PASSIVA OU PROATIVA? UMA ABORDAGEM DA ATITUDE FRENTE A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – O CASO DO IFES CAMPUS LINHARES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/261 |
Resumo: | Trata-se de uma pesquisa de campo qualitativa, descritiva e documental, que tem como objetivo investigar a atitude dos gestores e dos servidores técnico-administrativos do Ifes campus Linhares quanto à avaliação de desempenho. Ressalta-se no trabalho que na área pública pouca coisa foi escrita sobre avaliação de desempenho. Tem como pressuposto que a avaliação de desempenho é medida passiva, aplicada sem reflexão e criticidade, como mero preenchimento de papéis. Analisa o relato de servidores técnicos e gestores do Ifes campus Linhares, por meio de entrevistas e análise das fichas de avaliação de desempenho, confirmando a conjectura. A pesquisa propõe uma avaliação proativa com base na mensuração em conjunto envolvendo interlocução entre os partícipes. Ressalta ainda a avaliação de desempenho proativa como feedback que aponta rumos e que envolve conhecimento, habilidades e atitudes para além do mero preenchimento de formulários. |
id |
IFES-1_675b4f5b356c9c572923f50bcb47217f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/261 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
PASSIVA OU PROATIVA? UMA ABORDAGEM DA ATITUDE FRENTE A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – O CASO DO IFES CAMPUS LINHARESAtitude.Avaliação de DesempenhoDesempenho HumanoServiço PúblicoGestão PúblicaTrata-se de uma pesquisa de campo qualitativa, descritiva e documental, que tem como objetivo investigar a atitude dos gestores e dos servidores técnico-administrativos do Ifes campus Linhares quanto à avaliação de desempenho. Ressalta-se no trabalho que na área pública pouca coisa foi escrita sobre avaliação de desempenho. Tem como pressuposto que a avaliação de desempenho é medida passiva, aplicada sem reflexão e criticidade, como mero preenchimento de papéis. Analisa o relato de servidores técnicos e gestores do Ifes campus Linhares, por meio de entrevistas e análise das fichas de avaliação de desempenho, confirmando a conjectura. A pesquisa propõe uma avaliação proativa com base na mensuração em conjunto envolvendo interlocução entre os partícipes. Ressalta ainda a avaliação de desempenho proativa como feedback que aponta rumos e que envolve conhecimento, habilidades e atitudes para além do mero preenchimento de formulários.Instituto Federal do Espírito Santo2016-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/26110.36524/ric.v2i2.261Revista Ifes Ciência ; v. 2 n. 2 (2016): Revista Ifes Ciência - ISSN 2359-4799; 77-1012359-4799reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/261/233Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência info:eu-repo/semantics/openAccessLiberato, Midra Sian Ferreira, Dirce Nazaré de Andrade 2019-11-28T15:05:34Zoai::article/261Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:34.562222Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PASSIVA OU PROATIVA? UMA ABORDAGEM DA ATITUDE FRENTE A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – O CASO DO IFES CAMPUS LINHARES |
title |
PASSIVA OU PROATIVA? UMA ABORDAGEM DA ATITUDE FRENTE A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – O CASO DO IFES CAMPUS LINHARES |
spellingShingle |
PASSIVA OU PROATIVA? UMA ABORDAGEM DA ATITUDE FRENTE A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – O CASO DO IFES CAMPUS LINHARES Liberato, Midra Sian Atitude. Avaliação de Desempenho Desempenho Humano Serviço Público Gestão Pública |
title_short |
PASSIVA OU PROATIVA? UMA ABORDAGEM DA ATITUDE FRENTE A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – O CASO DO IFES CAMPUS LINHARES |
title_full |
PASSIVA OU PROATIVA? UMA ABORDAGEM DA ATITUDE FRENTE A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – O CASO DO IFES CAMPUS LINHARES |
title_fullStr |
PASSIVA OU PROATIVA? UMA ABORDAGEM DA ATITUDE FRENTE A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – O CASO DO IFES CAMPUS LINHARES |
title_full_unstemmed |
PASSIVA OU PROATIVA? UMA ABORDAGEM DA ATITUDE FRENTE A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – O CASO DO IFES CAMPUS LINHARES |
title_sort |
PASSIVA OU PROATIVA? UMA ABORDAGEM DA ATITUDE FRENTE A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – O CASO DO IFES CAMPUS LINHARES |
author |
Liberato, Midra Sian |
author_facet |
Liberato, Midra Sian Ferreira, Dirce Nazaré de Andrade |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Dirce Nazaré de Andrade |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Liberato, Midra Sian Ferreira, Dirce Nazaré de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atitude. Avaliação de Desempenho Desempenho Humano Serviço Público Gestão Pública |
topic |
Atitude. Avaliação de Desempenho Desempenho Humano Serviço Público Gestão Pública |
description |
Trata-se de uma pesquisa de campo qualitativa, descritiva e documental, que tem como objetivo investigar a atitude dos gestores e dos servidores técnico-administrativos do Ifes campus Linhares quanto à avaliação de desempenho. Ressalta-se no trabalho que na área pública pouca coisa foi escrita sobre avaliação de desempenho. Tem como pressuposto que a avaliação de desempenho é medida passiva, aplicada sem reflexão e criticidade, como mero preenchimento de papéis. Analisa o relato de servidores técnicos e gestores do Ifes campus Linhares, por meio de entrevistas e análise das fichas de avaliação de desempenho, confirmando a conjectura. A pesquisa propõe uma avaliação proativa com base na mensuração em conjunto envolvendo interlocução entre os partícipes. Ressalta ainda a avaliação de desempenho proativa como feedback que aponta rumos e que envolve conhecimento, habilidades e atitudes para além do mero preenchimento de formulários. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/261 10.36524/ric.v2i2.261 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/261 |
identifier_str_mv |
10.36524/ric.v2i2.261 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/261/233 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Espírito Santo |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Espírito Santo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ifes Ciência ; v. 2 n. 2 (2016): Revista Ifes Ciência - ISSN 2359-4799; 77-101 2359-4799 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948024364302336 |