ALGUMAS CONCEPÇÕES SOBRE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E SUA UTILIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/131 |
Resumo: | As concepções dos professores sobre a utilização da resolução de problemas (RP) como via de aprendizagem de conteúdos, aplicação de conhecimentos ou como fator motivacional podem indicar e possivelmente justificar sua adesão nas aulas de Matemática. Por isso, este trabalho objetivou investigar as concepções de professores sobre a RP e sua utilização como estratégia de ensino, e integra uma investigação mais ampla em andamento, que versa sobre a formação de professores em RP. O estudo qualitativo foi realizado com dez professores de Matemática que atuam em diferentes níveis escolares. Os dados emergiram de um questionário com 43 itens, dos quais nove foram apresentados e discutidos. Os resultados apontaram desconhecimento de gestão de aulas baseadas em RP, apesar de eles reconhecerem as vantagens da RP como estratégia didático-pedagógica. |
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ALGUMAS CONCEPÇÕES SOBRE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E SUA UTILIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICAConcepçõesPráticaResolução de problemasEnsino de MatemáticaAs concepções dos professores sobre a utilização da resolução de problemas (RP) como via de aprendizagem de conteúdos, aplicação de conhecimentos ou como fator motivacional podem indicar e possivelmente justificar sua adesão nas aulas de Matemática. Por isso, este trabalho objetivou investigar as concepções de professores sobre a RP e sua utilização como estratégia de ensino, e integra uma investigação mais ampla em andamento, que versa sobre a formação de professores em RP. O estudo qualitativo foi realizado com dez professores de Matemática que atuam em diferentes níveis escolares. Os dados emergiram de um questionário com 43 itens, dos quais nove foram apresentados e discutidos. Os resultados apontaram desconhecimento de gestão de aulas baseadas em RP, apesar de eles reconhecerem as vantagens da RP como estratégia didático-pedagógica.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/13110.36524/dect.v5i04.131Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 5 n. 04 (2015): 2015 - 03; 3-202236-215010.36524/dect.v5i04reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/131/126Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessVeiga Ferreira de Souza, Maria AliceFerreira de Souza, Sotério2019-12-06T16:23:20Zoai::article/131Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:03.722252Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
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