Um infográfico com jogos didáticos para os professores de física que atuam no ensino médio / An infographic with didactic games for high school physics teachers
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18637 |
Resumo: | Este artigo apresenta um infográfico para professores de Física que atuam no Ensino Médio. O objetivo desse estudo foi oferecer para aos professores, de forma simplificada, cinco jogos didáticos para serem utilizados no processo de ensino e aprendizagem. Nota-se que um infográfico pode ser considerado uma ferramenta que transmite informações por meio do uso de imagens, gráficos e diferentes elementos visuais. Comumente, os infográficos são acompanhados de textos como método de ensino e uma síntese do conteúdo escrito. Este artigo foi construído numa disciplina do Mestrado Profissional em Ensino para Educação Básica (PPG ENEB), vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IFGoiano), campus Urutaí. A metodologia utilizada foi fundamentada em pesquisa bibliográfica e também fez-se necessária uma busca por jogos disponíveis em sítios com conteúdo relacionados à Física. Para a construção do infográfico utilizou-se a plataforma de design gráfico Canva que permite aos usuários criar gráficos de mídia social, apresentações, pôsteres e vários conteúdos visuais. Assim, este trabalho apresenta um estudo descritivo de cinco jogos para auxiliar nas aulas e, com isso, facilitar a procura por metodologias ativas pelos professores de Física. |
id |
VERACRUZ-0_2472be90c33b401f84a06ec868c17efa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18637 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Um infográfico com jogos didáticos para os professores de física que atuam no ensino médio / An infographic with didactic games for high school physics teachersInfográficoJogos didáticosProfessores de Física.Este artigo apresenta um infográfico para professores de Física que atuam no Ensino Médio. O objetivo desse estudo foi oferecer para aos professores, de forma simplificada, cinco jogos didáticos para serem utilizados no processo de ensino e aprendizagem. Nota-se que um infográfico pode ser considerado uma ferramenta que transmite informações por meio do uso de imagens, gráficos e diferentes elementos visuais. Comumente, os infográficos são acompanhados de textos como método de ensino e uma síntese do conteúdo escrito. Este artigo foi construído numa disciplina do Mestrado Profissional em Ensino para Educação Básica (PPG ENEB), vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IFGoiano), campus Urutaí. A metodologia utilizada foi fundamentada em pesquisa bibliográfica e também fez-se necessária uma busca por jogos disponíveis em sítios com conteúdo relacionados à Física. Para a construção do infográfico utilizou-se a plataforma de design gráfico Canva que permite aos usuários criar gráficos de mídia social, apresentações, pôsteres e vários conteúdos visuais. Assim, este trabalho apresenta um estudo descritivo de cinco jogos para auxiliar nas aulas e, com isso, facilitar a procura por metodologias ativas pelos professores de Física. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1863710.34117/bjdv6n10-475Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 80692-80703Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 80692-80703Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 80692-807032525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18637/15008Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessResende, Tatiane de Andradedos Santos, Peterson Trindade2021-02-04T12:50:22Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18637Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:38.870457Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um infográfico com jogos didáticos para os professores de física que atuam no ensino médio / An infographic with didactic games for high school physics teachers |
title |
Um infográfico com jogos didáticos para os professores de física que atuam no ensino médio / An infographic with didactic games for high school physics teachers |
spellingShingle |
Um infográfico com jogos didáticos para os professores de física que atuam no ensino médio / An infographic with didactic games for high school physics teachers Resende, Tatiane de Andrade Infográfico Jogos didáticos Professores de Física. |
title_short |
Um infográfico com jogos didáticos para os professores de física que atuam no ensino médio / An infographic with didactic games for high school physics teachers |
title_full |
Um infográfico com jogos didáticos para os professores de física que atuam no ensino médio / An infographic with didactic games for high school physics teachers |
title_fullStr |
Um infográfico com jogos didáticos para os professores de física que atuam no ensino médio / An infographic with didactic games for high school physics teachers |
title_full_unstemmed |
Um infográfico com jogos didáticos para os professores de física que atuam no ensino médio / An infographic with didactic games for high school physics teachers |
title_sort |
Um infográfico com jogos didáticos para os professores de física que atuam no ensino médio / An infographic with didactic games for high school physics teachers |
author |
Resende, Tatiane de Andrade |
author_facet |
Resende, Tatiane de Andrade dos Santos, Peterson Trindade |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos, Peterson Trindade |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Resende, Tatiane de Andrade dos Santos, Peterson Trindade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Infográfico Jogos didáticos Professores de Física. |
topic |
Infográfico Jogos didáticos Professores de Física. |
description |
Este artigo apresenta um infográfico para professores de Física que atuam no Ensino Médio. O objetivo desse estudo foi oferecer para aos professores, de forma simplificada, cinco jogos didáticos para serem utilizados no processo de ensino e aprendizagem. Nota-se que um infográfico pode ser considerado uma ferramenta que transmite informações por meio do uso de imagens, gráficos e diferentes elementos visuais. Comumente, os infográficos são acompanhados de textos como método de ensino e uma síntese do conteúdo escrito. Este artigo foi construído numa disciplina do Mestrado Profissional em Ensino para Educação Básica (PPG ENEB), vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IFGoiano), campus Urutaí. A metodologia utilizada foi fundamentada em pesquisa bibliográfica e também fez-se necessária uma busca por jogos disponíveis em sítios com conteúdo relacionados à Física. Para a construção do infográfico utilizou-se a plataforma de design gráfico Canva que permite aos usuários criar gráficos de mídia social, apresentações, pôsteres e vários conteúdos visuais. Assim, este trabalho apresenta um estudo descritivo de cinco jogos para auxiliar nas aulas e, com isso, facilitar a procura por metodologias ativas pelos professores de Física. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18637 10.34117/bjdv6n10-475 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18637 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n10-475 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18637/15008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 80692-80703 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 80692-80703 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 80692-80703 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645486194688000 |