RESGATE DA MEMÓRIA DOS PERSEGUIDOS POLÍTICOS NO BRASIL: CURRICULOS E SABERES EMANCIPATÓRIOS
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/273 |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta reflexões acerca da importância do resgate da memória em torno da resistência ao regime militar no Brasil como um elemento fundamental na construção de uma educação emancipatória. Para que possa efetivar a justiça transicional em nosso país o caminho passaria por um novo projeto educativo, não necessariamente escolar, em que as memórias reveladas possam ter espaços de visibilidade e compor os horizontes de sentido histórico das novas gerações.Assim, a pergunta que norteia o presente artigo é: De que forma um projeto educativo emancipatório utilizaria a memória como fator de potencialização da tomada de consciência dos indivíduos? |
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RESGATE DA MEMÓRIA DOS PERSEGUIDOS POLÍTICOS NO BRASIL: CURRICULOS E SABERES EMANCIPATÓRIOSCurrículoperseguidos políticosmemóriaeducaçãodireitosEsta pesquisa apresenta reflexões acerca da importância do resgate da memória em torno da resistência ao regime militar no Brasil como um elemento fundamental na construção de uma educação emancipatória. Para que possa efetivar a justiça transicional em nosso país o caminho passaria por um novo projeto educativo, não necessariamente escolar, em que as memórias reveladas possam ter espaços de visibilidade e compor os horizontes de sentido histórico das novas gerações.Assim, a pergunta que norteia o presente artigo é: De que forma um projeto educativo emancipatório utilizaria a memória como fator de potencialização da tomada de consciência dos indivíduos?Instituto Federal do Espírito Santo2019-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/27310.36524/ric.v5i1.273Revista Ifes Ciência ; v. 5 n. 1 (2019): Revista Ifes Ciência - ISSN 2359-4799; 137-1472359-479910.36524/ric.v5i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/273/246Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência info:eu-repo/semantics/openAccessMacedo, Yuri MiguelFrancischetto, Gilsilene Passon Picoretti2019-12-05T14:41:15Zoai::article/273Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:35.108087Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
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