TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO CONTINUADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Basniak, Maria Ivete
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Carvalho Rutz da Silva, Sani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
DOI: 10.36524/dect.v7i02.200
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/200
Resumo: Objetivamos no presente trabalho discutir como as tecnologias digitais se fazem presentes nas práticas dos professores que ensinam matemática e como se relacionam às formações que receberam sobre tecnologias na educação e para o ensino de Matemática. Tomamos como pressupostos teóricos os trabalhos de Valente (1993, 1997, 1999) de que o uso inteligente do computador requer práticas assumidas pelo professor que ultrapassem o seu uso como máquina de ensinar e o assumam como ferramenta de ensino. Dessa forma, nossa pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa de cunho qualitativo, em que tomamos como elementos de análise as respostas de quatorze professores da Educação Básica a um questionário de respostas abertas. Os resultados apontam que precisamos repensar a formação de professores em relação às tecnologias na educação privilegiando o caráter pedagógico ao instrumental, já que identificamos que os professores reproduzem as formações que recebem ao utilizarem tecnologias em sala de aula, privilegiando a verificação de resultados, simulações e resolução de exercícios. Então, concluímos que as respostas dos professores ao questionário revelam que as tecnologias quando utilizadas em sala de aula pelos professores apresentam as características do ensino tradicional computadorizado, e, não são, portanto, utilizadas como ferramentas educacionais.
id IFES-1_5ec4e0631255a2af413da33a83223434
oai_identifier_str oai::article/200
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
spelling TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO CONTINUADATecnologiaFormação de ProfessoresPráticas de ProfessoresObjetivamos no presente trabalho discutir como as tecnologias digitais se fazem presentes nas práticas dos professores que ensinam matemática e como se relacionam às formações que receberam sobre tecnologias na educação e para o ensino de Matemática. Tomamos como pressupostos teóricos os trabalhos de Valente (1993, 1997, 1999) de que o uso inteligente do computador requer práticas assumidas pelo professor que ultrapassem o seu uso como máquina de ensinar e o assumam como ferramenta de ensino. Dessa forma, nossa pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa de cunho qualitativo, em que tomamos como elementos de análise as respostas de quatorze professores da Educação Básica a um questionário de respostas abertas. Os resultados apontam que precisamos repensar a formação de professores em relação às tecnologias na educação privilegiando o caráter pedagógico ao instrumental, já que identificamos que os professores reproduzem as formações que recebem ao utilizarem tecnologias em sala de aula, privilegiando a verificação de resultados, simulações e resolução de exercícios. Então, concluímos que as respostas dos professores ao questionário revelam que as tecnologias quando utilizadas em sala de aula pelos professores apresentam as características do ensino tradicional computadorizado, e, não são, portanto, utilizadas como ferramentas educacionais.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/20010.36524/dect.v7i02.200Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 7 n. 02 (2017): 2017 - 02; 130-1432236-215010.36524/dect.v7i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/200/195Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBasniak, Maria Ivetede Carvalho Rutz da Silva, Sani2019-10-18T17:37:08Zoai::article/200Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:07.176615Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO CONTINUADA
title TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO CONTINUADA
spellingShingle TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO CONTINUADA
TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO CONTINUADA
Basniak, Maria Ivete
Tecnologia
Formação de Professores
Práticas de Professores
Basniak, Maria Ivete
Tecnologia
Formação de Professores
Práticas de Professores
title_short TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO CONTINUADA
title_full TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO CONTINUADA
title_fullStr TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO CONTINUADA
TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO CONTINUADA
title_full_unstemmed TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO CONTINUADA
TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO CONTINUADA
title_sort TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO CONTINUADA
author Basniak, Maria Ivete
author_facet Basniak, Maria Ivete
Basniak, Maria Ivete
de Carvalho Rutz da Silva, Sani
de Carvalho Rutz da Silva, Sani
author_role author
author2 de Carvalho Rutz da Silva, Sani
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Basniak, Maria Ivete
de Carvalho Rutz da Silva, Sani
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia
Formação de Professores
Práticas de Professores
topic Tecnologia
Formação de Professores
Práticas de Professores
description Objetivamos no presente trabalho discutir como as tecnologias digitais se fazem presentes nas práticas dos professores que ensinam matemática e como se relacionam às formações que receberam sobre tecnologias na educação e para o ensino de Matemática. Tomamos como pressupostos teóricos os trabalhos de Valente (1993, 1997, 1999) de que o uso inteligente do computador requer práticas assumidas pelo professor que ultrapassem o seu uso como máquina de ensinar e o assumam como ferramenta de ensino. Dessa forma, nossa pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa de cunho qualitativo, em que tomamos como elementos de análise as respostas de quatorze professores da Educação Básica a um questionário de respostas abertas. Os resultados apontam que precisamos repensar a formação de professores em relação às tecnologias na educação privilegiando o caráter pedagógico ao instrumental, já que identificamos que os professores reproduzem as formações que recebem ao utilizarem tecnologias em sala de aula, privilegiando a verificação de resultados, simulações e resolução de exercícios. Então, concluímos que as respostas dos professores ao questionário revelam que as tecnologias quando utilizadas em sala de aula pelos professores apresentam as características do ensino tradicional computadorizado, e, não são, portanto, utilizadas como ferramentas educacionais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/200
10.36524/dect.v7i02.200
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/200
identifier_str_mv 10.36524/dect.v7i02.200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/200/195
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 7 n. 02 (2017): 2017 - 02; 130-143
2236-2150
10.36524/dect.v7i02
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1822181075781156864
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.36524/dect.v7i02.200