Percepções de professores que ensinam Matemática: o que medir?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/694 |
Resumo: | Este relato de experiência tem intuito de compartilhar uma ação desenvolvida em um curso de formação continuada de professores que ensinam Matemática no município de Cariacica - Estado do Espírito Santo. O curso faz parte das ações de extensão do Grupo de Estudos e Pesquisa de Educação Matemática do Espírito Santo e de uma pesquisa do Programa de Mestrado Profissional em Educação Ciências e Matemática do Ifes. A metodologia do curso propõe iniciar com questões disparadoras de forma a captar percepções dos participantes em relação ao conceito trabalhado, nesse caso do campo “Grandezas e Medidas”. A partir de questões disparadoras propusemos discussões coletivas, e colaborativamente elaboramos uma lista de percepções com os professores. Embasados nos estudos de Shulman, Davis e Bellemain, verificamos percepções (re)significadas durante as discussões, proporcionando uma nova compreensão da estrutura de conceitos do campo “Grandezas e Medidas”, com vistas ao ensino. |
id |
IFES-1_4b0bf6deb7bd61bba6f74a8abdbb5d81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/694 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepções de professores que ensinam Matemática: o que medir?Saberes Docentes. Formação Continuada. Investigação de Conceito. Matemática para o ensino. Grandezas e Medidas.Este relato de experiência tem intuito de compartilhar uma ação desenvolvida em um curso de formação continuada de professores que ensinam Matemática no município de Cariacica - Estado do Espírito Santo. O curso faz parte das ações de extensão do Grupo de Estudos e Pesquisa de Educação Matemática do Espírito Santo e de uma pesquisa do Programa de Mestrado Profissional em Educação Ciências e Matemática do Ifes. A metodologia do curso propõe iniciar com questões disparadoras de forma a captar percepções dos participantes em relação ao conceito trabalhado, nesse caso do campo “Grandezas e Medidas”. A partir de questões disparadoras propusemos discussões coletivas, e colaborativamente elaboramos uma lista de percepções com os professores. Embasados nos estudos de Shulman, Davis e Bellemain, verificamos percepções (re)significadas durante as discussões, proporcionando uma nova compreensão da estrutura de conceitos do campo “Grandezas e Medidas”, com vistas ao ensino.EDIFES2020-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/69410.36524/saladeaula.v9i1.694Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 9 n. 1 (2020): Relatos e Reflexões do Ensino Presencial e Virtual; 26-372316-729710.36524/saladeaula.v9i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/694/494Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPozzi de Moraes Campos, AyandaraAuxiliadora Vilela Paiva, Maria 2020-12-24T03:53:02Zoai::article/694Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:53.058394Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções de professores que ensinam Matemática: o que medir? |
title |
Percepções de professores que ensinam Matemática: o que medir? |
spellingShingle |
Percepções de professores que ensinam Matemática: o que medir? Pozzi de Moraes Campos, Ayandara Saberes Docentes. Formação Continuada. Investigação de Conceito. Matemática para o ensino. Grandezas e Medidas. |
title_short |
Percepções de professores que ensinam Matemática: o que medir? |
title_full |
Percepções de professores que ensinam Matemática: o que medir? |
title_fullStr |
Percepções de professores que ensinam Matemática: o que medir? |
title_full_unstemmed |
Percepções de professores que ensinam Matemática: o que medir? |
title_sort |
Percepções de professores que ensinam Matemática: o que medir? |
author |
Pozzi de Moraes Campos, Ayandara |
author_facet |
Pozzi de Moraes Campos, Ayandara Auxiliadora Vilela Paiva, Maria |
author_role |
author |
author2 |
Auxiliadora Vilela Paiva, Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pozzi de Moraes Campos, Ayandara Auxiliadora Vilela Paiva, Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saberes Docentes. Formação Continuada. Investigação de Conceito. Matemática para o ensino. Grandezas e Medidas. |
topic |
Saberes Docentes. Formação Continuada. Investigação de Conceito. Matemática para o ensino. Grandezas e Medidas. |
description |
Este relato de experiência tem intuito de compartilhar uma ação desenvolvida em um curso de formação continuada de professores que ensinam Matemática no município de Cariacica - Estado do Espírito Santo. O curso faz parte das ações de extensão do Grupo de Estudos e Pesquisa de Educação Matemática do Espírito Santo e de uma pesquisa do Programa de Mestrado Profissional em Educação Ciências e Matemática do Ifes. A metodologia do curso propõe iniciar com questões disparadoras de forma a captar percepções dos participantes em relação ao conceito trabalhado, nesse caso do campo “Grandezas e Medidas”. A partir de questões disparadoras propusemos discussões coletivas, e colaborativamente elaboramos uma lista de percepções com os professores. Embasados nos estudos de Shulman, Davis e Bellemain, verificamos percepções (re)significadas durante as discussões, proporcionando uma nova compreensão da estrutura de conceitos do campo “Grandezas e Medidas”, com vistas ao ensino. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/694 10.36524/saladeaula.v9i1.694 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/694 |
identifier_str_mv |
10.36524/saladeaula.v9i1.694 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/694/494 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 9 n. 1 (2020): Relatos e Reflexões do Ensino Presencial e Virtual; 26-37 2316-7297 10.36524/saladeaula.v9i1 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948026961625088 |