CIDADANIA E TRABALHO:: DESAFIOS E CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulon, Alessandra Ciambarella
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1856
Resumo: “Em toda a sociedade civilizada existem necessariamente duas classes de pessoas: a que tira sua subsistência da força de seus braços e a que vive de renda de suas propriedades ou do produto de funções onde o trabalho do espírito prepondera sobre o trabalho manual. A primeira é a classe operária; a segunda é aquela que eu chamaria de classe erudita. Os homens da classe operária têm desde cedo necessidade do trabalho de seus filhos. Essas crianças precisam adquirir desde cedo o conhecimento, sobretudo, o hábito e a tradição do trabalho penoso a que se destinam. Não podem, portanto, perder tempo na escola. (...) Os filhos da classe erudita, ao contrário, podem dedicar-se a estudar durante muito tempo; têm muita coisa a aprender para alcançar o que se espera deles no futuro. (...) Esses são fatos que não dependem de qualquer vontade humana; decorrem necessariamente da própria natureza dos homens e da sociedade.”[1] (grifos nossos)             Assim Antoine Destutt de Tracy, filósofo e político francês descrevia, no início do século XIX, mais precisamente em 1802, a função da Educação e, sobretudo da Educação Profissional. Sob a forma de um “destino manifesto”, pareciam claros e inexoráveis os papeis sociais a que cabiam os “filhos da classe operária” e os “filhos da classe erudita”, não só na dinâmica da educação como também na sociedade como um todo. [1] DESTUTT DE TRACY, Antoine (1802). In: GOMES, Carlos Minayo [et al]. Trabalho e conhecimento: dilemas na educação do trabalhador. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1987. p. 15.
id IFES-1_4b8569e9c896cd4070082a47ea365481
oai_identifier_str oai::article/1856
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling CIDADANIA E TRABALHO:: DESAFIOS E CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASILCidadaniaTrabalhoEducação Profissional“Em toda a sociedade civilizada existem necessariamente duas classes de pessoas: a que tira sua subsistência da força de seus braços e a que vive de renda de suas propriedades ou do produto de funções onde o trabalho do espírito prepondera sobre o trabalho manual. A primeira é a classe operária; a segunda é aquela que eu chamaria de classe erudita. Os homens da classe operária têm desde cedo necessidade do trabalho de seus filhos. Essas crianças precisam adquirir desde cedo o conhecimento, sobretudo, o hábito e a tradição do trabalho penoso a que se destinam. Não podem, portanto, perder tempo na escola. (...) Os filhos da classe erudita, ao contrário, podem dedicar-se a estudar durante muito tempo; têm muita coisa a aprender para alcançar o que se espera deles no futuro. (...) Esses são fatos que não dependem de qualquer vontade humana; decorrem necessariamente da própria natureza dos homens e da sociedade.”[1] (grifos nossos)             Assim Antoine Destutt de Tracy, filósofo e político francês descrevia, no início do século XIX, mais precisamente em 1802, a função da Educação e, sobretudo da Educação Profissional. Sob a forma de um “destino manifesto”, pareciam claros e inexoráveis os papeis sociais a que cabiam os “filhos da classe operária” e os “filhos da classe erudita”, não só na dinâmica da educação como também na sociedade como um todo. [1] DESTUTT DE TRACY, Antoine (1802). In: GOMES, Carlos Minayo [et al]. Trabalho e conhecimento: dilemas na educação do trabalhador. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1987. p. 15.EDIFES2022-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/185610.36524/profept.v6i2.1856Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 6 n. 2 (2022): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 01-032594-482710.36524/profept.v6i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1856/949Copyright (c) 2022 Alessandra Ciambarella Paulonhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPaulon, Alessandra Ciambarella2022-08-31T22:54:27Zoai::article/1856Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:22.121757Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv CIDADANIA E TRABALHO:: DESAFIOS E CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL
title CIDADANIA E TRABALHO:: DESAFIOS E CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL
spellingShingle CIDADANIA E TRABALHO:: DESAFIOS E CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL
Paulon, Alessandra Ciambarella
Cidadania
Trabalho
Educação Profissional
title_short CIDADANIA E TRABALHO:: DESAFIOS E CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL
title_full CIDADANIA E TRABALHO:: DESAFIOS E CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL
title_fullStr CIDADANIA E TRABALHO:: DESAFIOS E CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL
title_full_unstemmed CIDADANIA E TRABALHO:: DESAFIOS E CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL
title_sort CIDADANIA E TRABALHO:: DESAFIOS E CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL
author Paulon, Alessandra Ciambarella
author_facet Paulon, Alessandra Ciambarella
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulon, Alessandra Ciambarella
dc.subject.por.fl_str_mv Cidadania
Trabalho
Educação Profissional
topic Cidadania
Trabalho
Educação Profissional
description “Em toda a sociedade civilizada existem necessariamente duas classes de pessoas: a que tira sua subsistência da força de seus braços e a que vive de renda de suas propriedades ou do produto de funções onde o trabalho do espírito prepondera sobre o trabalho manual. A primeira é a classe operária; a segunda é aquela que eu chamaria de classe erudita. Os homens da classe operária têm desde cedo necessidade do trabalho de seus filhos. Essas crianças precisam adquirir desde cedo o conhecimento, sobretudo, o hábito e a tradição do trabalho penoso a que se destinam. Não podem, portanto, perder tempo na escola. (...) Os filhos da classe erudita, ao contrário, podem dedicar-se a estudar durante muito tempo; têm muita coisa a aprender para alcançar o que se espera deles no futuro. (...) Esses são fatos que não dependem de qualquer vontade humana; decorrem necessariamente da própria natureza dos homens e da sociedade.”[1] (grifos nossos)             Assim Antoine Destutt de Tracy, filósofo e político francês descrevia, no início do século XIX, mais precisamente em 1802, a função da Educação e, sobretudo da Educação Profissional. Sob a forma de um “destino manifesto”, pareciam claros e inexoráveis os papeis sociais a que cabiam os “filhos da classe operária” e os “filhos da classe erudita”, não só na dinâmica da educação como também na sociedade como um todo. [1] DESTUTT DE TRACY, Antoine (1802). In: GOMES, Carlos Minayo [et al]. Trabalho e conhecimento: dilemas na educação do trabalhador. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1987. p. 15.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1856
10.36524/profept.v6i2.1856
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1856
identifier_str_mv 10.36524/profept.v6i2.1856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1856/949
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Alessandra Ciambarella Paulon
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Alessandra Ciambarella Paulon
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 6 n. 2 (2022): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 01-03
2594-4827
10.36524/profept.v6i2
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948029823188993