MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
DOI: | 10.36524/profept.v5i1.609 |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/609 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo analisar como mapear as competências dos gestores de nível intermediário da PRODIN/IFC visando atender as exigências gerenciais inerentes à Administração Universitária. A presente pesquisa foi aplicada, predominantemente qualitativa e descritiva. Apresentou características de uma pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso. Na coleta de dados, fez-se uso da análise documental, bibliográfica, entrevistas semiestruturadas e de questionários. Como resultados, identificou-se as competências requeridas aos gestores intermediários da PRODIN/IFC. Elas foram classificadas por categoria de competências gerenciais e divididas em 15 como competências intelectuais; 24 como interpessoais; 08 competências como técnicas; e, 10 competências como intrapessoais. Após a validação das mesmas, trabalhou-se nas recomendações no intuito de sugerir ações decorrentes desta etapa. |
id |
IFES-1_7a4e0030911ffe0be17d8ba6d6f81c9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/609 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
spelling |
MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIORADMINISTRAÇÃO UNIVERSITÁRIA. COMPETÊNCIAS GERENCIAIS. MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS, GESTÃO POR COMPETÊNCIAS, INSTITUTOS FEDERAISEste estudo tem por objetivo analisar como mapear as competências dos gestores de nível intermediário da PRODIN/IFC visando atender as exigências gerenciais inerentes à Administração Universitária. A presente pesquisa foi aplicada, predominantemente qualitativa e descritiva. Apresentou características de uma pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso. Na coleta de dados, fez-se uso da análise documental, bibliográfica, entrevistas semiestruturadas e de questionários. Como resultados, identificou-se as competências requeridas aos gestores intermediários da PRODIN/IFC. Elas foram classificadas por categoria de competências gerenciais e divididas em 15 como competências intelectuais; 24 como interpessoais; 08 competências como técnicas; e, 10 competências como intrapessoais. Após a validação das mesmas, trabalhou-se nas recomendações no intuito de sugerir ações decorrentes desta etapa.EDIFES2021-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/60910.36524/profept.v5i1.609Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 5 n. 1 (2021): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 102-1312594-482710.36524/profept.v5i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/609/705Copyright (c) 2021 Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) mantém os direitos autorais dos seus artigos sem restrições.https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessA. M. Reisch, FabianaB. L. Dalmau, Marcos2021-09-24T20:34:26Zoai::article/609Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:16.972371Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR |
title |
MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR |
spellingShingle |
MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR A. M. Reisch, Fabiana ADMINISTRAÇÃO UNIVERSITÁRIA. COMPETÊNCIAS GERENCIAIS. MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS, GESTÃO POR COMPETÊNCIAS, INSTITUTOS FEDERAIS A. M. Reisch, Fabiana ADMINISTRAÇÃO UNIVERSITÁRIA. COMPETÊNCIAS GERENCIAIS. MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS, GESTÃO POR COMPETÊNCIAS, INSTITUTOS FEDERAIS |
title_short |
MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR |
title_full |
MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR |
title_fullStr |
MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR |
title_full_unstemmed |
MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR |
title_sort |
MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR |
author |
A. M. Reisch, Fabiana |
author_facet |
A. M. Reisch, Fabiana A. M. Reisch, Fabiana B. L. Dalmau, Marcos B. L. Dalmau, Marcos |
author_role |
author |
author2 |
B. L. Dalmau, Marcos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
A. M. Reisch, Fabiana B. L. Dalmau, Marcos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ADMINISTRAÇÃO UNIVERSITÁRIA. COMPETÊNCIAS GERENCIAIS. MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS, GESTÃO POR COMPETÊNCIAS, INSTITUTOS FEDERAIS |
topic |
ADMINISTRAÇÃO UNIVERSITÁRIA. COMPETÊNCIAS GERENCIAIS. MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS, GESTÃO POR COMPETÊNCIAS, INSTITUTOS FEDERAIS |
description |
Este estudo tem por objetivo analisar como mapear as competências dos gestores de nível intermediário da PRODIN/IFC visando atender as exigências gerenciais inerentes à Administração Universitária. A presente pesquisa foi aplicada, predominantemente qualitativa e descritiva. Apresentou características de uma pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso. Na coleta de dados, fez-se uso da análise documental, bibliográfica, entrevistas semiestruturadas e de questionários. Como resultados, identificou-se as competências requeridas aos gestores intermediários da PRODIN/IFC. Elas foram classificadas por categoria de competências gerenciais e divididas em 15 como competências intelectuais; 24 como interpessoais; 08 competências como técnicas; e, 10 competências como intrapessoais. Após a validação das mesmas, trabalhou-se nas recomendações no intuito de sugerir ações decorrentes desta etapa. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/609 10.36524/profept.v5i1.609 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/609 |
identifier_str_mv |
10.36524/profept.v5i1.609 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/609/705 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 5 n. 1 (2021): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 102-131 2594-4827 10.36524/profept.v5i1 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1822181075352289280 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.36524/profept.v5i1.609 |