Um infográfico com jogos didáticos para os professores de física que atuam no ensino médio / An infographic with didactic games for high school physics teachers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, Tatiane de Andrade
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: dos Santos, Peterson Trindade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18637
Resumo: Este artigo apresenta um infográfico para professores de Física que atuam no Ensino Médio. O objetivo desse estudo foi oferecer para aos professores, de forma simplificada, cinco jogos didáticos para serem utilizados no processo de ensino e aprendizagem. Nota-se que um infográfico pode ser considerado uma ferramenta que transmite informações por meio do uso de imagens, gráficos e diferentes elementos visuais. Comumente, os infográficos são acompanhados de textos como método de ensino e uma síntese do conteúdo escrito. Este artigo foi construído numa disciplina do Mestrado Profissional em Ensino para Educação Básica (PPG ENEB), vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IFGoiano), campus Urutaí. A metodologia utilizada foi fundamentada em pesquisa bibliográfica e também fez-se necessária uma busca por jogos disponíveis em sítios com conteúdo relacionados à Física. Para a construção do infográfico utilizou-se a plataforma de design gráfico Canva que permite aos usuários criar gráficos de mídia social, apresentações, pôsteres e vários conteúdos visuais. Assim, este trabalho apresenta um estudo descritivo de cinco jogos para auxiliar nas aulas e, com isso, facilitar a procura por metodologias ativas pelos professores de Física. 
id VERACRUZ-0_2472be90c33b401f84a06ec868c17efa
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18637
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Um infográfico com jogos didáticos para os professores de física que atuam no ensino médio / An infographic with didactic games for high school physics teachersInfográficoJogos didáticosProfessores de Física.Este artigo apresenta um infográfico para professores de Física que atuam no Ensino Médio. O objetivo desse estudo foi oferecer para aos professores, de forma simplificada, cinco jogos didáticos para serem utilizados no processo de ensino e aprendizagem. Nota-se que um infográfico pode ser considerado uma ferramenta que transmite informações por meio do uso de imagens, gráficos e diferentes elementos visuais. Comumente, os infográficos são acompanhados de textos como método de ensino e uma síntese do conteúdo escrito. Este artigo foi construído numa disciplina do Mestrado Profissional em Ensino para Educação Básica (PPG ENEB), vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IFGoiano), campus Urutaí. A metodologia utilizada foi fundamentada em pesquisa bibliográfica e também fez-se necessária uma busca por jogos disponíveis em sítios com conteúdo relacionados à Física. Para a construção do infográfico utilizou-se a plataforma de design gráfico Canva que permite aos usuários criar gráficos de mídia social, apresentações, pôsteres e vários conteúdos visuais. Assim, este trabalho apresenta um estudo descritivo de cinco jogos para auxiliar nas aulas e, com isso, facilitar a procura por metodologias ativas pelos professores de Física. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1863710.34117/bjdv6n10-475Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 80692-80703Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 80692-80703Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 80692-807032525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18637/15008Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessResende, Tatiane de Andradedos Santos, Peterson Trindade2021-02-04T12:50:22Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18637Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:38.870457Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Um infográfico com jogos didáticos para os professores de física que atuam no ensino médio / An infographic with didactic games for high school physics teachers
title Um infográfico com jogos didáticos para os professores de física que atuam no ensino médio / An infographic with didactic games for high school physics teachers
spellingShingle Um infográfico com jogos didáticos para os professores de física que atuam no ensino médio / An infographic with didactic games for high school physics teachers
Resende, Tatiane de Andrade
Infográfico
Jogos didáticos
Professores de Física.
title_short Um infográfico com jogos didáticos para os professores de física que atuam no ensino médio / An infographic with didactic games for high school physics teachers
title_full Um infográfico com jogos didáticos para os professores de física que atuam no ensino médio / An infographic with didactic games for high school physics teachers
title_fullStr Um infográfico com jogos didáticos para os professores de física que atuam no ensino médio / An infographic with didactic games for high school physics teachers
title_full_unstemmed Um infográfico com jogos didáticos para os professores de física que atuam no ensino médio / An infographic with didactic games for high school physics teachers
title_sort Um infográfico com jogos didáticos para os professores de física que atuam no ensino médio / An infographic with didactic games for high school physics teachers
author Resende, Tatiane de Andrade
author_facet Resende, Tatiane de Andrade
dos Santos, Peterson Trindade
author_role author
author2 dos Santos, Peterson Trindade
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Resende, Tatiane de Andrade
dos Santos, Peterson Trindade
dc.subject.por.fl_str_mv Infográfico
Jogos didáticos
Professores de Física.
topic Infográfico
Jogos didáticos
Professores de Física.
description Este artigo apresenta um infográfico para professores de Física que atuam no Ensino Médio. O objetivo desse estudo foi oferecer para aos professores, de forma simplificada, cinco jogos didáticos para serem utilizados no processo de ensino e aprendizagem. Nota-se que um infográfico pode ser considerado uma ferramenta que transmite informações por meio do uso de imagens, gráficos e diferentes elementos visuais. Comumente, os infográficos são acompanhados de textos como método de ensino e uma síntese do conteúdo escrito. Este artigo foi construído numa disciplina do Mestrado Profissional em Ensino para Educação Básica (PPG ENEB), vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IFGoiano), campus Urutaí. A metodologia utilizada foi fundamentada em pesquisa bibliográfica e também fez-se necessária uma busca por jogos disponíveis em sítios com conteúdo relacionados à Física. Para a construção do infográfico utilizou-se a plataforma de design gráfico Canva que permite aos usuários criar gráficos de mídia social, apresentações, pôsteres e vários conteúdos visuais. Assim, este trabalho apresenta um estudo descritivo de cinco jogos para auxiliar nas aulas e, com isso, facilitar a procura por metodologias ativas pelos professores de Física. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18637
10.34117/bjdv6n10-475
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18637
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n10-475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18637/15008
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 80692-80703
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 80692-80703
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 80692-80703
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645486194688000