O apoio pedagógico e a assistência estudantil: transição, afiliação e permanência estudantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Carlos Eduardo Sampaio Burgos [UNIFESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
dARK ID: ark:/48912/001300000gwmk
DOI: 10.5585/cpg.v19n2.18136
Texto Completo: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/18136
https://doi.org/10.5585/cpg.v19n2.18136
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/62050
Resumo: Este trabalho é uma revisão bibliográfica sobre apoio pedagógico e assistência estudantil. Com a expansão do ensino superior no Brasil nas últimas duas décadas e a diversificação do seu público, políticas públicas como o PNAES ganharam grande importância para a permanência dos estudantes no ensino superior, no entanto, o auxílio material parece não ser suficiente para garantir essa permanência, e outras ações como o apoio pedagógico aparecem como possibilidade de políticas institucionais. Nesse sentido, entre os dias 19 e 22 de junho de 2019 foi feito um levantamento em duas bases de dados de publicações que relacionassem pesquisas sobre apoio pedagógico, assistência estudantil e ensino superior. Ao final selecionamos 27 trabalhos para uma análise mais detalhada. De maneira geral, a revisão bibliográfica apontou para uma lacuna, pois nenhum dos trabalhos abordou diretamente a ideia de Apoio Pedagógico.
id UFSP_7c68671a957946f18cb1506b18cb8df7
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/62050
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling O apoio pedagógico e a assistência estudantil: transição, afiliação e permanência estudantilPEDAGOGICAL SUPPORT AND STUDENT ASSISTANCE: A STATE OF THE ARTEnsino superiorAssistência estudantilApoio pedagógicoPermanência estudantilPolítica públicaEste trabalho é uma revisão bibliográfica sobre apoio pedagógico e assistência estudantil. Com a expansão do ensino superior no Brasil nas últimas duas décadas e a diversificação do seu público, políticas públicas como o PNAES ganharam grande importância para a permanência dos estudantes no ensino superior, no entanto, o auxílio material parece não ser suficiente para garantir essa permanência, e outras ações como o apoio pedagógico aparecem como possibilidade de políticas institucionais. Nesse sentido, entre os dias 19 e 22 de junho de 2019 foi feito um levantamento em duas bases de dados de publicações que relacionassem pesquisas sobre apoio pedagógico, assistência estudantil e ensino superior. Ao final selecionamos 27 trabalhos para uma análise mais detalhada. De maneira geral, a revisão bibliográfica apontou para uma lacuna, pois nenhum dos trabalhos abordou diretamente a ideia de Apoio Pedagógico.This work is a literature review on pedagogical support and student assistance. With the expansion of higher education in Brazil in the last two decades and the diversification of its public, public policies such as the PNAES have gained great importance for the permanence of students in higher education, however, the material aid does not seem to be sufficient to guarantee this permanence, and other actions such as pedagogical support appear as a possibility for institutional policies. In this sense, between June 19 and 22, 2019, a survey was carried out in two databases of publications that related research on pedagogical support, student assistance and higher education. At the end we selected 27 papers for a more detailed analysis. In general, the literature review pointed to a gap, as none of the works directly addressed the idea of Pedagogical Support.Cadernos de Pós-graduaçãohttp://lattes.cnpq.br/5525365551841212Dias, Carlos Eduardo Sampaio Burgos [UNIFESP]2021-10-05T11:33:05Z2021-10-05T11:33:05Z2020-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion126-145application/pdfhttps://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/18136DIAS, Carlos Eduardo Sampaio Burgos. Apoio pedagógico e assistência estudantil: um estado da arte. Cadernos de Pós-graduação, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 126-145, jul./dez. 2020.https://doi.org/10.5585/cpg.v19n2.18136https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/62050ark:/48912/001300000gwmkporSão Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-06T00:56:32Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/62050Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-12-11T20:17:51.909832Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O apoio pedagógico e a assistência estudantil: transição, afiliação e permanência estudantil
PEDAGOGICAL SUPPORT AND STUDENT ASSISTANCE: A STATE OF THE ART
title O apoio pedagógico e a assistência estudantil: transição, afiliação e permanência estudantil
spellingShingle O apoio pedagógico e a assistência estudantil: transição, afiliação e permanência estudantil
O apoio pedagógico e a assistência estudantil: transição, afiliação e permanência estudantil
Dias, Carlos Eduardo Sampaio Burgos [UNIFESP]
Ensino superior
Assistência estudantil
Apoio pedagógico
Permanência estudantil
Política pública
Dias, Carlos Eduardo Sampaio Burgos [UNIFESP]
Ensino superior
Assistência estudantil
Apoio pedagógico
Permanência estudantil
Política pública
title_short O apoio pedagógico e a assistência estudantil: transição, afiliação e permanência estudantil
title_full O apoio pedagógico e a assistência estudantil: transição, afiliação e permanência estudantil
title_fullStr O apoio pedagógico e a assistência estudantil: transição, afiliação e permanência estudantil
O apoio pedagógico e a assistência estudantil: transição, afiliação e permanência estudantil
title_full_unstemmed O apoio pedagógico e a assistência estudantil: transição, afiliação e permanência estudantil
O apoio pedagógico e a assistência estudantil: transição, afiliação e permanência estudantil
title_sort O apoio pedagógico e a assistência estudantil: transição, afiliação e permanência estudantil
author Dias, Carlos Eduardo Sampaio Burgos [UNIFESP]
author_facet Dias, Carlos Eduardo Sampaio Burgos [UNIFESP]
Dias, Carlos Eduardo Sampaio Burgos [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5525365551841212
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Carlos Eduardo Sampaio Burgos [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Assistência estudantil
Apoio pedagógico
Permanência estudantil
Política pública
topic Ensino superior
Assistência estudantil
Apoio pedagógico
Permanência estudantil
Política pública
description Este trabalho é uma revisão bibliográfica sobre apoio pedagógico e assistência estudantil. Com a expansão do ensino superior no Brasil nas últimas duas décadas e a diversificação do seu público, políticas públicas como o PNAES ganharam grande importância para a permanência dos estudantes no ensino superior, no entanto, o auxílio material parece não ser suficiente para garantir essa permanência, e outras ações como o apoio pedagógico aparecem como possibilidade de políticas institucionais. Nesse sentido, entre os dias 19 e 22 de junho de 2019 foi feito um levantamento em duas bases de dados de publicações que relacionassem pesquisas sobre apoio pedagógico, assistência estudantil e ensino superior. Ao final selecionamos 27 trabalhos para uma análise mais detalhada. De maneira geral, a revisão bibliográfica apontou para uma lacuna, pois nenhum dos trabalhos abordou diretamente a ideia de Apoio Pedagógico.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-13
2021-10-05T11:33:05Z
2021-10-05T11:33:05Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/18136
DIAS, Carlos Eduardo Sampaio Burgos. Apoio pedagógico e assistência estudantil: um estado da arte. Cadernos de Pós-graduação, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 126-145, jul./dez. 2020.
https://doi.org/10.5585/cpg.v19n2.18136
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/62050
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/48912/001300000gwmk
url https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/18136
https://doi.org/10.5585/cpg.v19n2.18136
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/62050
identifier_str_mv DIAS, Carlos Eduardo Sampaio Burgos. Apoio pedagógico e assistência estudantil: um estado da arte. Cadernos de Pós-graduação, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 126-145, jul./dez. 2020.
ark:/48912/001300000gwmk
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 126-145
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.publisher.none.fl_str_mv Cadernos de Pós-graduação
publisher.none.fl_str_mv Cadernos de Pós-graduação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1822183943571505152
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5585/cpg.v19n2.18136