PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS SOBRE ASPECTOS TECNOLÓGICOS, PEDAGÓGICOS E DE CONTEÚDO NO ENSINO DE FÍSICA: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teodoro do Prado, Ramon
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Fátima Wardenski, Rosilaine, Gonçalves Berruezo, Laís, Rabetti Giannella, Taís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1343
Resumo: This paper analyses physic pre-service teachers’ perceptions about technological, pedagogical and content aspects, aiming at contribute to research. It was realized interviews with 12 last year students from a graduating course for physic teacher education, analysed based on thematic content analysis. This is a qualitative research whose results point to three sets of perceptions: 1) about teaching profession and teacher’s role, indicating simplified visions about the necessary skills for teaching practice; 2) about physic teaching, indicating that it should be related to everyday life and avoid using math too much and; 3) about educational technologies  integration, evidencing little situated integration perspectives. These results reinforce the need to support the technological, pedagogical content knowledges (TPACK) formation and integration in teacher education.
id IFES-1_2d1013f6e017d9bf9677f5dcb5d99da0
oai_identifier_str oai::article/1343
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS SOBRE ASPECTOS TECNOLÓGICOS, PEDAGÓGICOS E DE CONTEÚDO NO ENSINO DE FÍSICA: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTEEnsino de FísicaFormação Inicial de ProfessoresTecnologias na EducaçãoPhysics EducationPre-service Teaching EducationTechnologies in EducationThis paper analyses physic pre-service teachers’ perceptions about technological, pedagogical and content aspects, aiming at contribute to research. It was realized interviews with 12 last year students from a graduating course for physic teacher education, analysed based on thematic content analysis. This is a qualitative research whose results point to three sets of perceptions: 1) about teaching profession and teacher’s role, indicating simplified visions about the necessary skills for teaching practice; 2) about physic teaching, indicating that it should be related to everyday life and avoid using math too much and; 3) about educational technologies  integration, evidencing little situated integration perspectives. These results reinforce the need to support the technological, pedagogical content knowledges (TPACK) formation and integration in teacher education.Este artigo analisa as percepções de licenciandos de física sobre aspectos tecnológicos, pedagógicos e de conteúdo, de maneira a contribuir para a pesquisa e a prática da formação docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual foram realizadas entrevistas com 12 alunos finalistas da licenciatura em física de um Instituto Federal, cujos resultados foram abordados com base na análise temática de conteúdo. Os resultados apontaram para três conjuntos de percepções: 1) sobre a profissão docente e o papel do professor, indicando visões simplificadas sobre as habilidades necessárias para a prática docente; 2) sobre o ensino de física, indicando que deveria estar relacionado ao cotidiano e evitar a matematização de conceitos físicos em demasia e 3) sobre a integração de tecnologias educacionais, evidenciando poucas perspectivas de integração tecnológica situada. Esses resultados reforçam a necessidade de facilitar a construção e a integração entre conhecimentos tecnológicos, pedagógicos e de conteúdo (TPACK) no âmbito da formação docente.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2021-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/134310.36524/dect.v10i2.1343Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 10 n. 2 (2020): 2020 - Edição Especial Dinter2236-215010.36524/dect.v10i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1343/767Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessTeodoro do Prado, Ramonde Fátima Wardenski, RosilaineGonçalves Berruezo, LaísRabetti Giannella, Taís2021-09-09T09:36:10Zoai::article/1343Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:10.758588Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS SOBRE ASPECTOS TECNOLÓGICOS, PEDAGÓGICOS E DE CONTEÚDO NO ENSINO DE FÍSICA: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
title PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS SOBRE ASPECTOS TECNOLÓGICOS, PEDAGÓGICOS E DE CONTEÚDO NO ENSINO DE FÍSICA: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
spellingShingle PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS SOBRE ASPECTOS TECNOLÓGICOS, PEDAGÓGICOS E DE CONTEÚDO NO ENSINO DE FÍSICA: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Teodoro do Prado, Ramon
Ensino de Física
Formação Inicial de Professores
Tecnologias na Educação
Physics Education
Pre-service Teaching Education
Technologies in Education
title_short PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS SOBRE ASPECTOS TECNOLÓGICOS, PEDAGÓGICOS E DE CONTEÚDO NO ENSINO DE FÍSICA: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
title_full PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS SOBRE ASPECTOS TECNOLÓGICOS, PEDAGÓGICOS E DE CONTEÚDO NO ENSINO DE FÍSICA: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
title_fullStr PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS SOBRE ASPECTOS TECNOLÓGICOS, PEDAGÓGICOS E DE CONTEÚDO NO ENSINO DE FÍSICA: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
title_full_unstemmed PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS SOBRE ASPECTOS TECNOLÓGICOS, PEDAGÓGICOS E DE CONTEÚDO NO ENSINO DE FÍSICA: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
title_sort PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS SOBRE ASPECTOS TECNOLÓGICOS, PEDAGÓGICOS E DE CONTEÚDO NO ENSINO DE FÍSICA: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
author Teodoro do Prado, Ramon
author_facet Teodoro do Prado, Ramon
de Fátima Wardenski, Rosilaine
Gonçalves Berruezo, Laís
Rabetti Giannella, Taís
author_role author
author2 de Fátima Wardenski, Rosilaine
Gonçalves Berruezo, Laís
Rabetti Giannella, Taís
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teodoro do Prado, Ramon
de Fátima Wardenski, Rosilaine
Gonçalves Berruezo, Laís
Rabetti Giannella, Taís
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Formação Inicial de Professores
Tecnologias na Educação
Physics Education
Pre-service Teaching Education
Technologies in Education
topic Ensino de Física
Formação Inicial de Professores
Tecnologias na Educação
Physics Education
Pre-service Teaching Education
Technologies in Education
description This paper analyses physic pre-service teachers’ perceptions about technological, pedagogical and content aspects, aiming at contribute to research. It was realized interviews with 12 last year students from a graduating course for physic teacher education, analysed based on thematic content analysis. This is a qualitative research whose results point to three sets of perceptions: 1) about teaching profession and teacher’s role, indicating simplified visions about the necessary skills for teaching practice; 2) about physic teaching, indicating that it should be related to everyday life and avoid using math too much and; 3) about educational technologies  integration, evidencing little situated integration perspectives. These results reinforce the need to support the technological, pedagogical content knowledges (TPACK) formation and integration in teacher education.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1343
10.36524/dect.v10i2.1343
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1343
identifier_str_mv 10.36524/dect.v10i2.1343
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1343/767
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 10 n. 2 (2020): 2020 - Edição Especial Dinter
2236-2150
10.36524/dect.v10i2
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948028906733568