deivison
Rangel de Matos, Mariane
Rego Monteiro da Hora, Henrique
Pires Vieira de Vasconcelos, Aline
author_role author
author2 Rangel de Matos, Mariane
Rego Monteiro da Hora, Henrique
Pires Vieira de Vasconcelos, Aline
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lamonica Barreto, Deivison
Rangel de Matos, Mariane
Rego Monteiro da Hora, Henrique
Pires Vieira de Vasconcelos, Aline
dc.subject.por.fl_str_mv Mineração de dados
Evasão
Ensino superior
topic Mineração de dados
Evasão
Ensino superior
description Um grande problema observado em cursos de diferentes níveis é a evasão de alunos. Isto afeta tanto instituições de ensino como estudantes. O presente trabalho visa a identificação do comportamento de alunos evadidos de cursos superiores em uma instituição de ensino federal. Esta identificação pode auxiliar a assimilar alunos que possuem as mesmas características, ou seja, que podem ser considerados como estudantes em risco de evasão. O trabalho foi realizado em cinco etapas: obtenção e seleção de dados, pré-processamento dos dados, transformação de dados, data mining e interpretação e análise dos resultados. A identificação do comportamento foi obtida através de técnicas de mineração de dados, utilizando o algoritmo de classificação J48, que gera árvores de decisão. Foram identificados alguns comportamentos com alta propensão à evasão e destes, podem-se destacar jovens com até 21 anos de idade e maiores que 27 anos. Foi observado maior impacto na evasão para os cursos de tecnologia em que o aluno possui renda familiar de até dois salários mínimos. De posse dessas informações, a instituição poderá adotar medidas que busquem a redução da evasão dos seus alunos. A identificação precoce desse problema permite que a questão seja trabalhada pela instituição, trazendo benefícios não somente para ela, mas também para a região, para os alunos e para a sociedade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/432
10.36524/profept.v3i2.432
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/432
identifier_str_mv 10.36524/profept.v3i2.432
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/432/379
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 3 n. 2 (2019): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 3-21
2594-4827
10.36524/profept.v3i2
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948029371252736