EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS VIA MINERAÇÃO DE DADOS
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/432 |
Resumo: | Um grande problema observado em cursos de diferentes níveis é a evasão de alunos. Isto afeta tanto instituições de ensino como estudantes. O presente trabalho visa a identificação do comportamento de alunos evadidos de cursos superiores em uma instituição de ensino federal. Esta identificação pode auxiliar a assimilar alunos que possuem as mesmas características, ou seja, que podem ser considerados como estudantes em risco de evasão. O trabalho foi realizado em cinco etapas: obtenção e seleção de dados, pré-processamento dos dados, transformação de dados, data mining e interpretação e análise dos resultados. A identificação do comportamento foi obtida através de técnicas de mineração de dados, utilizando o algoritmo de classificação J48, que gera árvores de decisão. Foram identificados alguns comportamentos com alta propensão à evasão e destes, podem-se destacar jovens com até 21 anos de idade e maiores que 27 anos. Foi observado maior impacto na evasão para os cursos de tecnologia em que o aluno possui renda familiar de até dois salários mínimos. De posse dessas informações, a instituição poderá adotar medidas que busquem a redução da evasão dos seus alunos. A identificação precoce desse problema permite que a questão seja trabalhada pela instituição, trazendo benefícios não somente para ela, mas também para a região, para os alunos e para a sociedade. |
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