A COLABORAÇÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA PERSPECTIVA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO COMO TRAVESSIA RUMO À FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/435 |
Resumo: | Este artigo analisa a Resolução nº 01, de 29 de janeiro de 2019, que instituiu a Política da Assistência Estudantil (PAE) do Instituto Federal Baiano (IF Baiano). A pesquisa objetiva investigar em que medida a Política de Assistência Estudantil e Permanência colabora com o ensino médio integrado para travessia rumo à formação humana integral. Parte-se do pressuposto de que o objetivo a ser alcançado, na perspectiva de uma sociedade justa e igualitária, é a formação humana integral ou omnilateral. A questão epicentral da pesquisa tem que ver com a possibilidade de caminhar em direção à formação integral em uma sociedade capitalista e periférica como a brasileira. Do ponto de vista teórico, a pesquisa situa-se na visão de Moura (2013), sendo também lastreada na visão de autores como Lucília Machado, Gaudêncio Frigotto, Acácia Kuenzer, Paolo Nosella, Dermeval Saviani, José Claudinei Lombardi, entre outros, onde, a partir deste referencial teórico analisa-se a possibilidade do ensino médio integrado se constituir em uma travessia na direção pretendida e contar com a colaboração da Política de Assistência Estudantil (PAE) neste processo. Para que os objetivos propostos fossem alcançados, utilizou-se uma abordagem qualitativa e os procedimentos técnicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e documental. Ademais, registra-se que a pesquisa se limitou ao âmbito do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Agropecuária, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano, Campus Senhor do Bonfim, em razão de ser este o único curso técnico de nível médio integrado ofertado pelo Campus Senhor do Bonfim, e esclarecemos que esta pesquisa apresentou limitações quanto ao perfil socioeconômico dos discentes beneficiários da Política de Assistência Estudantil (PAE) do IF Baiano; estrutura, composição e competências dos órgãos e colegiados da PAE do IF Baiano; e quanto à atuação da Comissão Local de Assistência Estudantil do IF Baiano, Campus Senhor do Bonfim, havendo, portanto, a necessidade de aprofundamento da pesquisa em trabalhos subsequentes. |
id |
IFES-1_6e14cdd0df14d52057c363e02e86b08f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/435 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
A COLABORAÇÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA PERSPECTIVA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO COMO TRAVESSIA RUMO À FORMAÇÃO HUMANA INTEGRALEnsino Médio Técnico IntegradoFormação Humana IntegralPolítica de Assistência e Permanência EstudantilEste artigo analisa a Resolução nº 01, de 29 de janeiro de 2019, que instituiu a Política da Assistência Estudantil (PAE) do Instituto Federal Baiano (IF Baiano). A pesquisa objetiva investigar em que medida a Política de Assistência Estudantil e Permanência colabora com o ensino médio integrado para travessia rumo à formação humana integral. Parte-se do pressuposto de que o objetivo a ser alcançado, na perspectiva de uma sociedade justa e igualitária, é a formação humana integral ou omnilateral. A questão epicentral da pesquisa tem que ver com a possibilidade de caminhar em direção à formação integral em uma sociedade capitalista e periférica como a brasileira. Do ponto de vista teórico, a pesquisa situa-se na visão de Moura (2013), sendo também lastreada na visão de autores como Lucília Machado, Gaudêncio Frigotto, Acácia Kuenzer, Paolo Nosella, Dermeval Saviani, José Claudinei Lombardi, entre outros, onde, a partir deste referencial teórico analisa-se a possibilidade do ensino médio integrado se constituir em uma travessia na direção pretendida e contar com a colaboração da Política de Assistência Estudantil (PAE) neste processo. Para que os objetivos propostos fossem alcançados, utilizou-se uma abordagem qualitativa e os procedimentos técnicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e documental. Ademais, registra-se que a pesquisa se limitou ao âmbito do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Agropecuária, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano, Campus Senhor do Bonfim, em razão de ser este o único curso técnico de nível médio integrado ofertado pelo Campus Senhor do Bonfim, e esclarecemos que esta pesquisa apresentou limitações quanto ao perfil socioeconômico dos discentes beneficiários da Política de Assistência Estudantil (PAE) do IF Baiano; estrutura, composição e competências dos órgãos e colegiados da PAE do IF Baiano; e quanto à atuação da Comissão Local de Assistência Estudantil do IF Baiano, Campus Senhor do Bonfim, havendo, portanto, a necessidade de aprofundamento da pesquisa em trabalhos subsequentes.EDIFES2019-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/43510.36524/profept.v3i2.435Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 3 n. 2 (2019): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 37-612594-482710.36524/profept.v3i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/435/382Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos Moraes, Adriano Franco Melo, Alessandro Alex Cantuária Cypriano, Carlos Silva Almeida, Jéssica Almeida Rios, Jocelma da Conceição Silva Almeida, Maria2020-01-06T12:56:05Zoai::article/435Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:15.291561Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A COLABORAÇÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA PERSPECTIVA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO COMO TRAVESSIA RUMO À FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL |
