EDITORIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quezada Meireles Leite, Sidnei
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
DOI: 10.36524/dect.v6i01.142
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/142
Resumo: Em agosto de 2011, o Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) iniciou suas atividades após aprovação da CAPES na área de Ensino (área 46) desenvolvendo estudos sobre metodologias educacionais, teorias de aprendizagem, formação de professores, uso de espaços de educação não formal, práticas pedagógicas abordando sustentabilidade, diversidades e inclusão social no contexto da educação básica, história e memórias de práticas e pessoas relacionadas ao ensino de ciências da natureza e matemática. Já em fevereiro de 2016, imbuídos do espírito contagiante do Programa Educimat, um grupo de professores iniciou um projeto pedagógico voltado para o ensino de humanidades – nasceu o Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) também da área 46 da CAPES, área de Ensino. Da mesma forma que o Educimat aborda o contexto da educação científica, o PPGEH aborda estudos sobre metodologias educacionais, teorias de aprendizagem, formação de professores, uso de espaços de educação não formal, práticas pedagógicas abordando sustentabilidade, diversidades e inclusão social no contexto do ensino de história, geografia, filosofia, sociologia, artes e línguas. A presença de alguns investigadores nas duas áreas Ensino desenvolvidas nos programa Educimat e PPGEH, produziram articulações impactaram na visão da Revista Eletrônica DECT, a qual muito gentilmente abraçou o horizonte de estudos científicos e tecnológicos no campo do ensino de humanidades. A criação desses dois programas foi uma conquista do Ifes e do Estado do Espírito Santo, para ampliar a formação de pessoas qualificadas e mentes criativas para pensar, planejar e executar projetos voltados para a educação básica e a formação de professores, sobretudo, para as regiões norte e sul do estado do Estado do Espírito Santo, norte do Rio de Janeiro, Sul da Bahia e nordeste do Estado do Minas Gerais. O número 1 de 2016 (volume 6) da Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica reúne artigos que tratam de propostas inovadoras de ensino, estudos sobre tecnologias educacionais e formação de professores no contexto da educação básica. Uma parte dos artigos desse número é remanescente da apresentação de trabalhos completos no 6o Simpósio Educação e Comunicação, realizado durante o 4º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, em Aracaju – Brasil, nas instalações da UTiradentes, de 5 a 7 de agosto de 2015, além de outros artigos submetidos no portal da Revista DECT em 2015. Alguns dos trabalhos foram realizados em programas de pós-graduação stricto sensu da área de Ensino e da Educação, desenvolvidos tanto em instituições nacionais como, também, em instituições internacionais. No ano de 2016, a Revista DECT aumentou a sua periodicidade passando a ser trimestral, com números em março, junho, setembro e dezembro. Os trabalhos reúnem artigos científicos (empírico, experimental ou teórico) e ensaios, concentrados em seis eixos da revista científica, a saber: (a) Ensino de Ciências e Matemática; (b) Ensino de Humanidades; (c) Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica; (d) Tecnologias Educacionais e Recursos Didáticos; (e) Educação Profissional e Tecnológica; e (f) Diversidades e Inclusão Social. Também cadastramos a revista DECT no sistema Diadorim (Brasil) e já se encontra no banco de dados do Google Acadêmico, para melhorar o processo de busca por artigos nos aplicativos como Google, Bing e Yahoo. Agradecemos a colaboração do Comitê Científico e dos Consultores ad hoc que dedicaram um pouco de seu tempo na avaliação dos artigos. Esperamos que os leitores aproveitem este número da Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica.
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