Correlações entre o desempenho escolar e as atitudes em relação às frações de alunos do 9º. ano do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nucci, Ana Paula Enedina dos Santos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255147
https://orcid.org/0000-0002-3606-3332
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo investigar as relações entre o desempenho escolar e os procedimentos utilizados por estudantes do 9.º ano do Ensino Fundamental em atividades extraídas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo-SARESP que envolvem frações, considerando-se algumas variáveis afetivas como: as atitudes em relação à Matemática e as atitudes em relação às frações, tendo em vista que o desempenho em Matemática dos alunos desse ano escolar nessa avaliação é abaixo da média. Para tanto, foi necessário analisar: o desempenho desses alunos em Matemática no SARESP e suas atitudes em relação à Matemática e de modo específico, às frações. Realizou-se, então, uma pesquisa quali-quantitativa sendo utilizados para a coleta de dados: um questionário informativo do aluno; uma prova de Matemática com questões extraídas do Caderno do Aluno Aprender Sempre, do governo do Estado de São Paulo; as escalas de atitudes em relação à Matemática, cujo Alfa de Cronbach foi de 0,91 (que indicou um excelente nível de confiabilidade do instrumento de pesquisa) e as escalas de atitudes em relação às frações, que apresentou Alfa de Cronbach de 0,916, confirmando o alto nível de confiabilidade do instrumento. Foram sujeitos desta pesquisa 69 alunos 9.º ano do Ensino Fundamental do período da manhã de uma escola estadual pertencente à Diretoria de Ensino de Bauru. A primeira etapa da pesquisa constituiu-se na aplicação do questionário informativo e nas duas escalas de atitudes. Posteriormente, os estudantes realizaram a prova de Matemática. Após a correção da prova, dois participantes foram selecionados e submetidos ao procedimento “pensar em voz alta”. Diante disso, por meio da análise descritiva dos escores totais dos alunos, verificou-se que as atitudes em relação à Matemática tiveram um escore médio de 45,5; as atitudes em relação às frações 45,2 e o desempenho na avalição 5,0. Os resultados também indicaram correlação positiva e significativa a 95% (r = 0,266) entre o gênero e as atitudes em relação à Matemática. Com relação à idade, estudantes que já foram reprovados alguma vez e que eram mais velhos apresentavam uma correlação de 99% (r = -0,797) e tendiam a acreditar que suas notas em Matemática geralmente eram menores que a da maioria da turma (r = -0,298), possivelmente por terem experimentado situações negativas no passado e obtiveram uma nota menor na avaliação sobre frações (r = -0,408), com uma média de 3,4 pontos na prova. Assim, apresenta-se a constatação de que este grupo de estudantes também apresentou menores pontuações nas escalas de atitudes em relação à Matemática e em relação às frações. Portanto, espera-se que esta pesquisa de mestrado contribua para o ensino da Matemática, especialmente das frações, ressignificando a aprendizagem sob o viés de aspectos afetivos e cognitivos.
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Realizou-se, então, uma pesquisa quali-quantitativa sendo utilizados para a coleta de dados: um questionário informativo do aluno; uma prova de Matemática com questões extraídas do Caderno do Aluno Aprender Sempre, do governo do Estado de São Paulo; as escalas de atitudes em relação à Matemática, cujo Alfa de Cronbach foi de 0,91 (que indicou um excelente nível de confiabilidade do instrumento de pesquisa) e as escalas de atitudes em relação às frações, que apresentou Alfa de Cronbach de 0,916, confirmando o alto nível de confiabilidade do instrumento. Foram sujeitos desta pesquisa 69 alunos 9.º ano do Ensino Fundamental do período da manhã de uma escola estadual pertencente à Diretoria de Ensino de Bauru. A primeira etapa da pesquisa constituiu-se na aplicação do questionário informativo e nas duas escalas de atitudes. Posteriormente, os estudantes realizaram a prova de Matemática. Após a correção da prova, dois participantes foram selecionados e submetidos ao procedimento “pensar em voz alta”. Diante disso, por meio da análise descritiva dos escores totais dos alunos, verificou-se que as atitudes em relação à Matemática tiveram um escore médio de 45,5; as atitudes em relação às frações 45,2 e o desempenho na avalição 5,0. Os resultados também indicaram correlação positiva e significativa a 95% (r = 0,266) entre o gênero e as atitudes em relação à Matemática. Com relação à idade, estudantes que já foram reprovados alguma vez e que eram mais velhos apresentavam uma correlação de 99% (r = -0,797) e tendiam a acreditar que suas notas em Matemática geralmente eram menores que a da maioria da turma (r = -0,298), possivelmente por terem experimentado situações negativas no passado e obtiveram uma nota menor na avaliação sobre frações (r = -0,408), com uma média de 3,4 pontos na prova. Assim, apresenta-se a constatação de que este grupo de estudantes também apresentou menores pontuações nas escalas de atitudes em relação à Matemática e em relação às frações. Portanto, espera-se que esta pesquisa de mestrado contribua para o ensino da Matemática, especialmente das frações, ressignificando a aprendizagem sob o viés de aspectos afetivos e cognitivos.The aim of this research was to investigate the relationship between school performance and the procedures used by ninth grade students in fractions activities extracted from the School Performance Assessment System of São Paulo State (SARESP), considering some affective variables such as: attitudes towards mathematics and fractions, given that the performance in mathematics of ninth grade students in this assessment is below average. Therefore, it was necessary to analyze the performance of these students in Mathematics in SARESP and their attitudes towards Mathematics, specially, fractions. A qualitative-quantitative study was carried out, using for data collection: a student information questionnaire; a math test with questions taken from the Student's Booklet Aprender Sempre, from São Paulo state government; the scales of attitudes towards Mathematics, whose Cronbach's alpha was 0.91 (which indicated an excellent level of reliability of the research instrument) and the scales of attitudes towards fractions, which had a Cronbach's alpha of 0.916 that confirmed the instrument high level of reliability. The subjects of this study were 69 ninth grade students from the morning period of a state school which belongs to Bauru Education Directorate. The first stage of this research consisted of administering the information questionnaire and the two attitude scales. Afterwards, students took the math test. After the test correction, two participants were selected and submitted to the "think aloud" procedure. A descriptive analysis of the students' total scores showed that attitudes towards mathematics had an average score of 45.5, attitudes towards fractions scored 45.2 and performance in the assessment scored 5.0. The results also indicated a positive and significant correlation of 95% (r = 0.266) between gender and attitudes towards Mathematics. With regard to age, students who had failed before and who were older showed a 99% correlation (r = -0.797) and tended to believe that their grades in Mathematics were generally lower than the majority of the group (r = -0.298), probably because they had experienced negative situations in the past and obtained a lower grade in fractions test (r = - 0.408), with an average of 3.4 points. This means that this group of students also scored lower on the scales of attitudes towards Mathematics and fractions. It is therefore hoped that this master research will contribute to the teaching of Mathematics, especially fractions, by reframing learning from the perspective of affective and cognitive aspectsNão recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pirola, Nelson Antonio [UNESP]Nucci, Ana Paula Enedina dos Santos2024-04-16T10:55:40Z2024-04-16T10:55:40Z2024-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNucci, A. P. E. dos S. Correlações entre o desempenho escolar e as atitudes em relação às frações de alunos do 9º. ano do Ensino Fundamental Orientador: Nelson Antonio Pirola. 2024. 170 p. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdasw de Ciências, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, 2024https://hdl.handle.net/11449/2551472270354645541468https://orcid.org/0000-0002-3606-3332porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-17T06:04:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255147Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:46:36.183522Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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