AS GESTICULAÇÕES DOS ESTUDANTES EM LABORATÓRIO DE QUÍMICA E SUA INTERPRETAÇÃO BASEADA NA SEMIÓTICA PEIRCEANA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Naves Cocco Salvadego, Wanda
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Laburú, Carlos Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/154
Resumo: Este trabalho é parte de uma tese de doutorado que investiga quais os sentidos que as gesticulações dos estudantes transmitem em relação à aprendizagem dos conceitos envolvidos em atividades experimentais de química e interpreta essas gesticulações por meio de um instrumento semiótico baseado na reinterpretação de uma leitura da Teoria semiótica peirciana. A pesquisa é qualitativa e descritiva, com estudantes do ensino médio Técnico em Química, do segundo e terceiro ciclo do Ensino Subsequente do Noroeste do Estado do Paraná. Do ponto de vista da importância pedagógica, a gesticulação sintetiza duas dimensões a serem atendidas: a cognitiva e a avaliativa processual, de interesse deste trabalho. Os resultados indicam a necessidade de se tornar mais conhecidos instrumentos pedagógicos como o que avaliamos neste trabalho para que o ensino-aprendizagem, no nosso caso especial, em laboratório, possa ser feito de forma mais imediata e efetiva.
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