CRIATIVIDADE E PROPRIEDADE INTELECTUAL NO MESTRADO PROFISSIONAL:: PROPOSIÇÕES PARA O FOMENTO DA INOVAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1066 |
Resumo: | Este estudo analisou as semelhanças e diferenças no relato sobre barreiras à criatividade e conhecimento do tema propriedade intelectual de discentes e egressos de um mestrado profissional, que tem como foco a inovação. Participaram 28 pessoas, que se dividiram em três grupos: discentes iniciantes; os mesmos discentes após um ano de curso; e egressos. Os resultados não apontaram diferenças estatisticamente significativas quanto às barreiras à criatividade. No tema propriedade intelectual, houve diferenças significativas entre os grupos em poucos itens. Esses resultados trouxeram contribuições para o mestrado profissional, como a inserção de duas disciplinas na matriz curricular a fim de favorecer a habilidade criativa e a formação de agentes indutores de inovações no sistema produtivo. |
id |
IFES-1_456a534b92fc400763525a69a326041b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/1066 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
CRIATIVIDADE E PROPRIEDADE INTELECTUAL NO MESTRADO PROFISSIONAL:: PROPOSIÇÕES PARA O FOMENTO DA INOVAÇÃOcriatividadepropriedade intelectualpós-graduaçãoinovaçãoEste estudo analisou as semelhanças e diferenças no relato sobre barreiras à criatividade e conhecimento do tema propriedade intelectual de discentes e egressos de um mestrado profissional, que tem como foco a inovação. Participaram 28 pessoas, que se dividiram em três grupos: discentes iniciantes; os mesmos discentes após um ano de curso; e egressos. Os resultados não apontaram diferenças estatisticamente significativas quanto às barreiras à criatividade. No tema propriedade intelectual, houve diferenças significativas entre os grupos em poucos itens. Esses resultados trouxeram contribuições para o mestrado profissional, como a inserção de duas disciplinas na matriz curricular a fim de favorecer a habilidade criativa e a formação de agentes indutores de inovações no sistema produtivo.EDIFES2023-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/106610.36524/profept.v6i3.1066Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 6 n. 3 (2022): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 44-592594-482710.36524/profept.v6i3reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1066/999Copyright (c) 2023 Viviane Bastos Cerqueira Pitanga, Camila de Sousa Pereira-Guizzo, Josiane Dantas Viana Barbosahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBastos Cerqueira Pitanga, Vivianede Sousa Pereira-Guizzo, CamilaDantas Viana Barbosa, Josiane2023-03-31T19:09:00Zoai::article/1066Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:20.150308Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CRIATIVIDADE E PROPRIEDADE INTELECTUAL NO MESTRADO PROFISSIONAL:: PROPOSIÇÕES PARA O FOMENTO DA INOVAÇÃO |
title |
CRIATIVIDADE E PROPRIEDADE INTELECTUAL NO MESTRADO PROFISSIONAL:: PROPOSIÇÕES PARA O FOMENTO DA INOVAÇÃO |
spellingShingle |
CRIATIVIDADE E PROPRIEDADE INTELECTUAL NO MESTRADO PROFISSIONAL:: PROPOSIÇÕES PARA O FOMENTO DA INOVAÇÃO Bastos Cerqueira Pitanga, Viviane criatividade propriedade intelectual pós-graduação inovação |
title_short |
CRIATIVIDADE E PROPRIEDADE INTELECTUAL NO MESTRADO PROFISSIONAL:: PROPOSIÇÕES PARA O FOMENTO DA INOVAÇÃO |
title_full |
CRIATIVIDADE E PROPRIEDADE INTELECTUAL NO MESTRADO PROFISSIONAL:: PROPOSIÇÕES PARA O FOMENTO DA INOVAÇÃO |
title_fullStr |
CRIATIVIDADE E PROPRIEDADE INTELECTUAL NO MESTRADO PROFISSIONAL:: PROPOSIÇÕES PARA O FOMENTO DA INOVAÇÃO |
title_full_unstemmed |
CRIATIVIDADE E PROPRIEDADE INTELECTUAL NO MESTRADO PROFISSIONAL:: PROPOSIÇÕES PARA O FOMENTO DA INOVAÇÃO |
title_sort |
CRIATIVIDADE E PROPRIEDADE INTELECTUAL NO MESTRADO PROFISSIONAL:: PROPOSIÇÕES PARA O FOMENTO DA INOVAÇÃO |
author |
Bastos Cerqueira Pitanga, Viviane |
author_facet |
Bastos Cerqueira Pitanga, Viviane de Sousa Pereira-Guizzo, Camila Dantas Viana Barbosa, Josiane |
author_role |
author |
author2 |
de Sousa Pereira-Guizzo, Camila Dantas Viana Barbosa, Josiane |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bastos Cerqueira Pitanga, Viviane de Sousa Pereira-Guizzo, Camila Dantas Viana Barbosa, Josiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
criatividade propriedade intelectual pós-graduação inovação |
topic |
criatividade propriedade intelectual pós-graduação inovação |
description |
Este estudo analisou as semelhanças e diferenças no relato sobre barreiras à criatividade e conhecimento do tema propriedade intelectual de discentes e egressos de um mestrado profissional, que tem como foco a inovação. Participaram 28 pessoas, que se dividiram em três grupos: discentes iniciantes; os mesmos discentes após um ano de curso; e egressos. Os resultados não apontaram diferenças estatisticamente significativas quanto às barreiras à criatividade. No tema propriedade intelectual, houve diferenças significativas entre os grupos em poucos itens. Esses resultados trouxeram contribuições para o mestrado profissional, como a inserção de duas disciplinas na matriz curricular a fim de favorecer a habilidade criativa e a formação de agentes indutores de inovações no sistema produtivo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1066 10.36524/profept.v6i3.1066 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1066 |
identifier_str_mv |
10.36524/profept.v6i3.1066 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1066/999 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 6 n. 3 (2022): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 44-59 2594-4827 10.36524/profept.v6i3 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948029753982976 |