CRIATIVIDADE E PROPRIEDADE INTELECTUAL NO MESTRADO PROFISSIONAL:: PROPOSIÇÕES PARA O FOMENTO DA INOVAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos Cerqueira Pitanga, Viviane
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: de Sousa Pereira-Guizzo, Camila, Dantas Viana Barbosa, Josiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1066
Resumo: Este estudo analisou as semelhanças e diferenças no relato sobre barreiras à criatividade e conhecimento do tema propriedade intelectual de discentes e egressos de um mestrado profissional, que tem como foco a inovação. Participaram 28 pessoas, que se dividiram em três grupos: discentes iniciantes; os mesmos discentes após um ano de curso; e egressos. Os resultados não apontaram diferenças estatisticamente significativas quanto às barreiras à criatividade. No tema propriedade intelectual, houve diferenças significativas entre os grupos em poucos itens. Esses resultados trouxeram contribuições para o mestrado profissional, como a inserção de duas disciplinas na matriz curricular a fim de favorecer a habilidade criativa e a formação de agentes indutores de inovações no sistema produtivo.
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