ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA E DESEMPENHO ACADÊMICO: ALGUMAS RELAÇÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sossai Freitas Faria, Renata
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Veiga Ferreira de Souza, Maria Alice, Lima Faria, Luiz Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/166
Resumo: Esse artigo relata parte de uma investigação maior cujo recorte teve como objetivo investigar as possíveis influências do fator atitude em relação à matemática sobre o desempenho acadêmico nessa disciplina. Para o estudo da atitude, foi aplicada uma escala em uma amostra de 608 alunos pertencentes a uma escola da rede pública municipal de ensino fundamental de Vila Velha-ES. Pelo lado do desempenho em Matemática, foram tomadas as notas desses alunos medidas em provas e trabalhos individuais ou em grupos do tipo lápis e papel desenvolvidas em sala de aula de Matemática ao longo de um semestre letivo. Com essa base de dados, foi possível por meio de instrumentos estatísticos, verificar se a atitude explicava de forma significativa o comportamento da variável dependente desempenho em matemática. Os resultados desta pesquisa revelaram haver influência significativa da variável explanatória sobre a variável dependente ao nível de significância de 0,01.
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