Desenvolvimento do Objeto Virtual de Aprendizagem “O que é uma solução?” como Proposta para Aulas de Química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/922 |
Resumo: | Dada a importância dos conceitos referentes ao conteúdo de soluções no Ensino de Química e do uso das novas tecnologias de informação e comunicação, que vêm revolucionando o processo de ensino e aprendizagem, esta pesquisa teve como objetivo a elaboração de uma proposta de criação de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), intitulado “O que é uma solução?”, por meio da plataforma GO-LAB, a fim de auxiliar professores no uso desse recurso tecnológico em suas aulas. Dessa maneira, este trabalho foi baseado em uma pesquisa do tipo bibliográfica, de caráter exploratório, que observou que o AVA permite que os alunos tenham o benefício de conduzir os experimentos dentro de um ambiente virtual, favorecendo o aprendizado deles por meio da investigação. Os professores ao utilizarem essa proposta, em sala de aula ou no ensino remoto, podem inserir o uso das tecnologias com o propósito de apoiar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. |
id |
IFES-1_551c4272a432105de1e3ac9e4154f8f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/922 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento do Objeto Virtual de Aprendizagem “O que é uma solução?” como Proposta para Aulas de QuímicaObjetos virtuais de aprendizagemSoluçõesEnsino de QuímicaGO-LABEnsino remotoDada a importância dos conceitos referentes ao conteúdo de soluções no Ensino de Química e do uso das novas tecnologias de informação e comunicação, que vêm revolucionando o processo de ensino e aprendizagem, esta pesquisa teve como objetivo a elaboração de uma proposta de criação de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), intitulado “O que é uma solução?”, por meio da plataforma GO-LAB, a fim de auxiliar professores no uso desse recurso tecnológico em suas aulas. Dessa maneira, este trabalho foi baseado em uma pesquisa do tipo bibliográfica, de caráter exploratório, que observou que o AVA permite que os alunos tenham o benefício de conduzir os experimentos dentro de um ambiente virtual, favorecendo o aprendizado deles por meio da investigação. Os professores ao utilizarem essa proposta, em sala de aula ou no ensino remoto, podem inserir o uso das tecnologias com o propósito de apoiar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.EDIFES2022-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/92210.36524/saladeaula.v10i2.922Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 10 n. 2 (2021): Ciência e Tecnologias em Práticas Educativas; 142316-729710.36524/saladeaula.v10i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/922/890Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarminati, Suélen Pereira Dantas, Luiz Felipe SantoroAlves, Thiago Rodrigues de Sá 2022-02-19T21:03:13Zoai::article/922Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:53.741951Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento do Objeto Virtual de Aprendizagem “O que é uma solução?” como Proposta para Aulas de Química |
title |
Desenvolvimento do Objeto Virtual de Aprendizagem “O que é uma solução?” como Proposta para Aulas de Química |
spellingShingle |
Desenvolvimento do Objeto Virtual de Aprendizagem “O que é uma solução?” como Proposta para Aulas de Química Carminati, Suélen Pereira Objetos virtuais de aprendizagem Soluções Ensino de Química GO-LAB Ensino remoto |
title_short |
Desenvolvimento do Objeto Virtual de Aprendizagem “O que é uma solução?” como Proposta para Aulas de Química |
title_full |
Desenvolvimento do Objeto Virtual de Aprendizagem “O que é uma solução?” como Proposta para Aulas de Química |
title_fullStr |
Desenvolvimento do Objeto Virtual de Aprendizagem “O que é uma solução?” como Proposta para Aulas de Química |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento do Objeto Virtual de Aprendizagem “O que é uma solução?” como Proposta para Aulas de Química |
title_sort |
Desenvolvimento do Objeto Virtual de Aprendizagem “O que é uma solução?” como Proposta para Aulas de Química |
author |
Carminati, Suélen Pereira |
author_facet |
Carminati, Suélen Pereira Dantas, Luiz Felipe Santoro Alves, Thiago Rodrigues de Sá |
author_role |
author |
author2 |
Dantas, Luiz Felipe Santoro Alves, Thiago Rodrigues de Sá |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carminati, Suélen Pereira Dantas, Luiz Felipe Santoro Alves, Thiago Rodrigues de Sá |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Objetos virtuais de aprendizagem Soluções Ensino de Química GO-LAB Ensino remoto |
topic |
Objetos virtuais de aprendizagem Soluções Ensino de Química GO-LAB Ensino remoto |
description |
Dada a importância dos conceitos referentes ao conteúdo de soluções no Ensino de Química e do uso das novas tecnologias de informação e comunicação, que vêm revolucionando o processo de ensino e aprendizagem, esta pesquisa teve como objetivo a elaboração de uma proposta de criação de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), intitulado “O que é uma solução?”, por meio da plataforma GO-LAB, a fim de auxiliar professores no uso desse recurso tecnológico em suas aulas. Dessa maneira, este trabalho foi baseado em uma pesquisa do tipo bibliográfica, de caráter exploratório, que observou que o AVA permite que os alunos tenham o benefício de conduzir os experimentos dentro de um ambiente virtual, favorecendo o aprendizado deles por meio da investigação. Os professores ao utilizarem essa proposta, em sala de aula ou no ensino remoto, podem inserir o uso das tecnologias com o propósito de apoiar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/922 10.36524/saladeaula.v10i2.922 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/922 |
identifier_str_mv |
10.36524/saladeaula.v10i2.922 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/922/890 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 10 n. 2 (2021): Ciência e Tecnologias em Práticas Educativas; 14 2316-7297 10.36524/saladeaula.v10i2 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948026977353728 |