EVASÃO EM CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES: EXPRESSÃO DA INCLUSÃO EXCLUDENTE?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/579 |
Resumo: | Este texto artigo expressa resultados os parciais de uma pesquisa de caráter qualitativo em curso, que objetivainvestigar os motivos que levam à evasão em cursos técnicos subsequentes. Baseia-se na ideia que a evasão nessescursos faz parte de um movimento maior, denominado por Kuenzer (2002) como “inclusão excludente e exclusãoincludente”. Os dados até agora coletados expressam a realidade de apenas um dos campi da instituição, e se baseiamem entrevistas realizadas com servidoras do campus que atuam no setor de registro acadêmico (CRA) e no ServiçoIntegrado de Suporte e Acompanhamento Educacional (SISAE). O grupo de pesquisa tem claro que ainda há muito ainvestigar para buscar as múltiplas determinações do fenômeno em tela, mas indica preocupação com a naturalizaçãoda evasão nos cursos subsequentes, principalmente quando não há ações efetivas no sentido de compreender essefenômeno para nele atuar. |
id |
IFES-1_4e977964b07c80b635830f4b54c1b692 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/579 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
EVASÃO EM CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES: EXPRESSÃO DA INCLUSÃO EXCLUDENTE?Educação profissional e tecnológicaEvasãoInclusão excludenteEste texto artigo expressa resultados os parciais de uma pesquisa de caráter qualitativo em curso, que objetivainvestigar os motivos que levam à evasão em cursos técnicos subsequentes. Baseia-se na ideia que a evasão nessescursos faz parte de um movimento maior, denominado por Kuenzer (2002) como “inclusão excludente e exclusãoincludente”. Os dados até agora coletados expressam a realidade de apenas um dos campi da instituição, e se baseiamem entrevistas realizadas com servidoras do campus que atuam no setor de registro acadêmico (CRA) e no ServiçoIntegrado de Suporte e Acompanhamento Educacional (SISAE). O grupo de pesquisa tem claro que ainda há muito ainvestigar para buscar as múltiplas determinações do fenômeno em tela, mas indica preocupação com a naturalizaçãoda evasão nos cursos subsequentes, principalmente quando não há ações efetivas no sentido de compreender essefenômeno para nele atuar.EDIFES2021-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/57910.36524/profept.v4i3.579Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. 3 (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 218-2312594-482710.36524/profept.v4i3reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/579/638Copyright (c) 2021 Educação Profissional e Tecnológica em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessSuhr, Inge Renate Frose2021-02-10T21:36:37Zoai::article/579Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:16.798359Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EVASÃO EM CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES: EXPRESSÃO DA INCLUSÃO EXCLUDENTE? |
title |
EVASÃO EM CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES: EXPRESSÃO DA INCLUSÃO EXCLUDENTE? |
spellingShingle |
EVASÃO EM CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES: EXPRESSÃO DA INCLUSÃO EXCLUDENTE? Suhr, Inge Renate Frose Educação profissional e tecnológica Evasão Inclusão excludente |
title_short |
EVASÃO EM CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES: EXPRESSÃO DA INCLUSÃO EXCLUDENTE? |
title_full |
EVASÃO EM CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES: EXPRESSÃO DA INCLUSÃO EXCLUDENTE? |
title_fullStr |
EVASÃO EM CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES: EXPRESSÃO DA INCLUSÃO EXCLUDENTE? |
title_full_unstemmed |
EVASÃO EM CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES: EXPRESSÃO DA INCLUSÃO EXCLUDENTE? |
title_sort |
EVASÃO EM CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES: EXPRESSÃO DA INCLUSÃO EXCLUDENTE? |
author |
Suhr, Inge Renate Frose |
author_facet |
Suhr, Inge Renate Frose |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Suhr, Inge Renate Frose |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação profissional e tecnológica Evasão Inclusão excludente |
topic |
Educação profissional e tecnológica Evasão Inclusão excludente |
description |
Este texto artigo expressa resultados os parciais de uma pesquisa de caráter qualitativo em curso, que objetivainvestigar os motivos que levam à evasão em cursos técnicos subsequentes. Baseia-se na ideia que a evasão nessescursos faz parte de um movimento maior, denominado por Kuenzer (2002) como “inclusão excludente e exclusãoincludente”. Os dados até agora coletados expressam a realidade de apenas um dos campi da instituição, e se baseiamem entrevistas realizadas com servidoras do campus que atuam no setor de registro acadêmico (CRA) e no ServiçoIntegrado de Suporte e Acompanhamento Educacional (SISAE). O grupo de pesquisa tem claro que ainda há muito ainvestigar para buscar as múltiplas determinações do fenômeno em tela, mas indica preocupação com a naturalizaçãoda evasão nos cursos subsequentes, principalmente quando não há ações efetivas no sentido de compreender essefenômeno para nele atuar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/579 10.36524/profept.v4i3.579 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/579 |
identifier_str_mv |
10.36524/profept.v4i3.579 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/579/638 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Educação Profissional e Tecnológica em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Educação Profissional e Tecnológica em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. 3 (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 218-231 2594-4827 10.36524/profept.v4i3 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948029422632960 |