TECNOLOGIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM CAMINHO DE MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM POR MEIO DE OBJETOS VIRTUAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira Salgueiro de Moura, Ana Carolina
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: da Silva Chagas, Sinara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/588
Resumo: Nossas formas de agir e nosso cotidiano foram alterados com a presença intensa das tecnologias digitais nas diversas atividades, o que altera também nossa atitude em relação ao ensinar e ao aprender. Este artigo tem como objetivo discutir e apresentar as possibilidades e potencialidades das tecnologias digitais na formação de professores. A investigação foi realizada por meio do estudo de caso da experiência desenvolvida no componente curricular de “Tecnologias Digitais e Produção de Materiais”, do curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal do Pampa - Campus - Dom Pedrito. No artigo argumenta-se acerca do porquê incluir tecnologias digitais na formação de professores da educação básica a partir de bases legais e teórico-científicas e desenvolve o estudo de caso com foco: em compartilhar a proposta de processo didático metodológico de articulação das tecnologias digitais no ensino através de ambientes e objetos virtuais de aprendizagem; e apresentar um ambiente virtual de aprendizagem construído para o ensino de física como resultado desse processo. Assim o artigo apresenta de maneira concreta a operacionalização das bases conceituais desse caminho de mediação da aprendizagem, que problematiza e adapta o uso das tecnologias digitais a fim de potencializar aprendizagens autorais e ativas.
id URI-5_ccdcb8c6fe08bf093eb1ecc16a395247
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/588
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling TECNOLOGIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM CAMINHO DE MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM POR MEIO DE OBJETOS VIRTUAISobjetos virtuais de aprendizagemambientes virtuais de aprendizagem, formação de professoresNossas formas de agir e nosso cotidiano foram alterados com a presença intensa das tecnologias digitais nas diversas atividades, o que altera também nossa atitude em relação ao ensinar e ao aprender. Este artigo tem como objetivo discutir e apresentar as possibilidades e potencialidades das tecnologias digitais na formação de professores. A investigação foi realizada por meio do estudo de caso da experiência desenvolvida no componente curricular de “Tecnologias Digitais e Produção de Materiais”, do curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal do Pampa - Campus - Dom Pedrito. No artigo argumenta-se acerca do porquê incluir tecnologias digitais na formação de professores da educação básica a partir de bases legais e teórico-científicas e desenvolve o estudo de caso com foco: em compartilhar a proposta de processo didático metodológico de articulação das tecnologias digitais no ensino através de ambientes e objetos virtuais de aprendizagem; e apresentar um ambiente virtual de aprendizagem construído para o ensino de física como resultado desse processo. Assim o artigo apresenta de maneira concreta a operacionalização das bases conceituais desse caminho de mediação da aprendizagem, que problematiza e adapta o uso das tecnologias digitais a fim de potencializar aprendizagens autorais e ativas.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/58810.31512/encitec.v13i1.588Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 1 (2023); 27-432237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/588/533Copyright (c) 2023 Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura, Sinara da Silva Chagashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira Salgueiro de Moura, Ana Carolinada Silva Chagas, Sinara2023-04-28T21:24:29Zoai:ojs2.san.uri.br:article/588Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-04-28T21:24:29Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv TECNOLOGIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM CAMINHO DE MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM POR MEIO DE OBJETOS VIRTUAIS
title TECNOLOGIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM CAMINHO DE MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM POR MEIO DE OBJETOS VIRTUAIS
spellingShingle TECNOLOGIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM CAMINHO DE MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM POR MEIO DE OBJETOS VIRTUAIS
de Oliveira Salgueiro de Moura, Ana Carolina
objetos virtuais de aprendizagem
ambientes virtuais de aprendizagem
, formação de professores
title_short TECNOLOGIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM CAMINHO DE MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM POR MEIO DE OBJETOS VIRTUAIS
title_full TECNOLOGIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM CAMINHO DE MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM POR MEIO DE OBJETOS VIRTUAIS
title_fullStr TECNOLOGIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM CAMINHO DE MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM POR MEIO DE OBJETOS VIRTUAIS
title_full_unstemmed TECNOLOGIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM CAMINHO DE MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM POR MEIO DE OBJETOS VIRTUAIS
title_sort TECNOLOGIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM CAMINHO DE MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM POR MEIO DE OBJETOS VIRTUAIS
author de Oliveira Salgueiro de Moura, Ana Carolina
author_facet de Oliveira Salgueiro de Moura, Ana Carolina
da Silva Chagas, Sinara
author_role author
author2 da Silva Chagas, Sinara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira Salgueiro de Moura, Ana Carolina
da Silva Chagas, Sinara
dc.subject.por.fl_str_mv objetos virtuais de aprendizagem
ambientes virtuais de aprendizagem
, formação de professores
topic objetos virtuais de aprendizagem
ambientes virtuais de aprendizagem
, formação de professores
description Nossas formas de agir e nosso cotidiano foram alterados com a presença intensa das tecnologias digitais nas diversas atividades, o que altera também nossa atitude em relação ao ensinar e ao aprender. Este artigo tem como objetivo discutir e apresentar as possibilidades e potencialidades das tecnologias digitais na formação de professores. A investigação foi realizada por meio do estudo de caso da experiência desenvolvida no componente curricular de “Tecnologias Digitais e Produção de Materiais”, do curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal do Pampa - Campus - Dom Pedrito. No artigo argumenta-se acerca do porquê incluir tecnologias digitais na formação de professores da educação básica a partir de bases legais e teórico-científicas e desenvolve o estudo de caso com foco: em compartilhar a proposta de processo didático metodológico de articulação das tecnologias digitais no ensino através de ambientes e objetos virtuais de aprendizagem; e apresentar um ambiente virtual de aprendizagem construído para o ensino de física como resultado desse processo. Assim o artigo apresenta de maneira concreta a operacionalização das bases conceituais desse caminho de mediação da aprendizagem, que problematiza e adapta o uso das tecnologias digitais a fim de potencializar aprendizagens autorais e ativas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/588
10.31512/encitec.v13i1.588
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/588
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v13i1.588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/588/533
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura, Sinara da Silva Chagas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura, Sinara da Silva Chagas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 1 (2023); 27-43
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333116112896