LICENCIATURAS INTEGRADAS AO CAMPO EPISTÊMICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: : DINÂMICA E POSSIBILIDADES POR MEIO DO PIBID NO IFRN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/672 |
Resumo: | A temática do estudo é a formação inicial docente. O objetivo é refletir sobre o fortalecimento das práxis de formação nas licenciaturas do IFRN, mediante a dinâmica do PIBID na relação com as escolas da Rede Estadual de Educação no Rio Grande do Norte, e a aprendizagem dos licenciandos sobre o campo epistêmico da educação profissional. Metodologicamente, o artigo privilegia a revisão bibliográfica e a análise documental. Os resultados apontam que o PIBID qualificou a formação dos licenciandos do IFRN, antecipando a prática docente por meio de experiências metodológicas, tecnológicas, inovadoras, contextuais e interdisciplinares; e que, no IFRN, o Programa alargou os espaços de diálogo e de aprendizagem sobre o campo epistêmico da educação profissional em uma perspectiva transformadora. |
id |
IFES-1_31756015d597828c821b185fb40d152e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/672 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
LICENCIATURAS INTEGRADAS AO CAMPO EPISTÊMICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: : DINÂMICA E POSSIBILIDADES POR MEIO DO PIBID NO IFRNLicenciaturas. Educação Profissional. PIBID. IFRN.A temática do estudo é a formação inicial docente. O objetivo é refletir sobre o fortalecimento das práxis de formação nas licenciaturas do IFRN, mediante a dinâmica do PIBID na relação com as escolas da Rede Estadual de Educação no Rio Grande do Norte, e a aprendizagem dos licenciandos sobre o campo epistêmico da educação profissional. Metodologicamente, o artigo privilegia a revisão bibliográfica e a análise documental. Os resultados apontam que o PIBID qualificou a formação dos licenciandos do IFRN, antecipando a prática docente por meio de experiências metodológicas, tecnológicas, inovadoras, contextuais e interdisciplinares; e que, no IFRN, o Programa alargou os espaços de diálogo e de aprendizagem sobre o campo epistêmico da educação profissional em uma perspectiva transformadora.EDIFES2020-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/67210.36524/profept.v4i2.672Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. 2 (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 174-1892594-482710.36524/profept.v4i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/672/543Copyright (c) 2020 Educação Profissional e Tecnológica em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, José Moisés Nunes daTavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento2021-02-02T22:39:10Zoai::article/672Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:17.794159Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LICENCIATURAS INTEGRADAS AO CAMPO EPISTÊMICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: : DINÂMICA E POSSIBILIDADES POR MEIO DO PIBID NO IFRN |
title |
LICENCIATURAS INTEGRADAS AO CAMPO EPISTÊMICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: : DINÂMICA E POSSIBILIDADES POR MEIO DO PIBID NO IFRN |
spellingShingle |
LICENCIATURAS INTEGRADAS AO CAMPO EPISTÊMICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: : DINÂMICA E POSSIBILIDADES POR MEIO DO PIBID NO IFRN Silva, José Moisés Nunes da Licenciaturas. Educação Profissional. PIBID. IFRN. |
title_short |
LICENCIATURAS INTEGRADAS AO CAMPO EPISTÊMICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: : DINÂMICA E POSSIBILIDADES POR MEIO DO PIBID NO IFRN |
title_full |
LICENCIATURAS INTEGRADAS AO CAMPO EPISTÊMICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: : DINÂMICA E POSSIBILIDADES POR MEIO DO PIBID NO IFRN |
title_fullStr |
LICENCIATURAS INTEGRADAS AO CAMPO EPISTÊMICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: : DINÂMICA E POSSIBILIDADES POR MEIO DO PIBID NO IFRN |
title_full_unstemmed |
LICENCIATURAS INTEGRADAS AO CAMPO EPISTÊMICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: : DINÂMICA E POSSIBILIDADES POR MEIO DO PIBID NO IFRN |
title_sort |
LICENCIATURAS INTEGRADAS AO CAMPO EPISTÊMICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: : DINÂMICA E POSSIBILIDADES POR MEIO DO PIBID NO IFRN |
author |
Silva, José Moisés Nunes da |
author_facet |
Silva, José Moisés Nunes da Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento |
author_role |
author |
author2 |
Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, José Moisés Nunes da Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Licenciaturas. Educação Profissional. PIBID. IFRN. |
topic |
Licenciaturas. Educação Profissional. PIBID. IFRN. |
description |
A temática do estudo é a formação inicial docente. O objetivo é refletir sobre o fortalecimento das práxis de formação nas licenciaturas do IFRN, mediante a dinâmica do PIBID na relação com as escolas da Rede Estadual de Educação no Rio Grande do Norte, e a aprendizagem dos licenciandos sobre o campo epistêmico da educação profissional. Metodologicamente, o artigo privilegia a revisão bibliográfica e a análise documental. Os resultados apontam que o PIBID qualificou a formação dos licenciandos do IFRN, antecipando a prática docente por meio de experiências metodológicas, tecnológicas, inovadoras, contextuais e interdisciplinares; e que, no IFRN, o Programa alargou os espaços de diálogo e de aprendizagem sobre o campo epistêmico da educação profissional em uma perspectiva transformadora. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/672 10.36524/profept.v4i2.672 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/672 |
identifier_str_mv |
10.36524/profept.v4i2.672 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/672/543 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Educação Profissional e Tecnológica em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Educação Profissional e Tecnológica em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. 2 (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 174-189 2594-4827 10.36524/profept.v4i2 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948029449895936 |