ALGUMAS CONCEPÇÕES SOBRE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E SUA UTILIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga Ferreira de Souza, Maria Alice
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ferreira de Souza, Sotério
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/131
Resumo: As concepções dos professores sobre a utilização da resolução de problemas (RP) como via de aprendizagem de conteúdos, aplicação de conhecimentos ou como fator motivacional podem indicar e possivelmente justificar sua adesão nas aulas de Matemática. Por isso, este trabalho objetivou investigar as concepções de professores sobre a RP e sua utilização como estratégia de ensino, e integra uma investigação mais ampla em andamento, que versa sobre a formação de professores em RP. O estudo qualitativo foi realizado com dez professores de Matemática que atuam em diferentes níveis escolares. Os dados emergiram de um questionário com 43 itens, dos quais nove foram apresentados e discutidos. Os resultados apontaram desconhecimento de gestão de aulas baseadas em RP, apesar de eles reconhecerem as vantagens da RP como estratégia didático-pedagógica.
id IFES-1_7a0a6c4caeca9ec81126c28bec663931
oai_identifier_str oai::article/131
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling ALGUMAS CONCEPÇÕES SOBRE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E SUA UTILIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICAConcepçõesPráticaResolução de problemasEnsino de MatemáticaAs concepções dos professores sobre a utilização da resolução de problemas (RP) como via de aprendizagem de conteúdos, aplicação de conhecimentos ou como fator motivacional podem indicar e possivelmente justificar sua adesão nas aulas de Matemática. Por isso, este trabalho objetivou investigar as concepções de professores sobre a RP e sua utilização como estratégia de ensino, e integra uma investigação mais ampla em andamento, que versa sobre a formação de professores em RP. O estudo qualitativo foi realizado com dez professores de Matemática que atuam em diferentes níveis escolares. Os dados emergiram de um questionário com 43 itens, dos quais nove foram apresentados e discutidos. Os resultados apontaram desconhecimento de gestão de aulas baseadas em RP, apesar de eles reconhecerem as vantagens da RP como estratégia didático-pedagógica.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/13110.36524/dect.v5i04.131Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 5 n. 04 (2015): 2015 - 03; 3-202236-215010.36524/dect.v5i04reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/131/126Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessVeiga Ferreira de Souza, Maria AliceFerreira de Souza, Sotério2019-12-06T16:23:20Zoai::article/131Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:03.722252Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv ALGUMAS CONCEPÇÕES SOBRE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E SUA UTILIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA
title ALGUMAS CONCEPÇÕES SOBRE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E SUA UTILIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA
spellingShingle ALGUMAS CONCEPÇÕES SOBRE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E SUA UTILIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA
Veiga Ferreira de Souza, Maria Alice
Concepções
Prática
Resolução de problemas
Ensino de Matemática
title_short ALGUMAS CONCEPÇÕES SOBRE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E SUA UTILIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA
title_full ALGUMAS CONCEPÇÕES SOBRE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E SUA UTILIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA
title_fullStr ALGUMAS CONCEPÇÕES SOBRE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E SUA UTILIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA
title_full_unstemmed ALGUMAS CONCEPÇÕES SOBRE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E SUA UTILIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA
title_sort ALGUMAS CONCEPÇÕES SOBRE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E SUA UTILIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA
author Veiga Ferreira de Souza, Maria Alice
author_facet Veiga Ferreira de Souza, Maria Alice
Ferreira de Souza, Sotério
author_role author
author2 Ferreira de Souza, Sotério
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veiga Ferreira de Souza, Maria Alice
Ferreira de Souza, Sotério
dc.subject.por.fl_str_mv Concepções
Prática
Resolução de problemas
Ensino de Matemática
topic Concepções
Prática
Resolução de problemas
Ensino de Matemática
description As concepções dos professores sobre a utilização da resolução de problemas (RP) como via de aprendizagem de conteúdos, aplicação de conhecimentos ou como fator motivacional podem indicar e possivelmente justificar sua adesão nas aulas de Matemática. Por isso, este trabalho objetivou investigar as concepções de professores sobre a RP e sua utilização como estratégia de ensino, e integra uma investigação mais ampla em andamento, que versa sobre a formação de professores em RP. O estudo qualitativo foi realizado com dez professores de Matemática que atuam em diferentes níveis escolares. Os dados emergiram de um questionário com 43 itens, dos quais nove foram apresentados e discutidos. Os resultados apontaram desconhecimento de gestão de aulas baseadas em RP, apesar de eles reconhecerem as vantagens da RP como estratégia didático-pedagógica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/131
10.36524/dect.v5i04.131
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/131
identifier_str_mv 10.36524/dect.v5i04.131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/131/126
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 5 n. 04 (2015): 2015 - 03; 3-20
2236-2150
10.36524/dect.v5i04
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948028081504256