TECNOLOGIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM CAMINHO DE MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM POR MEIO DE OBJETOS VIRTUAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/588 |
Resumo: | Nossas formas de agir e nosso cotidiano foram alterados com a presença intensa das tecnologias digitais nas diversas atividades, o que altera também nossa atitude em relação ao ensinar e ao aprender. Este artigo tem como objetivo discutir e apresentar as possibilidades e potencialidades das tecnologias digitais na formação de professores. A investigação foi realizada por meio do estudo de caso da experiência desenvolvida no componente curricular de “Tecnologias Digitais e Produção de Materiais”, do curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal do Pampa - Campus - Dom Pedrito. No artigo argumenta-se acerca do porquê incluir tecnologias digitais na formação de professores da educação básica a partir de bases legais e teórico-científicas e desenvolve o estudo de caso com foco: em compartilhar a proposta de processo didático metodológico de articulação das tecnologias digitais no ensino através de ambientes e objetos virtuais de aprendizagem; e apresentar um ambiente virtual de aprendizagem construído para o ensino de física como resultado desse processo. Assim o artigo apresenta de maneira concreta a operacionalização das bases conceituais desse caminho de mediação da aprendizagem, que problematiza e adapta o uso das tecnologias digitais a fim de potencializar aprendizagens autorais e ativas. |
id |
URI-5_ccdcb8c6fe08bf093eb1ecc16a395247 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/588 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
TECNOLOGIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM CAMINHO DE MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM POR MEIO DE OBJETOS VIRTUAISobjetos virtuais de aprendizagemambientes virtuais de aprendizagem, formação de professoresNossas formas de agir e nosso cotidiano foram alterados com a presença intensa das tecnologias digitais nas diversas atividades, o que altera também nossa atitude em relação ao ensinar e ao aprender. Este artigo tem como objetivo discutir e apresentar as possibilidades e potencialidades das tecnologias digitais na formação de professores. A investigação foi realizada por meio do estudo de caso da experiência desenvolvida no componente curricular de “Tecnologias Digitais e Produção de Materiais”, do curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal do Pampa - Campus - Dom Pedrito. No artigo argumenta-se acerca do porquê incluir tecnologias digitais na formação de professores da educação básica a partir de bases legais e teórico-científicas e desenvolve o estudo de caso com foco: em compartilhar a proposta de processo didático metodológico de articulação das tecnologias digitais no ensino através de ambientes e objetos virtuais de aprendizagem; e apresentar um ambiente virtual de aprendizagem construído para o ensino de física como resultado desse processo. Assim o artigo apresenta de maneira concreta a operacionalização das bases conceituais desse caminho de mediação da aprendizagem, que problematiza e adapta o uso das tecnologias digitais a fim de potencializar aprendizagens autorais e ativas.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/58810.31512/encitec.v13i1.588Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 1 (2023); 27-432237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/588/533Copyright (c) 2023 Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura, Sinara da Silva Chagashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira Salgueiro de Moura, Ana Carolinada Silva Chagas, Sinara2023-04-28T21:24:29Zoai:ojs2.san.uri.br:article/588Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-04-28T21:24:29Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TECNOLOGIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM CAMINHO DE MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM POR MEIO DE OBJETOS VIRTUAIS |
title |
TECNOLOGIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM CAMINHO DE MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM POR MEIO DE OBJETOS VIRTUAIS |
spellingShingle |
TECNOLOGIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM CAMINHO DE MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM POR MEIO DE OBJETOS VIRTUAIS de Oliveira Salgueiro de Moura, Ana Carolina objetos virtuais de aprendizagem ambientes virtuais de aprendizagem , formação de professores |
title_short |
TECNOLOGIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM CAMINHO DE MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM POR MEIO DE OBJETOS VIRTUAIS |
title_full |
TECNOLOGIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM CAMINHO DE MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM POR MEIO DE OBJETOS VIRTUAIS |
title_fullStr |
TECNOLOGIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM CAMINHO DE MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM POR MEIO DE OBJETOS VIRTUAIS |
title_full_unstemmed |
TECNOLOGIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM CAMINHO DE MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM POR MEIO DE OBJETOS VIRTUAIS |
title_sort |
TECNOLOGIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM CAMINHO DE MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM POR MEIO DE OBJETOS VIRTUAIS |
author |
de Oliveira Salgueiro de Moura, Ana Carolina |
author_facet |
de Oliveira Salgueiro de Moura, Ana Carolina da Silva Chagas, Sinara |
author_role |
author |
author2 |
da Silva Chagas, Sinara |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira Salgueiro de Moura, Ana Carolina da Silva Chagas, Sinara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
objetos virtuais de aprendizagem ambientes virtuais de aprendizagem , formação de professores |
topic |
objetos virtuais de aprendizagem ambientes virtuais de aprendizagem , formação de professores |
description |
Nossas formas de agir e nosso cotidiano foram alterados com a presença intensa das tecnologias digitais nas diversas atividades, o que altera também nossa atitude em relação ao ensinar e ao aprender. Este artigo tem como objetivo discutir e apresentar as possibilidades e potencialidades das tecnologias digitais na formação de professores. A investigação foi realizada por meio do estudo de caso da experiência desenvolvida no componente curricular de “Tecnologias Digitais e Produção de Materiais”, do curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal do Pampa - Campus - Dom Pedrito. No artigo argumenta-se acerca do porquê incluir tecnologias digitais na formação de professores da educação básica a partir de bases legais e teórico-científicas e desenvolve o estudo de caso com foco: em compartilhar a proposta de processo didático metodológico de articulação das tecnologias digitais no ensino através de ambientes e objetos virtuais de aprendizagem; e apresentar um ambiente virtual de aprendizagem construído para o ensino de física como resultado desse processo. Assim o artigo apresenta de maneira concreta a operacionalização das bases conceituais desse caminho de mediação da aprendizagem, que problematiza e adapta o uso das tecnologias digitais a fim de potencializar aprendizagens autorais e ativas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/588 10.31512/encitec.v13i1.588 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/588 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v13i1.588 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/588/533 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura, Sinara da Silva Chagas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura, Sinara da Silva Chagas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 1 (2023); 27-43 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333116112896 |