Percepções de professores que ensinam Matemática: o que medir?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pozzi de Moraes Campos, Ayandara
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Auxiliadora Vilela Paiva, Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/694
Resumo: Este relato de experiência tem intuito de compartilhar uma ação desenvolvida em um curso de formação continuada de professores que ensinam Matemática no município de Cariacica - Estado do Espírito Santo. O curso faz parte das ações de extensão do Grupo de Estudos e Pesquisa de Educação Matemática do Espírito Santo e de uma pesquisa do Programa de Mestrado Profissional em Educação Ciências e Matemática do Ifes. A metodologia do curso propõe iniciar com questões disparadoras de forma a captar percepções dos participantes em relação ao conceito trabalhado, nesse caso do campo “Grandezas e Medidas”. A partir de questões disparadoras propusemos discussões coletivas, e colaborativamente elaboramos uma lista de percepções com os professores. Embasados nos estudos de Shulman, Davis e Bellemain, verificamos percepções (re)significadas durante as discussões, proporcionando uma nova compreensão da estrutura de conceitos do campo “Grandezas e Medidas”, com vistas ao ensino.
id IFES-1_4b0bf6deb7bd61bba6f74a8abdbb5d81
oai_identifier_str oai::article/694
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling Percepções de professores que ensinam Matemática: o que medir?Saberes Docentes. Formação Continuada. Investigação de Conceito. Matemática para o ensino. Grandezas e Medidas.Este relato de experiência tem intuito de compartilhar uma ação desenvolvida em um curso de formação continuada de professores que ensinam Matemática no município de Cariacica - Estado do Espírito Santo. O curso faz parte das ações de extensão do Grupo de Estudos e Pesquisa de Educação Matemática do Espírito Santo e de uma pesquisa do Programa de Mestrado Profissional em Educação Ciências e Matemática do Ifes. A metodologia do curso propõe iniciar com questões disparadoras de forma a captar percepções dos participantes em relação ao conceito trabalhado, nesse caso do campo “Grandezas e Medidas”. A partir de questões disparadoras propusemos discussões coletivas, e colaborativamente elaboramos uma lista de percepções com os professores. Embasados nos estudos de Shulman, Davis e Bellemain, verificamos percepções (re)significadas durante as discussões, proporcionando uma nova compreensão da estrutura de conceitos do campo “Grandezas e Medidas”, com vistas ao ensino.EDIFES2020-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/69410.36524/saladeaula.v9i1.694Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 9 n. 1 (2020): Relatos e Reflexões do Ensino Presencial e Virtual; 26-372316-729710.36524/saladeaula.v9i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/694/494Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPozzi de Moraes Campos, AyandaraAuxiliadora Vilela Paiva, Maria 2020-12-24T03:53:02Zoai::article/694Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:53.058394Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções de professores que ensinam Matemática: o que medir?
title Percepções de professores que ensinam Matemática: o que medir?
spellingShingle Percepções de professores que ensinam Matemática: o que medir?
Pozzi de Moraes Campos, Ayandara
Saberes Docentes. Formação Continuada. Investigação de Conceito. Matemática para o ensino. Grandezas e Medidas.
title_short Percepções de professores que ensinam Matemática: o que medir?
title_full Percepções de professores que ensinam Matemática: o que medir?
title_fullStr Percepções de professores que ensinam Matemática: o que medir?
title_full_unstemmed Percepções de professores que ensinam Matemática: o que medir?
title_sort Percepções de professores que ensinam Matemática: o que medir?
author Pozzi de Moraes Campos, Ayandara
author_facet Pozzi de Moraes Campos, Ayandara
Auxiliadora Vilela Paiva, Maria
author_role author
author2 Auxiliadora Vilela Paiva, Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pozzi de Moraes Campos, Ayandara
Auxiliadora Vilela Paiva, Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes Docentes. Formação Continuada. Investigação de Conceito. Matemática para o ensino. Grandezas e Medidas.
topic Saberes Docentes. Formação Continuada. Investigação de Conceito. Matemática para o ensino. Grandezas e Medidas.
description Este relato de experiência tem intuito de compartilhar uma ação desenvolvida em um curso de formação continuada de professores que ensinam Matemática no município de Cariacica - Estado do Espírito Santo. O curso faz parte das ações de extensão do Grupo de Estudos e Pesquisa de Educação Matemática do Espírito Santo e de uma pesquisa do Programa de Mestrado Profissional em Educação Ciências e Matemática do Ifes. A metodologia do curso propõe iniciar com questões disparadoras de forma a captar percepções dos participantes em relação ao conceito trabalhado, nesse caso do campo “Grandezas e Medidas”. A partir de questões disparadoras propusemos discussões coletivas, e colaborativamente elaboramos uma lista de percepções com os professores. Embasados nos estudos de Shulman, Davis e Bellemain, verificamos percepções (re)significadas durante as discussões, proporcionando uma nova compreensão da estrutura de conceitos do campo “Grandezas e Medidas”, com vistas ao ensino.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/694
10.36524/saladeaula.v9i1.694
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/694
identifier_str_mv 10.36524/saladeaula.v9i1.694
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/694/494
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 9 n. 1 (2020): Relatos e Reflexões do Ensino Presencial e Virtual; 26-37
2316-7297
10.36524/saladeaula.v9i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948026961625088