LICENCIATURAS INTEGRADAS AO CAMPO EPISTÊMICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: : DINÂMICA E POSSIBILIDADES POR MEIO DO PIBID NO IFRN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, José Moisés Nunes da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/672
Resumo: A temática do estudo é a formação inicial docente. O objetivo é refletir sobre o fortalecimento das práxis de formação nas licenciaturas do IFRN, mediante a dinâmica do PIBID na relação com as escolas da Rede Estadual de Educação no Rio Grande do Norte, e a aprendizagem dos licenciandos sobre o campo epistêmico da educação profissional. Metodologicamente, o artigo privilegia a revisão bibliográfica e a análise documental. Os resultados apontam que o PIBID qualificou a formação dos licenciandos do IFRN, antecipando a prática docente por meio de experiências metodológicas, tecnológicas, inovadoras, contextuais e interdisciplinares; e que, no IFRN, o Programa alargou os espaços de diálogo e de aprendizagem sobre o campo epistêmico da educação profissional em uma perspectiva transformadora.
id IFES-1_31756015d597828c821b185fb40d152e
oai_identifier_str oai::article/672
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling LICENCIATURAS INTEGRADAS AO CAMPO EPISTÊMICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: : DINÂMICA E POSSIBILIDADES POR MEIO DO PIBID NO IFRNLicenciaturas. Educação Profissional. PIBID. IFRN.A temática do estudo é a formação inicial docente. O objetivo é refletir sobre o fortalecimento das práxis de formação nas licenciaturas do IFRN, mediante a dinâmica do PIBID na relação com as escolas da Rede Estadual de Educação no Rio Grande do Norte, e a aprendizagem dos licenciandos sobre o campo epistêmico da educação profissional. Metodologicamente, o artigo privilegia a revisão bibliográfica e a análise documental. Os resultados apontam que o PIBID qualificou a formação dos licenciandos do IFRN, antecipando a prática docente por meio de experiências metodológicas, tecnológicas, inovadoras, contextuais e interdisciplinares; e que, no IFRN, o Programa alargou os espaços de diálogo e de aprendizagem sobre o campo epistêmico da educação profissional em uma perspectiva transformadora.EDIFES2020-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/67210.36524/profept.v4i2.672Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. 2 (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 174-1892594-482710.36524/profept.v4i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/672/543Copyright (c) 2020 Educação Profissional e Tecnológica em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, José Moisés Nunes daTavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento2021-02-02T22:39:10Zoai::article/672Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:17.794159Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv LICENCIATURAS INTEGRADAS AO CAMPO EPISTÊMICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: : DINÂMICA E POSSIBILIDADES POR MEIO DO PIBID NO IFRN
title LICENCIATURAS INTEGRADAS AO CAMPO EPISTÊMICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: : DINÂMICA E POSSIBILIDADES POR MEIO DO PIBID NO IFRN
spellingShingle LICENCIATURAS INTEGRADAS AO CAMPO EPISTÊMICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: : DINÂMICA E POSSIBILIDADES POR MEIO DO PIBID NO IFRN
Silva, José Moisés Nunes da
Licenciaturas. Educação Profissional. PIBID. IFRN.
title_short LICENCIATURAS INTEGRADAS AO CAMPO EPISTÊMICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: : DINÂMICA E POSSIBILIDADES POR MEIO DO PIBID NO IFRN
title_full LICENCIATURAS INTEGRADAS AO CAMPO EPISTÊMICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: : DINÂMICA E POSSIBILIDADES POR MEIO DO PIBID NO IFRN
title_fullStr LICENCIATURAS INTEGRADAS AO CAMPO EPISTÊMICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: : DINÂMICA E POSSIBILIDADES POR MEIO DO PIBID NO IFRN
title_full_unstemmed LICENCIATURAS INTEGRADAS AO CAMPO EPISTÊMICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: : DINÂMICA E POSSIBILIDADES POR MEIO DO PIBID NO IFRN
title_sort LICENCIATURAS INTEGRADAS AO CAMPO EPISTÊMICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: : DINÂMICA E POSSIBILIDADES POR MEIO DO PIBID NO IFRN
author Silva, José Moisés Nunes da
author_facet Silva, José Moisés Nunes da
Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento
author_role author
author2 Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, José Moisés Nunes da
Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Licenciaturas. Educação Profissional. PIBID. IFRN.
topic Licenciaturas. Educação Profissional. PIBID. IFRN.
description A temática do estudo é a formação inicial docente. O objetivo é refletir sobre o fortalecimento das práxis de formação nas licenciaturas do IFRN, mediante a dinâmica do PIBID na relação com as escolas da Rede Estadual de Educação no Rio Grande do Norte, e a aprendizagem dos licenciandos sobre o campo epistêmico da educação profissional. Metodologicamente, o artigo privilegia a revisão bibliográfica e a análise documental. Os resultados apontam que o PIBID qualificou a formação dos licenciandos do IFRN, antecipando a prática docente por meio de experiências metodológicas, tecnológicas, inovadoras, contextuais e interdisciplinares; e que, no IFRN, o Programa alargou os espaços de diálogo e de aprendizagem sobre o campo epistêmico da educação profissional em uma perspectiva transformadora.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/672
10.36524/profept.v4i2.672
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/672
identifier_str_mv 10.36524/profept.v4i2.672
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/672/543
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. 2 (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 174-189
2594-4827
10.36524/profept.v4i2
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948029449895936