Habilidades visuais: uma vivência em sala de aula virtual em tempo de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto Leivas, José Carlos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/669
Resumo: neste artigo se apresenta uma pesquisa de cunho qualitativo, realizada no primeiro semestre de 2020, com o objetivo de analisar como participantes de um Grupo de Estudos e Pesquisas em Geometria exploram a visualização, a imaginação e a criatividade em atividades geométricas. Foram aplicadas três atividades adaptadas do site Canguru Matemático, em três encontros realizados em plataforma digital, em virtude do período de isolamento social em que se encontram as atividades didáticas. Cada uma foi aplicada como fechamento das atividades nos três encontros consecutivos. Os dados foram coletados via WhatsApp, imediatamente após a aplicação da atividade. Além disso, as justificativas foram enviadas a posteriori ou elo mesmo instrumento. Os resultados corroboram estudos do Working Group do PME, indicando insuficiência de pesquisas envolvendo Representação e Visualização. Acredita-se que o experimento possa ser útil para outros profissionais envolvidos com o ensino de Geometria explorarem.
id IFES-1_6bb3110390b2d9bfd229b51f3ae55f3e
oai_identifier_str oai::article/669
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling Habilidades visuais: uma vivência em sala de aula virtual em tempo de pandemia. Imaginação. Criatividade. Ensino e aprendizagem em Geometrianeste artigo se apresenta uma pesquisa de cunho qualitativo, realizada no primeiro semestre de 2020, com o objetivo de analisar como participantes de um Grupo de Estudos e Pesquisas em Geometria exploram a visualização, a imaginação e a criatividade em atividades geométricas. Foram aplicadas três atividades adaptadas do site Canguru Matemático, em três encontros realizados em plataforma digital, em virtude do período de isolamento social em que se encontram as atividades didáticas. Cada uma foi aplicada como fechamento das atividades nos três encontros consecutivos. Os dados foram coletados via WhatsApp, imediatamente após a aplicação da atividade. Além disso, as justificativas foram enviadas a posteriori ou elo mesmo instrumento. Os resultados corroboram estudos do Working Group do PME, indicando insuficiência de pesquisas envolvendo Representação e Visualização. Acredita-se que o experimento possa ser útil para outros profissionais envolvidos com o ensino de Geometria explorarem.EDIFES2020-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/66910.36524/saladeaula.v9i1.669Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 9 n. 1 (2020): Relatos e Reflexões do Ensino Presencial e Virtual; 7-252316-729710.36524/saladeaula.v9i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/669/493Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto Leivas, José Carlos2020-12-24T03:53:02Zoai::article/669Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:53.007157Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Habilidades visuais: uma vivência em sala de aula virtual em tempo de pandemia
title Habilidades visuais: uma vivência em sala de aula virtual em tempo de pandemia
spellingShingle Habilidades visuais: uma vivência em sala de aula virtual em tempo de pandemia
Pinto Leivas, José Carlos
. Imaginação. Criatividade. Ensino e aprendizagem em Geometria
title_short Habilidades visuais: uma vivência em sala de aula virtual em tempo de pandemia
title_full Habilidades visuais: uma vivência em sala de aula virtual em tempo de pandemia
title_fullStr Habilidades visuais: uma vivência em sala de aula virtual em tempo de pandemia
title_full_unstemmed Habilidades visuais: uma vivência em sala de aula virtual em tempo de pandemia
title_sort Habilidades visuais: uma vivência em sala de aula virtual em tempo de pandemia
author Pinto Leivas, José Carlos
author_facet Pinto Leivas, José Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto Leivas, José Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv . Imaginação. Criatividade. Ensino e aprendizagem em Geometria
topic . Imaginação. Criatividade. Ensino e aprendizagem em Geometria
description neste artigo se apresenta uma pesquisa de cunho qualitativo, realizada no primeiro semestre de 2020, com o objetivo de analisar como participantes de um Grupo de Estudos e Pesquisas em Geometria exploram a visualização, a imaginação e a criatividade em atividades geométricas. Foram aplicadas três atividades adaptadas do site Canguru Matemático, em três encontros realizados em plataforma digital, em virtude do período de isolamento social em que se encontram as atividades didáticas. Cada uma foi aplicada como fechamento das atividades nos três encontros consecutivos. Os dados foram coletados via WhatsApp, imediatamente após a aplicação da atividade. Além disso, as justificativas foram enviadas a posteriori ou elo mesmo instrumento. Os resultados corroboram estudos do Working Group do PME, indicando insuficiência de pesquisas envolvendo Representação e Visualização. Acredita-se que o experimento possa ser útil para outros profissionais envolvidos com o ensino de Geometria explorarem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/669
10.36524/saladeaula.v9i1.669
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/669
identifier_str_mv 10.36524/saladeaula.v9i1.669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/669/493
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 9 n. 1 (2020): Relatos e Reflexões do Ensino Presencial e Virtual; 7-25
2316-7297
10.36524/saladeaula.v9i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948026959527936