Habilidades visuais: uma vivência em sala de aula virtual em tempo de pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/669 |
Resumo: | neste artigo se apresenta uma pesquisa de cunho qualitativo, realizada no primeiro semestre de 2020, com o objetivo de analisar como participantes de um Grupo de Estudos e Pesquisas em Geometria exploram a visualização, a imaginação e a criatividade em atividades geométricas. Foram aplicadas três atividades adaptadas do site Canguru Matemático, em três encontros realizados em plataforma digital, em virtude do período de isolamento social em que se encontram as atividades didáticas. Cada uma foi aplicada como fechamento das atividades nos três encontros consecutivos. Os dados foram coletados via WhatsApp, imediatamente após a aplicação da atividade. Além disso, as justificativas foram enviadas a posteriori ou elo mesmo instrumento. Os resultados corroboram estudos do Working Group do PME, indicando insuficiência de pesquisas envolvendo Representação e Visualização. Acredita-se que o experimento possa ser útil para outros profissionais envolvidos com o ensino de Geometria explorarem. |
id |
IFES-1_6bb3110390b2d9bfd229b51f3ae55f3e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/669 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
Habilidades visuais: uma vivência em sala de aula virtual em tempo de pandemia. Imaginação. Criatividade. Ensino e aprendizagem em Geometrianeste artigo se apresenta uma pesquisa de cunho qualitativo, realizada no primeiro semestre de 2020, com o objetivo de analisar como participantes de um Grupo de Estudos e Pesquisas em Geometria exploram a visualização, a imaginação e a criatividade em atividades geométricas. Foram aplicadas três atividades adaptadas do site Canguru Matemático, em três encontros realizados em plataforma digital, em virtude do período de isolamento social em que se encontram as atividades didáticas. Cada uma foi aplicada como fechamento das atividades nos três encontros consecutivos. Os dados foram coletados via WhatsApp, imediatamente após a aplicação da atividade. Além disso, as justificativas foram enviadas a posteriori ou elo mesmo instrumento. Os resultados corroboram estudos do Working Group do PME, indicando insuficiência de pesquisas envolvendo Representação e Visualização. Acredita-se que o experimento possa ser útil para outros profissionais envolvidos com o ensino de Geometria explorarem.EDIFES2020-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/66910.36524/saladeaula.v9i1.669Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 9 n. 1 (2020): Relatos e Reflexões do Ensino Presencial e Virtual; 7-252316-729710.36524/saladeaula.v9i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/669/493Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto Leivas, José Carlos2020-12-24T03:53:02Zoai::article/669Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:53.007157Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Habilidades visuais: uma vivência em sala de aula virtual em tempo de pandemia |
title |
Habilidades visuais: uma vivência em sala de aula virtual em tempo de pandemia |
spellingShingle |
Habilidades visuais: uma vivência em sala de aula virtual em tempo de pandemia Pinto Leivas, José Carlos . Imaginação. Criatividade. Ensino e aprendizagem em Geometria |
title_short |
Habilidades visuais: uma vivência em sala de aula virtual em tempo de pandemia |
title_full |
Habilidades visuais: uma vivência em sala de aula virtual em tempo de pandemia |
title_fullStr |
Habilidades visuais: uma vivência em sala de aula virtual em tempo de pandemia |
title_full_unstemmed |
Habilidades visuais: uma vivência em sala de aula virtual em tempo de pandemia |
title_sort |
Habilidades visuais: uma vivência em sala de aula virtual em tempo de pandemia |
author |
Pinto Leivas, José Carlos |
author_facet |
Pinto Leivas, José Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto Leivas, José Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
. Imaginação. Criatividade. Ensino e aprendizagem em Geometria |
topic |
. Imaginação. Criatividade. Ensino e aprendizagem em Geometria |
description |
neste artigo se apresenta uma pesquisa de cunho qualitativo, realizada no primeiro semestre de 2020, com o objetivo de analisar como participantes de um Grupo de Estudos e Pesquisas em Geometria exploram a visualização, a imaginação e a criatividade em atividades geométricas. Foram aplicadas três atividades adaptadas do site Canguru Matemático, em três encontros realizados em plataforma digital, em virtude do período de isolamento social em que se encontram as atividades didáticas. Cada uma foi aplicada como fechamento das atividades nos três encontros consecutivos. Os dados foram coletados via WhatsApp, imediatamente após a aplicação da atividade. Além disso, as justificativas foram enviadas a posteriori ou elo mesmo instrumento. Os resultados corroboram estudos do Working Group do PME, indicando insuficiência de pesquisas envolvendo Representação e Visualização. Acredita-se que o experimento possa ser útil para outros profissionais envolvidos com o ensino de Geometria explorarem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/669 10.36524/saladeaula.v9i1.669 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/669 |
identifier_str_mv |
10.36524/saladeaula.v9i1.669 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/669/493 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 9 n. 1 (2020): Relatos e Reflexões do Ensino Presencial e Virtual; 7-25 2316-7297 10.36524/saladeaula.v9i1 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948026959527936 |