HISTORIOGRAFIA DA CIÊNCIA E LINGUAGEM INFOGRÁFICA: PONTUAÇÕES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: HISTORIOGRAPHY OF SCIENCE AND INFOGRAPHIC LANGUAGE: APPOINTMENTS TO THE FORMATION OF SCIENCE TEACHERS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/608 |
Resumo: | O artigo discute o desenvolvimento de um infográfico como estratégia pedagógica para abordar a historiografia da ciência no Ensino de Ciências. Fundamenta-se em autores que discutem a importância dahistoriografia na formação de professores e da relação de tecnologias digitais para o processo de aprendizagem da ciência. O objetivo principal é realizar pontuações sobre a historiografia da ciência elinguagem infográfica para a formação de professores de Ciências. Em termos metodológicos, a pesquisa foi realizada na disciplina de “História, Filosofia e Ensino das Ciências”, do curso de Licenciatura em Ciências Exatas. O infográfico analisado aqui tem enfoque na Mecânica Newtoniana e Mecânica Relativista e foi construído por meio do auxílio de aplicativos voltados para o contexto educativo. Pontua-se que a infografiafavorece a autoria dos professores em formação a criar materiais didáticos, bem como permite ao aluno ser protagonista da aprendizagem ajudando-lhe na compreensão da história da ciência. |
id |
IFES-1_7506ef8e160414d8931ebb6f03824cac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/608 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
HISTORIOGRAFIA DA CIÊNCIA E LINGUAGEM INFOGRÁFICA: PONTUAÇÕES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: HISTORIOGRAPHY OF SCIENCE AND INFOGRAPHIC LANGUAGE: APPOINTMENTS TO THE FORMATION OF SCIENCE TEACHERSHistória da ciênciaEnsino de CiênciasFormação de professoresTecnologia digitalO artigo discute o desenvolvimento de um infográfico como estratégia pedagógica para abordar a historiografia da ciência no Ensino de Ciências. Fundamenta-se em autores que discutem a importância dahistoriografia na formação de professores e da relação de tecnologias digitais para o processo de aprendizagem da ciência. O objetivo principal é realizar pontuações sobre a historiografia da ciência elinguagem infográfica para a formação de professores de Ciências. Em termos metodológicos, a pesquisa foi realizada na disciplina de “História, Filosofia e Ensino das Ciências”, do curso de Licenciatura em Ciências Exatas. O infográfico analisado aqui tem enfoque na Mecânica Newtoniana e Mecânica Relativista e foi construído por meio do auxílio de aplicativos voltados para o contexto educativo. Pontua-se que a infografiafavorece a autoria dos professores em formação a criar materiais didáticos, bem como permite ao aluno ser protagonista da aprendizagem ajudando-lhe na compreensão da história da ciência.EDIFES2020-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/60810.36524/saladeaula.v8i2.608Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 8 n. 2 (2019): Alunos no Centro do Processo de Aprendizagem; 113-1262316-729710.36524/saladeaula.v8i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/608/458Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Taís de Souza Costa, Lucas Mota Palcha, Leandro Siqueira 2021-02-11T19:25:12Zoai::article/608Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:52.791246Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
HISTORIOGRAFIA DA CIÊNCIA E LINGUAGEM INFOGRÁFICA: PONTUAÇÕES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: HISTORIOGRAPHY OF SCIENCE AND INFOGRAPHIC LANGUAGE: APPOINTMENTS TO THE FORMATION OF SCIENCE TEACHERS |
title |
HISTORIOGRAFIA DA CIÊNCIA E LINGUAGEM INFOGRÁFICA: PONTUAÇÕES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: HISTORIOGRAPHY OF SCIENCE AND INFOGRAPHIC LANGUAGE: APPOINTMENTS TO THE FORMATION OF SCIENCE TEACHERS |
spellingShingle |
HISTORIOGRAFIA DA CIÊNCIA E LINGUAGEM INFOGRÁFICA: PONTUAÇÕES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: HISTORIOGRAPHY OF SCIENCE AND INFOGRAPHIC LANGUAGE: APPOINTMENTS TO THE FORMATION OF SCIENCE TEACHERS Silva, Taís de Souza História da ciência Ensino de Ciências Formação de professores Tecnologia digital |
title_short |
HISTORIOGRAFIA DA CIÊNCIA E LINGUAGEM INFOGRÁFICA: PONTUAÇÕES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: HISTORIOGRAPHY OF SCIENCE AND INFOGRAPHIC LANGUAGE: APPOINTMENTS TO THE FORMATION OF SCIENCE TEACHERS |
title_full |
HISTORIOGRAFIA DA CIÊNCIA E LINGUAGEM INFOGRÁFICA: PONTUAÇÕES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: HISTORIOGRAPHY OF SCIENCE AND INFOGRAPHIC LANGUAGE: APPOINTMENTS TO THE FORMATION OF SCIENCE TEACHERS |
title_fullStr |
HISTORIOGRAFIA DA CIÊNCIA E LINGUAGEM INFOGRÁFICA: PONTUAÇÕES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: HISTORIOGRAPHY OF SCIENCE AND INFOGRAPHIC LANGUAGE: APPOINTMENTS TO THE FORMATION OF SCIENCE TEACHERS |
title_full_unstemmed |
HISTORIOGRAFIA DA CIÊNCIA E LINGUAGEM INFOGRÁFICA: PONTUAÇÕES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: HISTORIOGRAPHY OF SCIENCE AND INFOGRAPHIC LANGUAGE: APPOINTMENTS TO THE FORMATION OF SCIENCE TEACHERS |
title_sort |
HISTORIOGRAFIA DA CIÊNCIA E LINGUAGEM INFOGRÁFICA: PONTUAÇÕES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: HISTORIOGRAPHY OF SCIENCE AND INFOGRAPHIC LANGUAGE: APPOINTMENTS TO THE FORMATION OF SCIENCE TEACHERS |
author |
Silva, Taís de Souza |
author_facet |
Silva, Taís de Souza Costa, Lucas Mota Palcha, Leandro Siqueira |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Lucas Mota Palcha, Leandro Siqueira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Taís de Souza Costa, Lucas Mota Palcha, Leandro Siqueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da ciência Ensino de Ciências Formação de professores Tecnologia digital |
topic |
História da ciência Ensino de Ciências Formação de professores Tecnologia digital |
description |
O artigo discute o desenvolvimento de um infográfico como estratégia pedagógica para abordar a historiografia da ciência no Ensino de Ciências. Fundamenta-se em autores que discutem a importância dahistoriografia na formação de professores e da relação de tecnologias digitais para o processo de aprendizagem da ciência. O objetivo principal é realizar pontuações sobre a historiografia da ciência elinguagem infográfica para a formação de professores de Ciências. Em termos metodológicos, a pesquisa foi realizada na disciplina de “História, Filosofia e Ensino das Ciências”, do curso de Licenciatura em Ciências Exatas. O infográfico analisado aqui tem enfoque na Mecânica Newtoniana e Mecânica Relativista e foi construído por meio do auxílio de aplicativos voltados para o contexto educativo. Pontua-se que a infografiafavorece a autoria dos professores em formação a criar materiais didáticos, bem como permite ao aluno ser protagonista da aprendizagem ajudando-lhe na compreensão da história da ciência. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/608 10.36524/saladeaula.v8i2.608 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/608 |
identifier_str_mv |
10.36524/saladeaula.v8i2.608 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/608/458 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 8 n. 2 (2019): Alunos no Centro do Processo de Aprendizagem; 113-126 2316-7297 10.36524/saladeaula.v8i2 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948026954285056 |