Formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais: espaço de (re)construção de saberes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/9071 |
Resumo: | O Ensino da Matemática tem sido alvo de críticas, uma vez que os índices das avaliações externas (ANA, SAEB), que medem o desempenho dos estudantes nesta disciplina, vem se mostrando insatisfatório. Acredita-se que a formação continuada dos professores possa atenuar essa realidade. Neste sentido, esta pesquisa se propõe a responder à seguinte pergunta: Quais as contribuições da formação continuada no processo de (re)construção dos saberes docentes de um grupo de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais? A referida pesquisa, desenvolvida no município de Caraá, RS, trata sobre os processos de elaboração, aplicação e análise de um curso de extensão que viabilizou a construção do produto educacional: “De professor para professor: Repensando o Ensino da Matemática nos anos iniciais através de atividades comentadas”. Em termos de metodologia, o estudo realiza uma abordagem de natureza qualitativa, caracterizada como uma pesquisa-ação, cujos instrumentos para coleta de informações se pautam em questionários, uso das mídias, diário de pesquisa, observação e roda de conversa. No que se refere ao Ensino da Matemática, o referencial teórico foi baseado nos autores Nacarato (2005 e 2013), Kamii (2012), Lorenzato (2012), Nacarato Mengali e Passos (2014) e nos documentos PCN (1997) e BNCC (2017). Quanto à formação continuada, o referencial teórico foi fundamentado nos autores: Shulman (1992), Nóvoa (1995), Nunes (2000), Curi (2005), Souza (2007 e 2014), Tardif (2014), entre outros. A partir da análise dos registros, chegou-se à conclusão de que os programas de formação continuada, quando estruturados de acordo com as reais necessidades do grupo ao qual se destina, podem promover a (re)construção dos saberes docentes e, consequentemente, mudanças significativas na postura do professor em sala de aula. |
id |
FURG_519d9c3adbde4479abe58e9799c9b5a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/9071 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais: espaço de (re)construção de saberesEnsino de MatemáticaFormação ContinuadaSaberes docentesO Ensino da Matemática tem sido alvo de críticas, uma vez que os índices das avaliações externas (ANA, SAEB), que medem o desempenho dos estudantes nesta disciplina, vem se mostrando insatisfatório. Acredita-se que a formação continuada dos professores possa atenuar essa realidade. Neste sentido, esta pesquisa se propõe a responder à seguinte pergunta: Quais as contribuições da formação continuada no processo de (re)construção dos saberes docentes de um grupo de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais? A referida pesquisa, desenvolvida no município de Caraá, RS, trata sobre os processos de elaboração, aplicação e análise de um curso de extensão que viabilizou a construção do produto educacional: “De professor para professor: Repensando o Ensino da Matemática nos anos iniciais através de atividades comentadas”. Em termos de metodologia, o estudo realiza uma abordagem de natureza qualitativa, caracterizada como uma pesquisa-ação, cujos instrumentos para coleta de informações se pautam em questionários, uso das mídias, diário de pesquisa, observação e roda de conversa. No que se refere ao Ensino da Matemática, o referencial teórico foi baseado nos autores Nacarato (2005 e 2013), Kamii (2012), Lorenzato (2012), Nacarato Mengali e Passos (2014) e nos documentos PCN (1997) e BNCC (2017). Quanto à formação continuada, o referencial teórico foi fundamentado nos autores: Shulman (1992), Nóvoa (1995), Nunes (2000), Curi (2005), Souza (2007 e 2014), Tardif (2014), entre outros. A partir da análise dos registros, chegou-se à conclusão de que os programas de formação continuada, quando estruturados de acordo com as reais necessidades do grupo ao qual se destina, podem promover a (re)construção dos saberes docentes e, consequentemente, mudanças significativas na postura do professor em sala de aula.Jelinek, Karin RitterDias, Rosimere da Silva2020-09-25T14:43:04Z2020-09-25T14:43:04Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDIAS, Rosimere da Silva. Formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais: espaço de (re)construção de saberes . 2019. 86f. Dissertação ( Mestrado Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas ) - Instituto de Matemática, Estatística e Física, Universidade Federal do Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha, 2019.http://repositorio.furg.br/handle/1/9071porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-03-13T18:56:49Zoai:repositorio.furg.br:1/9071Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-03-13T18:56:49Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais: espaço de (re)construção de saberes |
title |
Formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais: espaço de (re)construção de saberes |
spellingShingle |
Formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais: espaço de (re)construção de saberes Dias, Rosimere da Silva Ensino de Matemática Formação Continuada Saberes docentes |
title_short |
Formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais: espaço de (re)construção de saberes |
title_full |
Formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais: espaço de (re)construção de saberes |
title_fullStr |
Formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais: espaço de (re)construção de saberes |
title_full_unstemmed |
Formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais: espaço de (re)construção de saberes |
title_sort |
Formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais: espaço de (re)construção de saberes |
author |
Dias, Rosimere da Silva |
author_facet |
Dias, Rosimere da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Jelinek, Karin Ritter |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Rosimere da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Matemática Formação Continuada Saberes docentes |
topic |
Ensino de Matemática Formação Continuada Saberes docentes |
description |
O Ensino da Matemática tem sido alvo de críticas, uma vez que os índices das avaliações externas (ANA, SAEB), que medem o desempenho dos estudantes nesta disciplina, vem se mostrando insatisfatório. Acredita-se que a formação continuada dos professores possa atenuar essa realidade. Neste sentido, esta pesquisa se propõe a responder à seguinte pergunta: Quais as contribuições da formação continuada no processo de (re)construção dos saberes docentes de um grupo de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais? A referida pesquisa, desenvolvida no município de Caraá, RS, trata sobre os processos de elaboração, aplicação e análise de um curso de extensão que viabilizou a construção do produto educacional: “De professor para professor: Repensando o Ensino da Matemática nos anos iniciais através de atividades comentadas”. Em termos de metodologia, o estudo realiza uma abordagem de natureza qualitativa, caracterizada como uma pesquisa-ação, cujos instrumentos para coleta de informações se pautam em questionários, uso das mídias, diário de pesquisa, observação e roda de conversa. No que se refere ao Ensino da Matemática, o referencial teórico foi baseado nos autores Nacarato (2005 e 2013), Kamii (2012), Lorenzato (2012), Nacarato Mengali e Passos (2014) e nos documentos PCN (1997) e BNCC (2017). Quanto à formação continuada, o referencial teórico foi fundamentado nos autores: Shulman (1992), Nóvoa (1995), Nunes (2000), Curi (2005), Souza (2007 e 2014), Tardif (2014), entre outros. A partir da análise dos registros, chegou-se à conclusão de que os programas de formação continuada, quando estruturados de acordo com as reais necessidades do grupo ao qual se destina, podem promover a (re)construção dos saberes docentes e, consequentemente, mudanças significativas na postura do professor em sala de aula. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-09-25T14:43:04Z 2020-09-25T14:43:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DIAS, Rosimere da Silva. Formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais: espaço de (re)construção de saberes . 2019. 86f. Dissertação ( Mestrado Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas ) - Instituto de Matemática, Estatística e Física, Universidade Federal do Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha, 2019. http://repositorio.furg.br/handle/1/9071 |
identifier_str_mv |
DIAS, Rosimere da Silva. Formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais: espaço de (re)construção de saberes . 2019. 86f. Dissertação ( Mestrado Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas ) - Instituto de Matemática, Estatística e Física, Universidade Federal do Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha, 2019. |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/9071 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1807384361195012096 |