title |
A COLABORAÇÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA PERSPECTIVA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO COMO TRAVESSIA RUMO À FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL |
spellingShingle |
A COLABORAÇÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA PERSPECTIVA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO COMO TRAVESSIA RUMO À FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL dos Santos Moraes, Adriano Ensino Médio Técnico Integrado Formação Humana Integral Política de Assistência e Permanência Estudantil |
title_short |
A COLABORAÇÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA PERSPECTIVA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO COMO TRAVESSIA RUMO À FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL |
title_full |
A COLABORAÇÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA PERSPECTIVA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO COMO TRAVESSIA RUMO À FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL |
title_fullStr |
A COLABORAÇÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA PERSPECTIVA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO COMO TRAVESSIA RUMO À FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL |
title_full_unstemmed |
A COLABORAÇÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA PERSPECTIVA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO COMO TRAVESSIA RUMO À FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL |
title_sort |
A COLABORAÇÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA PERSPECTIVA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO COMO TRAVESSIA RUMO À FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL |
author |
dos Santos Moraes, Adriano |
author_facet |
dos Santos Moraes, Adriano Franco Melo, Alessandro Alex Cantuária Cypriano, Carlos Silva Almeida, Jéssica Almeida Rios, Jocelma da Conceição Silva Almeida, Maria |
author_role |
author |
author2 |
Franco Melo, Alessandro Alex Cantuária Cypriano, Carlos Silva Almeida, Jéssica Almeida Rios, Jocelma da Conceição Silva Almeida, Maria |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos Moraes, Adriano Franco Melo, Alessandro Alex Cantuária Cypriano, Carlos Silva Almeida, Jéssica Almeida Rios, Jocelma da Conceição Silva Almeida, Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Médio Técnico Integrado Formação Humana Integral Política de Assistência e Permanência Estudantil |
topic |
Ensino Médio Técnico Integrado Formação Humana Integral Política de Assistência e Permanência Estudantil |
description |
Este artigo analisa a Resolução nº 01, de 29 de janeiro de 2019, que instituiu a Política da Assistência Estudantil (PAE) do Instituto Federal Baiano (IF Baiano). A pesquisa objetiva investigar em que medida a Política de Assistência Estudantil e Permanência colabora com o ensino médio integrado para travessia rumo à formação humana integral. Parte-se do pressuposto de que o objetivo a ser alcançado, na perspectiva de uma sociedade justa e igualitária, é a formação humana integral ou omnilateral. A questão epicentral da pesquisa tem que ver com a possibilidade de caminhar em direção à formação integral em uma sociedade capitalista e periférica como a brasileira. Do ponto de vista teórico, a pesquisa situa-se na visão de Moura (2013), sendo também lastreada na visão de autores como Lucília Machado, Gaudêncio Frigotto, Acácia Kuenzer, Paolo Nosella, Dermeval Saviani, José Claudinei Lombardi, entre outros, onde, a partir deste referencial teórico analisa-se a possibilidade do ensino médio integrado se constituir em uma travessia na direção pretendida e contar com a colaboração da Política de Assistência Estudantil (PAE) neste processo. Para que os objetivos propostos fossem alcançados, utilizou-se uma abordagem qualitativa e os procedimentos técnicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e documental. Ademais, registra-se que a pesquisa se limitou ao âmbito do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Agropecuária, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano, Campus Senhor do Bonfim, em razão de ser este o único curso técnico de nível médio integrado ofertado pelo Campus Senhor do Bonfim, e esclarecemos que esta pesquisa apresentou limitações quanto ao perfil socioeconômico dos discentes beneficiários da Política de Assistência Estudantil (PAE) do IF Baiano; estrutura, composição e competências dos órgãos e colegiados da PAE do IF Baiano; e quanto à atuação da Comissão Local de Assistência Estudantil do IF Baiano, Campus Senhor do Bonfim, havendo, portanto, a necessidade de aprofundamento da pesquisa em trabalhos subsequentes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/435 10.36524/profept.v3i2.435 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/435 |
identifier_str_mv |
10.36524/profept.v3i2.435 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/435/382 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 3 n. 2 (2019): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 37-61 2594-4827 10.36524/profept.v3i2 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948029376495616 |