RECURSOS GENÉTICOS DE MILHO: IMPORTÂNCIA E USO NO MELHORAMENTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França Teixeira, Flavia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: dos Santos Trindade, Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1488
Resumo: A grande diversidade genética do milho faz com que ele seja cultivado em quase todo globo terrestre e utilizado de inúmeras formas. A alta tecnificação empregada no cultivo do milho engloba o uso de cultivares produtivas e uniformes em detrimento às cultivares tradicionais que guardam entre si maior diversidade genética. Com a tecnificação do cultivo do milho, a preservação dos recursos genéticos do milho em condições ex situ tornou-se prevalente a sua preservação in situ/on farm. As coleções de germoplasma de milho mantidas ex situ têm diversas funções e finalidades, entre elas, a coleção base visa a preservação a longo prazo; a coleção ativa, também chamada banco ativo de germoplasma de milho que visa a preservação a médio prazo, ambas, preservam variedades locais ou exóticas e cultivares obsoletas.  Ações de conservação, agregação de valor e promoção do uso de acessos preservados em bancos de germoplasma por meio da conservação on farm ou do melhoramento devem ser desenvolvidas de forma conjunta para atingir a adequada preservação de recursos genéticos, permitir o seu uso e ainda para permitir que variedades tradicionais voltem a sofrer pressão de seleção em campo possibilitando, desta forma, a evolução destas variedades e da cultura. O objetivo desse trabalho foi rever os recursos genéticos de milho desde a origem deste cereal até o uso da sua biodiversidade em programas de melhoramento com ênfase nas atividades desenvolvidas no âmbito do banco ativo de germoplasma de milho no Brasil preservado na Embrapa Milho e Sorgo em condições ex situ.
id IFES-1_5cd70cb5bdb682d793bffe5a21545cdb
oai_identifier_str oai::article/1488
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling RECURSOS GENÉTICOS DE MILHO: IMPORTÂNCIA E USO NO MELHORAMENTOZea mays L.agrobiodiversidadebanco de germoplasmaconservação ex situA grande diversidade genética do milho faz com que ele seja cultivado em quase todo globo terrestre e utilizado de inúmeras formas. A alta tecnificação empregada no cultivo do milho engloba o uso de cultivares produtivas e uniformes em detrimento às cultivares tradicionais que guardam entre si maior diversidade genética. Com a tecnificação do cultivo do milho, a preservação dos recursos genéticos do milho em condições ex situ tornou-se prevalente a sua preservação in situ/on farm. As coleções de germoplasma de milho mantidas ex situ têm diversas funções e finalidades, entre elas, a coleção base visa a preservação a longo prazo; a coleção ativa, também chamada banco ativo de germoplasma de milho que visa a preservação a médio prazo, ambas, preservam variedades locais ou exóticas e cultivares obsoletas.  Ações de conservação, agregação de valor e promoção do uso de acessos preservados em bancos de germoplasma por meio da conservação on farm ou do melhoramento devem ser desenvolvidas de forma conjunta para atingir a adequada preservação de recursos genéticos, permitir o seu uso e ainda para permitir que variedades tradicionais voltem a sofrer pressão de seleção em campo possibilitando, desta forma, a evolução destas variedades e da cultura. O objetivo desse trabalho foi rever os recursos genéticos de milho desde a origem deste cereal até o uso da sua biodiversidade em programas de melhoramento com ênfase nas atividades desenvolvidas no âmbito do banco ativo de germoplasma de milho no Brasil preservado na Embrapa Milho e Sorgo em condições ex situ.Instituto Federal do Espírito Santo2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/148810.36524/ric.v7i3.1488Revista Ifes Ciência ; v. 7 n. 3 (2021): Edição Especial Recursos Genéticos; 01-222359-479910.36524/ric.v7i3reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1488/875Copyright (c) 2021 Revista Ifes Ciência https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFrança Teixeira, Flaviados Santos Trindade, Roberto 2021-12-30T17:07:18Zoai::article/1488Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:47.439475Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv RECURSOS GENÉTICOS DE MILHO: IMPORTÂNCIA E USO NO MELHORAMENTO
title RECURSOS GENÉTICOS DE MILHO: IMPORTÂNCIA E USO NO MELHORAMENTO
spellingShingle RECURSOS GENÉTICOS DE MILHO: IMPORTÂNCIA E USO NO MELHORAMENTO
França Teixeira, Flavia
Zea mays L.
agrobiodiversidade
banco de germoplasma
conservação ex situ
title_short RECURSOS GENÉTICOS DE MILHO: IMPORTÂNCIA E USO NO MELHORAMENTO
title_full RECURSOS GENÉTICOS DE MILHO: IMPORTÂNCIA E USO NO MELHORAMENTO
title_fullStr RECURSOS GENÉTICOS DE MILHO: IMPORTÂNCIA E USO NO MELHORAMENTO
title_full_unstemmed RECURSOS GENÉTICOS DE MILHO: IMPORTÂNCIA E USO NO MELHORAMENTO
title_sort RECURSOS GENÉTICOS DE MILHO: IMPORTÂNCIA E USO NO MELHORAMENTO
author França Teixeira, Flavia
author_facet França Teixeira, Flavia
dos Santos Trindade, Roberto
author_role author
author2 dos Santos Trindade, Roberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv França Teixeira, Flavia
dos Santos Trindade, Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Zea mays L.
agrobiodiversidade
banco de germoplasma
conservação ex situ
topic Zea mays L.
agrobiodiversidade
banco de germoplasma
conservação ex situ
description A grande diversidade genética do milho faz com que ele seja cultivado em quase todo globo terrestre e utilizado de inúmeras formas. A alta tecnificação empregada no cultivo do milho engloba o uso de cultivares produtivas e uniformes em detrimento às cultivares tradicionais que guardam entre si maior diversidade genética. Com a tecnificação do cultivo do milho, a preservação dos recursos genéticos do milho em condições ex situ tornou-se prevalente a sua preservação in situ/on farm. As coleções de germoplasma de milho mantidas ex situ têm diversas funções e finalidades, entre elas, a coleção base visa a preservação a longo prazo; a coleção ativa, também chamada banco ativo de germoplasma de milho que visa a preservação a médio prazo, ambas, preservam variedades locais ou exóticas e cultivares obsoletas.  Ações de conservação, agregação de valor e promoção do uso de acessos preservados em bancos de germoplasma por meio da conservação on farm ou do melhoramento devem ser desenvolvidas de forma conjunta para atingir a adequada preservação de recursos genéticos, permitir o seu uso e ainda para permitir que variedades tradicionais voltem a sofrer pressão de seleção em campo possibilitando, desta forma, a evolução destas variedades e da cultura. O objetivo desse trabalho foi rever os recursos genéticos de milho desde a origem deste cereal até o uso da sua biodiversidade em programas de melhoramento com ênfase nas atividades desenvolvidas no âmbito do banco ativo de germoplasma de milho no Brasil preservado na Embrapa Milho e Sorgo em condições ex situ.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1488
10.36524/ric.v7i3.1488
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1488
identifier_str_mv 10.36524/ric.v7i3.1488
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1488/875
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Ifes Ciência
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Ifes Ciência
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ifes Ciência ; v. 7 n. 3 (2021): Edição Especial Recursos Genéticos; 01-22
2359-4799
10.36524/ric.v7i3
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948025822871552