EVASÃO EM CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES: EXPRESSÃO DA INCLUSÃO EXCLUDENTE?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Suhr, Inge Renate Frose
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/579
Resumo: Este texto artigo expressa resultados os parciais de uma pesquisa de caráter qualitativo em curso, que objetivainvestigar os motivos que levam à evasão em cursos técnicos subsequentes. Baseia-se na ideia que a evasão nessescursos faz parte de um movimento maior, denominado por Kuenzer (2002) como “inclusão excludente e exclusãoincludente”. Os dados até agora coletados expressam a realidade de apenas um dos campi da instituição, e se baseiamem entrevistas realizadas com servidoras do campus que atuam no setor de registro acadêmico (CRA) e no ServiçoIntegrado de Suporte e Acompanhamento Educacional (SISAE). O grupo de pesquisa tem claro que ainda há muito ainvestigar para buscar as múltiplas determinações do fenômeno em tela, mas indica preocupação com a naturalizaçãoda evasão nos cursos subsequentes, principalmente quando não há ações efetivas no sentido de compreender essefenômeno para nele atuar.
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