PASSIVA OU PROATIVA? UMA ABORDAGEM DA ATITUDE FRENTE A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – O CASO DO IFES CAMPUS LINHARES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Liberato, Midra Sian
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ferreira, Dirce Nazaré de Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/261
Resumo: Trata-se de uma pesquisa de campo qualitativa, descritiva e documental, que tem como objetivo investigar a atitude dos gestores e dos servidores técnico-administrativos do Ifes campus Linhares quanto à avaliação de desempenho. Ressalta-se no trabalho que na área pública pouca coisa foi escrita sobre avaliação de desempenho. Tem como pressuposto que a avaliação de desempenho é medida passiva, aplicada sem reflexão e criticidade, como mero preenchimento de papéis. Analisa o relato de servidores técnicos e gestores do Ifes campus Linhares, por meio de entrevistas e análise das fichas de avaliação de desempenho, confirmando a conjectura. A pesquisa propõe uma avaliação proativa com base na mensuração em conjunto envolvendo interlocução entre os partícipes. Ressalta ainda a avaliação de desempenho proativa como feedback que aponta rumos e que envolve conhecimento, habilidades e atitudes para além do mero preenchimento de formulários.
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