USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CONCEITOS EM PATOLOGIA E PARASITOLOGIA PARA ESTUDANTES DE CURSO TÉCNICO EM AQUICULTURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingos Carvalho, Gabriel
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Vilela Paiva, Maria Auxiliadora
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1268
Resumo: This pedagogical intervention occurred in a federal institute of education science and technology with the participation of students of the 4th year of a technical course in aquaculture integrated to high school. The aim of this research was to analyze the use of active methodologies in the teaching of concepts in Pathology and Parasitology and evaluate the students' perception about the application of these methods in the professional practice of the aquaculture technician. In the production of data, questionnaires, didactic games and collective discussions/reflections were used. The students demonstrated a positive gain in the production of knowledge and, they realized that the intervention provided moments of reflection about the studied subjects. Through the testimonies and mobilization of knowledge, it was observed that for the students, the active methodologies provided an integrating environment for the learning process. The students were also able to perceive themselves as agents integrated to the teaching proposal, besides correlating the concepts studied with the professional practice.
id IFES-1_725113de0a79455b0a5eb1b4f8ce0850
oai_identifier_str oai::article/1268
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CONCEITOS EM PATOLOGIA E PARASITOLOGIA PARA ESTUDANTES DE CURSO TÉCNICO EM AQUICULTURA Intervenção PedagógicaJogos DidáticosPráticas PedagógicasRecursos MetodológicosRecursos TecnológicosPedagogical InterventionTeaching GamesPedagogical PracticesMethodological ResourcesTechnological ResourcesThis pedagogical intervention occurred in a federal institute of education science and technology with the participation of students of the 4th year of a technical course in aquaculture integrated to high school. The aim of this research was to analyze the use of active methodologies in the teaching of concepts in Pathology and Parasitology and evaluate the students' perception about the application of these methods in the professional practice of the aquaculture technician. In the production of data, questionnaires, didactic games and collective discussions/reflections were used. The students demonstrated a positive gain in the production of knowledge and, they realized that the intervention provided moments of reflection about the studied subjects. Through the testimonies and mobilization of knowledge, it was observed that for the students, the active methodologies provided an integrating environment for the learning process. The students were also able to perceive themselves as agents integrated to the teaching proposal, besides correlating the concepts studied with the professional practice.Trata-se de uma intervenção pedagógica desenvolvida em uma instituição federal de educação profissional e tecnológica, com a participação de estudantes do 4° ano do curso técnico em aquicultura integrado ao ensino médio. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o uso de metodologias ativas no ensino de conceitos em Patologia e Parasitologia e, avaliar a percepção dos estudantes sobre a aplicação destes no cotidiano da prática profissional do técnico em aquicultura. Na produção de dados, utilizou-se questionários, jogos didáticos e discussões/reflexões coletivas. Os estudantes demonstraram obter um ganho positivo na produção de conhecimento e, perceberam que a intervenção propiciou momentos de reflexão acerca dos temas estudados. Por meio dos depoimentos e mobilização de saberes, percebeu-se que para os estudantes, as metodologias ativas propiciaram um ambiente integrador para o processo de aprendizagem. Os estudantes puderam ainda se perceber como agentes integrados à proposta de ensino, além de correlacionarem os conceitos estudados com a prática profissional.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2021-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/126810.36524/dect.v9i01.1268Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 9 n. 01 (2019): 2019 - 01 2236-215010.36524/dect.v9i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1268/728Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessDomingos Carvalho, GabrielVilela Paiva, Maria Auxiliadora2021-08-02T17:32:45Zoai::article/1268Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:09.395019Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CONCEITOS EM PATOLOGIA E PARASITOLOGIA PARA ESTUDANTES DE CURSO TÉCNICO EM AQUICULTURA
title USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CONCEITOS EM PATOLOGIA E PARASITOLOGIA PARA ESTUDANTES DE CURSO TÉCNICO EM AQUICULTURA
spellingShingle USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CONCEITOS EM PATOLOGIA E PARASITOLOGIA PARA ESTUDANTES DE CURSO TÉCNICO EM AQUICULTURA
Domingos Carvalho, Gabriel
Intervenção Pedagógica
Jogos Didáticos
Práticas Pedagógicas
Recursos Metodológicos
Recursos Tecnológicos
Pedagogical Intervention
Teaching Games
Pedagogical Practices
Methodological Resources
Technological Resources
title_short USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CONCEITOS EM PATOLOGIA E PARASITOLOGIA PARA ESTUDANTES DE CURSO TÉCNICO EM AQUICULTURA
title_full USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CONCEITOS EM PATOLOGIA E PARASITOLOGIA PARA ESTUDANTES DE CURSO TÉCNICO EM AQUICULTURA
title_fullStr USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CONCEITOS EM PATOLOGIA E PARASITOLOGIA PARA ESTUDANTES DE CURSO TÉCNICO EM AQUICULTURA
title_full_unstemmed USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CONCEITOS EM PATOLOGIA E PARASITOLOGIA PARA ESTUDANTES DE CURSO TÉCNICO EM AQUICULTURA
title_sort USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CONCEITOS EM PATOLOGIA E PARASITOLOGIA PARA ESTUDANTES DE CURSO TÉCNICO EM AQUICULTURA
author Domingos Carvalho, Gabriel
author_facet Domingos Carvalho, Gabriel
Vilela Paiva, Maria Auxiliadora
author_role author
author2 Vilela Paiva, Maria Auxiliadora
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingos Carvalho, Gabriel
Vilela Paiva, Maria Auxiliadora
dc.subject.por.fl_str_mv Intervenção Pedagógica
Jogos Didáticos
Práticas Pedagógicas
Recursos Metodológicos
Recursos Tecnológicos
Pedagogical Intervention
Teaching Games
Pedagogical Practices
Methodological Resources
Technological Resources
topic Intervenção Pedagógica
Jogos Didáticos
Práticas Pedagógicas
Recursos Metodológicos
Recursos Tecnológicos
Pedagogical Intervention
Teaching Games
Pedagogical Practices
Methodological Resources
Technological Resources
description This pedagogical intervention occurred in a federal institute of education science and technology with the participation of students of the 4th year of a technical course in aquaculture integrated to high school. The aim of this research was to analyze the use of active methodologies in the teaching of concepts in Pathology and Parasitology and evaluate the students' perception about the application of these methods in the professional practice of the aquaculture technician. In the production of data, questionnaires, didactic games and collective discussions/reflections were used. The students demonstrated a positive gain in the production of knowledge and, they realized that the intervention provided moments of reflection about the studied subjects. Through the testimonies and mobilization of knowledge, it was observed that for the students, the active methodologies provided an integrating environment for the learning process. The students were also able to perceive themselves as agents integrated to the teaching proposal, besides correlating the concepts studied with the professional practice.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1268
10.36524/dect.v9i01.1268
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1268
identifier_str_mv 10.36524/dect.v9i01.1268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1268/728
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 9 n. 01 (2019): 2019 - 01
2236-2150
10.36524/dect.v9i01
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948028853256192