ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA E DESEMPENHO ACADÊMICO: ALGUMAS RELAÇÕES
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/166 |
Resumo: | Esse artigo relata parte de uma investigação maior cujo recorte teve como objetivo investigar as possíveis influências do fator atitude em relação à matemática sobre o desempenho acadêmico nessa disciplina. Para o estudo da atitude, foi aplicada uma escala em uma amostra de 608 alunos pertencentes a uma escola da rede pública municipal de ensino fundamental de Vila Velha-ES. Pelo lado do desempenho em Matemática, foram tomadas as notas desses alunos medidas em provas e trabalhos individuais ou em grupos do tipo lápis e papel desenvolvidas em sala de aula de Matemática ao longo de um semestre letivo. Com essa base de dados, foi possível por meio de instrumentos estatísticos, verificar se a atitude explicava de forma significativa o comportamento da variável dependente desempenho em matemática. Os resultados desta pesquisa revelaram haver influência significativa da variável explanatória sobre a variável dependente ao nível de significância de 0,01. |
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ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA E DESEMPENHO ACADÊMICO: ALGUMAS RELAÇÕESMatemáticaDesempenho acadêmico em MatemáticaAtitudesEsse artigo relata parte de uma investigação maior cujo recorte teve como objetivo investigar as possíveis influências do fator atitude em relação à matemática sobre o desempenho acadêmico nessa disciplina. Para o estudo da atitude, foi aplicada uma escala em uma amostra de 608 alunos pertencentes a uma escola da rede pública municipal de ensino fundamental de Vila Velha-ES. Pelo lado do desempenho em Matemática, foram tomadas as notas desses alunos medidas em provas e trabalhos individuais ou em grupos do tipo lápis e papel desenvolvidas em sala de aula de Matemática ao longo de um semestre letivo. Com essa base de dados, foi possível por meio de instrumentos estatísticos, verificar se a atitude explicava de forma significativa o comportamento da variável dependente desempenho em matemática. Os resultados desta pesquisa revelaram haver influência significativa da variável explanatória sobre a variável dependente ao nível de significância de 0,01.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/16610.36524/dect.v6i03.166Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 03 (2016): 2016 - 03; 3-122236-215010.36524/dect.v6i03reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/166/161Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSossai Freitas Faria, RenataVeiga Ferreira de Souza, Maria AliceLima Faria, Luiz Henrique2019-10-22T14:18:04Zoai::article/166Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:05.471590Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
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