O apoio pedagógico e a assistência estudantil: transição, afiliação e permanência estudantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
dARK ID: | ark:/48912/001300000gwmk |
DOI: | 10.5585/cpg.v19n2.18136 |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/18136 https://doi.org/10.5585/cpg.v19n2.18136 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/62050 |
Resumo: | Este trabalho é uma revisão bibliográfica sobre apoio pedagógico e assistência estudantil. Com a expansão do ensino superior no Brasil nas últimas duas décadas e a diversificação do seu público, políticas públicas como o PNAES ganharam grande importância para a permanência dos estudantes no ensino superior, no entanto, o auxílio material parece não ser suficiente para garantir essa permanência, e outras ações como o apoio pedagógico aparecem como possibilidade de políticas institucionais. Nesse sentido, entre os dias 19 e 22 de junho de 2019 foi feito um levantamento em duas bases de dados de publicações que relacionassem pesquisas sobre apoio pedagógico, assistência estudantil e ensino superior. Ao final selecionamos 27 trabalhos para uma análise mais detalhada. De maneira geral, a revisão bibliográfica apontou para uma lacuna, pois nenhum dos trabalhos abordou diretamente a ideia de Apoio Pedagógico. |
id |
UFSP_7c68671a957946f18cb1506b18cb8df7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/62050 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
O apoio pedagógico e a assistência estudantil: transição, afiliação e permanência estudantilPEDAGOGICAL SUPPORT AND STUDENT ASSISTANCE: A STATE OF THE ARTEnsino superiorAssistência estudantilApoio pedagógicoPermanência estudantilPolítica públicaEste trabalho é uma revisão bibliográfica sobre apoio pedagógico e assistência estudantil. Com a expansão do ensino superior no Brasil nas últimas duas décadas e a diversificação do seu público, políticas públicas como o PNAES ganharam grande importância para a permanência dos estudantes no ensino superior, no entanto, o auxílio material parece não ser suficiente para garantir essa permanência, e outras ações como o apoio pedagógico aparecem como possibilidade de políticas institucionais. Nesse sentido, entre os dias 19 e 22 de junho de 2019 foi feito um levantamento em duas bases de dados de publicações que relacionassem pesquisas sobre apoio pedagógico, assistência estudantil e ensino superior. Ao final selecionamos 27 trabalhos para uma análise mais detalhada. De maneira geral, a revisão bibliográfica apontou para uma lacuna, pois nenhum dos trabalhos abordou diretamente a ideia de Apoio Pedagógico.This work is a literature review on pedagogical support and student assistance. With the expansion of higher education in Brazil in the last two decades and the diversification of its public, public policies such as the PNAES have gained great importance for the permanence of students in higher education, however, the material aid does not seem to be sufficient to guarantee this permanence, and other actions such as pedagogical support appear as a possibility for institutional policies. In this sense, between June 19 and 22, 2019, a survey was carried out in two databases of publications that related research on pedagogical support, student assistance and higher education. At the end we selected 27 papers for a more detailed analysis. In general, the literature review pointed to a gap, as none of the works directly addressed the idea of Pedagogical Support.Cadernos de Pós-graduaçãohttp://lattes.cnpq.br/5525365551841212Dias, Carlos Eduardo Sampaio Burgos [UNIFESP]2021-10-05T11:33:05Z2021-10-05T11:33:05Z2020-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion126-145application/pdfhttps://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/18136DIAS, Carlos Eduardo Sampaio Burgos. Apoio pedagógico e assistência estudantil: um estado da arte. Cadernos de Pós-graduação, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 126-145, jul./dez. 2020.https://doi.org/10.5585/cpg.v19n2.18136https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/62050ark:/48912/001300000gwmkporSão Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-06T00:56:32Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/62050Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-12-11T20:17:51.909832Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O apoio pedagógico e a assistência estudantil: transição, afiliação e permanência estudantil PEDAGOGICAL SUPPORT AND STUDENT ASSISTANCE: A STATE OF THE ART |
title |
O apoio pedagógico e a assistência estudantil: transição, afiliação e permanência estudantil |
spellingShingle |
O apoio pedagógico e a assistência estudantil: transição, afiliação e permanência estudantil O apoio pedagógico e a assistência estudantil: transição, afiliação e permanência estudantil Dias, Carlos Eduardo Sampaio Burgos [UNIFESP] Ensino superior Assistência estudantil Apoio pedagógico Permanência estudantil Política pública Dias, Carlos Eduardo Sampaio Burgos [UNIFESP] Ensino superior Assistência estudantil Apoio pedagógico Permanência estudantil Política pública |
title_short |
O apoio pedagógico e a assistência estudantil: transição, afiliação e permanência estudantil |
title_full |
O apoio pedagógico e a assistência estudantil: transição, afiliação e permanência estudantil |
title_fullStr |
O apoio pedagógico e a assistência estudantil: transição, afiliação e permanência estudantil O apoio pedagógico e a assistência estudantil: transição, afiliação e permanência estudantil |
title_full_unstemmed |
O apoio pedagógico e a assistência estudantil: transição, afiliação e permanência estudantil O apoio pedagógico e a assistência estudantil: transição, afiliação e permanência estudantil |
title_sort |
O apoio pedagógico e a assistência estudantil: transição, afiliação e permanência estudantil |
author |
Dias, Carlos Eduardo Sampaio Burgos [UNIFESP] |
author_facet |
Dias, Carlos Eduardo Sampaio Burgos [UNIFESP] Dias, Carlos Eduardo Sampaio Burgos [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5525365551841212 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Carlos Eduardo Sampaio Burgos [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Assistência estudantil Apoio pedagógico Permanência estudantil Política pública |
topic |
Ensino superior Assistência estudantil Apoio pedagógico Permanência estudantil Política pública |
description |
Este trabalho é uma revisão bibliográfica sobre apoio pedagógico e assistência estudantil. Com a expansão do ensino superior no Brasil nas últimas duas décadas e a diversificação do seu público, políticas públicas como o PNAES ganharam grande importância para a permanência dos estudantes no ensino superior, no entanto, o auxílio material parece não ser suficiente para garantir essa permanência, e outras ações como o apoio pedagógico aparecem como possibilidade de políticas institucionais. Nesse sentido, entre os dias 19 e 22 de junho de 2019 foi feito um levantamento em duas bases de dados de publicações que relacionassem pesquisas sobre apoio pedagógico, assistência estudantil e ensino superior. Ao final selecionamos 27 trabalhos para uma análise mais detalhada. De maneira geral, a revisão bibliográfica apontou para uma lacuna, pois nenhum dos trabalhos abordou diretamente a ideia de Apoio Pedagógico. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-13 2021-10-05T11:33:05Z 2021-10-05T11:33:05Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/18136 DIAS, Carlos Eduardo Sampaio Burgos. Apoio pedagógico e assistência estudantil: um estado da arte. Cadernos de Pós-graduação, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 126-145, jul./dez. 2020. https://doi.org/10.5585/cpg.v19n2.18136 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/62050 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/48912/001300000gwmk |
url |
https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/18136 https://doi.org/10.5585/cpg.v19n2.18136 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/62050 |
identifier_str_mv |
DIAS, Carlos Eduardo Sampaio Burgos. Apoio pedagógico e assistência estudantil: um estado da arte. Cadernos de Pós-graduação, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 126-145, jul./dez. 2020. ark:/48912/001300000gwmk |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
126-145 application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
São Paulo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pós-graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pós-graduação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1822183943571505152 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5585/cpg.v19n2.18136 |