TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO CONTINUADA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
DOI: | 10.36524/dect.v7i02.200 |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/200 |
Resumo: | Objetivamos no presente trabalho discutir como as tecnologias digitais se fazem presentes nas práticas dos professores que ensinam matemática e como se relacionam às formações que receberam sobre tecnologias na educação e para o ensino de Matemática. Tomamos como pressupostos teóricos os trabalhos de Valente (1993, 1997, 1999) de que o uso inteligente do computador requer práticas assumidas pelo professor que ultrapassem o seu uso como máquina de ensinar e o assumam como ferramenta de ensino. Dessa forma, nossa pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa de cunho qualitativo, em que tomamos como elementos de análise as respostas de quatorze professores da Educação Básica a um questionário de respostas abertas. Os resultados apontam que precisamos repensar a formação de professores em relação às tecnologias na educação privilegiando o caráter pedagógico ao instrumental, já que identificamos que os professores reproduzem as formações que recebem ao utilizarem tecnologias em sala de aula, privilegiando a verificação de resultados, simulações e resolução de exercícios. Então, concluímos que as respostas dos professores ao questionário revelam que as tecnologias quando utilizadas em sala de aula pelos professores apresentam as características do ensino tradicional computadorizado, e, não são, portanto, utilizadas como ferramentas educacionais. |
id |
IFES-1_5ec4e0631255a2af413da33a83223434 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/200 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
spelling |
TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO CONTINUADATecnologiaFormação de ProfessoresPráticas de ProfessoresObjetivamos no presente trabalho discutir como as tecnologias digitais se fazem presentes nas práticas dos professores que ensinam matemática e como se relacionam às formações que receberam sobre tecnologias na educação e para o ensino de Matemática. Tomamos como pressupostos teóricos os trabalhos de Valente (1993, 1997, 1999) de que o uso inteligente do computador requer práticas assumidas pelo professor que ultrapassem o seu uso como máquina de ensinar e o assumam como ferramenta de ensino. Dessa forma, nossa pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa de cunho qualitativo, em que tomamos como elementos de análise as respostas de quatorze professores da Educação Básica a um questionário de respostas abertas. Os resultados apontam que precisamos repensar a formação de professores em relação às tecnologias na educação privilegiando o caráter pedagógico ao instrumental, já que identificamos que os professores reproduzem as formações que recebem ao utilizarem tecnologias em sala de aula, privilegiando a verificação de resultados, simulações e resolução de exercícios. Então, concluímos que as respostas dos professores ao questionário revelam que as tecnologias quando utilizadas em sala de aula pelos professores apresentam as características do ensino tradicional computadorizado, e, não são, portanto, utilizadas como ferramentas educacionais.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/20010.36524/dect.v7i02.200Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 7 n. 02 (2017): 2017 - 02; 130-1432236-215010.36524/dect.v7i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/200/195Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBasniak, Maria Ivetede Carvalho Rutz da Silva, Sani2019-10-18T17:37:08Zoai::article/200Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:07.176615Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO CONTINUADA |
title |
TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO CONTINUADA |
spellingShingle |
TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO CONTINUADA TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO CONTINUADA Basniak, Maria Ivete Tecnologia Formação de Professores Práticas de Professores Basniak, Maria Ivete Tecnologia Formação de Professores Práticas de Professores |
title_short |
TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO CONTINUADA |
title_full |
TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO CONTINUADA |
title_fullStr |
TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO CONTINUADA TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO CONTINUADA |
title_full_unstemmed |
TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO CONTINUADA TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO CONTINUADA |
title_sort |
TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO CONTINUADA |
author |
Basniak, Maria Ivete |
author_facet |
Basniak, Maria Ivete Basniak, Maria Ivete de Carvalho Rutz da Silva, Sani de Carvalho Rutz da Silva, Sani |
author_role |
author |
author2 |
de Carvalho Rutz da Silva, Sani |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Basniak, Maria Ivete de Carvalho Rutz da Silva, Sani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia Formação de Professores Práticas de Professores |
topic |
Tecnologia Formação de Professores Práticas de Professores |
description |
Objetivamos no presente trabalho discutir como as tecnologias digitais se fazem presentes nas práticas dos professores que ensinam matemática e como se relacionam às formações que receberam sobre tecnologias na educação e para o ensino de Matemática. Tomamos como pressupostos teóricos os trabalhos de Valente (1993, 1997, 1999) de que o uso inteligente do computador requer práticas assumidas pelo professor que ultrapassem o seu uso como máquina de ensinar e o assumam como ferramenta de ensino. Dessa forma, nossa pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa de cunho qualitativo, em que tomamos como elementos de análise as respostas de quatorze professores da Educação Básica a um questionário de respostas abertas. Os resultados apontam que precisamos repensar a formação de professores em relação às tecnologias na educação privilegiando o caráter pedagógico ao instrumental, já que identificamos que os professores reproduzem as formações que recebem ao utilizarem tecnologias em sala de aula, privilegiando a verificação de resultados, simulações e resolução de exercícios. Então, concluímos que as respostas dos professores ao questionário revelam que as tecnologias quando utilizadas em sala de aula pelos professores apresentam as características do ensino tradicional computadorizado, e, não são, portanto, utilizadas como ferramentas educacionais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/200 10.36524/dect.v7i02.200 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/200 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v7i02.200 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/200/195 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 7 n. 02 (2017): 2017 - 02; 130-143 2236-2150 10.36524/dect.v7i02 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1822181075781156864 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.36524/dect.v7i02.200 |