Formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais: espaço de (re)construção de saberes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Rosimere da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/9071
Resumo: O Ensino da Matemática tem sido alvo de críticas, uma vez que os índices das avaliações externas (ANA, SAEB), que medem o desempenho dos estudantes nesta disciplina, vem se mostrando insatisfatório. Acredita-se que a formação continuada dos professores possa atenuar essa realidade. Neste sentido, esta pesquisa se propõe a responder à seguinte pergunta: Quais as contribuições da formação continuada no processo de (re)construção dos saberes docentes de um grupo de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais? A referida pesquisa, desenvolvida no município de Caraá, RS, trata sobre os processos de elaboração, aplicação e análise de um curso de extensão que viabilizou a construção do produto educacional: “De professor para professor: Repensando o Ensino da Matemática nos anos iniciais através de atividades comentadas”. Em termos de metodologia, o estudo realiza uma abordagem de natureza qualitativa, caracterizada como uma pesquisa-ação, cujos instrumentos para coleta de informações se pautam em questionários, uso das mídias, diário de pesquisa, observação e roda de conversa. No que se refere ao Ensino da Matemática, o referencial teórico foi baseado nos autores Nacarato (2005 e 2013), Kamii (2012), Lorenzato (2012), Nacarato Mengali e Passos (2014) e nos documentos PCN (1997) e BNCC (2017). Quanto à formação continuada, o referencial teórico foi fundamentado nos autores: Shulman (1992), Nóvoa (1995), Nunes (2000), Curi (2005), Souza (2007 e 2014), Tardif (2014), entre outros. A partir da análise dos registros, chegou-se à conclusão de que os programas de formação continuada, quando estruturados de acordo com as reais necessidades do grupo ao qual se destina, podem promover a (re)construção dos saberes docentes e, consequentemente, mudanças significativas na postura do professor em sala de aula.
id FURG_519d9c3adbde4479abe58e9799c9b5a2
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/9071
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais: espaço de (re)construção de saberesEnsino de MatemáticaFormação ContinuadaSaberes docentesO Ensino da Matemática tem sido alvo de críticas, uma vez que os índices das avaliações externas (ANA, SAEB), que medem o desempenho dos estudantes nesta disciplina, vem se mostrando insatisfatório. Acredita-se que a formação continuada dos professores possa atenuar essa realidade. Neste sentido, esta pesquisa se propõe a responder à seguinte pergunta: Quais as contribuições da formação continuada no processo de (re)construção dos saberes docentes de um grupo de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais? A referida pesquisa, desenvolvida no município de Caraá, RS, trata sobre os processos de elaboração, aplicação e análise de um curso de extensão que viabilizou a construção do produto educacional: “De professor para professor: Repensando o Ensino da Matemática nos anos iniciais através de atividades comentadas”. Em termos de metodologia, o estudo realiza uma abordagem de natureza qualitativa, caracterizada como uma pesquisa-ação, cujos instrumentos para coleta de informações se pautam em questionários, uso das mídias, diário de pesquisa, observação e roda de conversa. No que se refere ao Ensino da Matemática, o referencial teórico foi baseado nos autores Nacarato (2005 e 2013), Kamii (2012), Lorenzato (2012), Nacarato Mengali e Passos (2014) e nos documentos PCN (1997) e BNCC (2017). Quanto à formação continuada, o referencial teórico foi fundamentado nos autores: Shulman (1992), Nóvoa (1995), Nunes (2000), Curi (2005), Souza (2007 e 2014), Tardif (2014), entre outros. A partir da análise dos registros, chegou-se à conclusão de que os programas de formação continuada, quando estruturados de acordo com as reais necessidades do grupo ao qual se destina, podem promover a (re)construção dos saberes docentes e, consequentemente, mudanças significativas na postura do professor em sala de aula.Jelinek, Karin RitterDias, Rosimere da Silva2020-09-25T14:43:04Z2020-09-25T14:43:04Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDIAS, Rosimere da Silva. Formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais: espaço de (re)construção de saberes . 2019. 86f. Dissertação ( Mestrado Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas ) - Instituto de Matemática, Estatística e Física, Universidade Federal do Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha, 2019.http://repositorio.furg.br/handle/1/9071porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-03-13T18:56:49Zoai:repositorio.furg.br:1/9071Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-03-13T18:56:49Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais: espaço de (re)construção de saberes
title Formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais: espaço de (re)construção de saberes
spellingShingle Formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais: espaço de (re)construção de saberes
Dias, Rosimere da Silva
Ensino de Matemática
Formação Continuada
Saberes docentes
title_short Formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais: espaço de (re)construção de saberes
title_full Formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais: espaço de (re)construção de saberes
title_fullStr Formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais: espaço de (re)construção de saberes
title_full_unstemmed Formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais: espaço de (re)construção de saberes
title_sort Formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais: espaço de (re)construção de saberes
author Dias, Rosimere da Silva
author_facet Dias, Rosimere da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jelinek, Karin Ritter
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Rosimere da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Matemática
Formação Continuada
Saberes docentes
topic Ensino de Matemática
Formação Continuada
Saberes docentes
description O Ensino da Matemática tem sido alvo de críticas, uma vez que os índices das avaliações externas (ANA, SAEB), que medem o desempenho dos estudantes nesta disciplina, vem se mostrando insatisfatório. Acredita-se que a formação continuada dos professores possa atenuar essa realidade. Neste sentido, esta pesquisa se propõe a responder à seguinte pergunta: Quais as contribuições da formação continuada no processo de (re)construção dos saberes docentes de um grupo de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais? A referida pesquisa, desenvolvida no município de Caraá, RS, trata sobre os processos de elaboração, aplicação e análise de um curso de extensão que viabilizou a construção do produto educacional: “De professor para professor: Repensando o Ensino da Matemática nos anos iniciais através de atividades comentadas”. Em termos de metodologia, o estudo realiza uma abordagem de natureza qualitativa, caracterizada como uma pesquisa-ação, cujos instrumentos para coleta de informações se pautam em questionários, uso das mídias, diário de pesquisa, observação e roda de conversa. No que se refere ao Ensino da Matemática, o referencial teórico foi baseado nos autores Nacarato (2005 e 2013), Kamii (2012), Lorenzato (2012), Nacarato Mengali e Passos (2014) e nos documentos PCN (1997) e BNCC (2017). Quanto à formação continuada, o referencial teórico foi fundamentado nos autores: Shulman (1992), Nóvoa (1995), Nunes (2000), Curi (2005), Souza (2007 e 2014), Tardif (2014), entre outros. A partir da análise dos registros, chegou-se à conclusão de que os programas de formação continuada, quando estruturados de acordo com as reais necessidades do grupo ao qual se destina, podem promover a (re)construção dos saberes docentes e, consequentemente, mudanças significativas na postura do professor em sala de aula.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-09-25T14:43:04Z
2020-09-25T14:43:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DIAS, Rosimere da Silva. Formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais: espaço de (re)construção de saberes . 2019. 86f. Dissertação ( Mestrado Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas ) - Instituto de Matemática, Estatística e Física, Universidade Federal do Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha, 2019.
http://repositorio.furg.br/handle/1/9071
identifier_str_mv DIAS, Rosimere da Silva. Formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais: espaço de (re)construção de saberes . 2019. 86f. Dissertação ( Mestrado Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas ) - Instituto de Matemática, Estatística e Física, Universidade Federal do Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha, 2019.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/9071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384361195012096