Desenvolvimento do Objeto Virtual de Aprendizagem “O que é uma solução?” como Proposta para Aulas de Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carminati, Suélen Pereira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Dantas, Luiz Felipe Santoro, Alves, Thiago Rodrigues de Sá
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/922
Resumo: Dada a importância dos conceitos referentes ao conteúdo de soluções no Ensino de Química e do uso das novas tecnologias de informação e comunicação, que vêm revolucionando o processo de ensino e aprendizagem, esta pesquisa teve como objetivo a elaboração de uma proposta de criação de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), intitulado “O que é uma solução?”, por meio da plataforma GO-LAB, a fim de auxiliar professores no uso desse recurso tecnológico em suas aulas. Dessa maneira, este trabalho foi baseado em uma pesquisa do tipo bibliográfica, de caráter exploratório, que observou que o AVA permite que os alunos tenham o benefício de conduzir os experimentos dentro de um ambiente virtual, favorecendo o aprendizado deles por meio da investigação. Os professores ao utilizarem essa proposta, em sala de aula ou no ensino remoto, podem inserir o uso das tecnologias com o propósito de apoiar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.
id IFES-1_551c4272a432105de1e3ac9e4154f8f6
oai_identifier_str oai::article/922
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling Desenvolvimento do Objeto Virtual de Aprendizagem “O que é uma solução?” como Proposta para Aulas de QuímicaObjetos virtuais de aprendizagemSoluçõesEnsino de QuímicaGO-LABEnsino remotoDada a importância dos conceitos referentes ao conteúdo de soluções no Ensino de Química e do uso das novas tecnologias de informação e comunicação, que vêm revolucionando o processo de ensino e aprendizagem, esta pesquisa teve como objetivo a elaboração de uma proposta de criação de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), intitulado “O que é uma solução?”, por meio da plataforma GO-LAB, a fim de auxiliar professores no uso desse recurso tecnológico em suas aulas. Dessa maneira, este trabalho foi baseado em uma pesquisa do tipo bibliográfica, de caráter exploratório, que observou que o AVA permite que os alunos tenham o benefício de conduzir os experimentos dentro de um ambiente virtual, favorecendo o aprendizado deles por meio da investigação. Os professores ao utilizarem essa proposta, em sala de aula ou no ensino remoto, podem inserir o uso das tecnologias com o propósito de apoiar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.EDIFES2022-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/92210.36524/saladeaula.v10i2.922Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 10 n. 2 (2021): Ciência e Tecnologias em Práticas Educativas; 142316-729710.36524/saladeaula.v10i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/922/890Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarminati, Suélen Pereira Dantas, Luiz Felipe SantoroAlves, Thiago Rodrigues de Sá 2022-02-19T21:03:13Zoai::article/922Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:53.741951Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento do Objeto Virtual de Aprendizagem “O que é uma solução?” como Proposta para Aulas de Química
title Desenvolvimento do Objeto Virtual de Aprendizagem “O que é uma solução?” como Proposta para Aulas de Química
spellingShingle Desenvolvimento do Objeto Virtual de Aprendizagem “O que é uma solução?” como Proposta para Aulas de Química
Carminati, Suélen Pereira
Objetos virtuais de aprendizagem
Soluções
Ensino de Química
GO-LAB
Ensino remoto
title_short Desenvolvimento do Objeto Virtual de Aprendizagem “O que é uma solução?” como Proposta para Aulas de Química
title_full Desenvolvimento do Objeto Virtual de Aprendizagem “O que é uma solução?” como Proposta para Aulas de Química
title_fullStr Desenvolvimento do Objeto Virtual de Aprendizagem “O que é uma solução?” como Proposta para Aulas de Química
title_full_unstemmed Desenvolvimento do Objeto Virtual de Aprendizagem “O que é uma solução?” como Proposta para Aulas de Química
title_sort Desenvolvimento do Objeto Virtual de Aprendizagem “O que é uma solução?” como Proposta para Aulas de Química
author Carminati, Suélen Pereira
author_facet Carminati, Suélen Pereira
Dantas, Luiz Felipe Santoro
Alves, Thiago Rodrigues de Sá
author_role author
author2 Dantas, Luiz Felipe Santoro
Alves, Thiago Rodrigues de Sá
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carminati, Suélen Pereira
Dantas, Luiz Felipe Santoro
Alves, Thiago Rodrigues de Sá
dc.subject.por.fl_str_mv Objetos virtuais de aprendizagem
Soluções
Ensino de Química
GO-LAB
Ensino remoto
topic Objetos virtuais de aprendizagem
Soluções
Ensino de Química
GO-LAB
Ensino remoto
description Dada a importância dos conceitos referentes ao conteúdo de soluções no Ensino de Química e do uso das novas tecnologias de informação e comunicação, que vêm revolucionando o processo de ensino e aprendizagem, esta pesquisa teve como objetivo a elaboração de uma proposta de criação de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), intitulado “O que é uma solução?”, por meio da plataforma GO-LAB, a fim de auxiliar professores no uso desse recurso tecnológico em suas aulas. Dessa maneira, este trabalho foi baseado em uma pesquisa do tipo bibliográfica, de caráter exploratório, que observou que o AVA permite que os alunos tenham o benefício de conduzir os experimentos dentro de um ambiente virtual, favorecendo o aprendizado deles por meio da investigação. Os professores ao utilizarem essa proposta, em sala de aula ou no ensino remoto, podem inserir o uso das tecnologias com o propósito de apoiar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/922
10.36524/saladeaula.v10i2.922
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/922
identifier_str_mv 10.36524/saladeaula.v10i2.922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/922/890
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 10 n. 2 (2021): Ciência e Tecnologias em Práticas Educativas; 14
2316-7297
10.36524/saladeaula.v10i2
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948026977353728