MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: A. M. Reisch, Fabiana
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: B. L. Dalmau, Marcos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/609
Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar como mapear as competências dos gestores de nível intermediário da PRODIN/IFC visando atender as exigências gerenciais inerentes à Administração Universitária. A presente pesquisa foi aplicada, predominantemente qualitativa e descritiva. Apresentou características de uma pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso. Na coleta de dados, fez-se uso da análise documental, bibliográfica, entrevistas semiestruturadas e de questionários. Como resultados, identificou-se as competências requeridas aos gestores intermediários da PRODIN/IFC. Elas foram classificadas por categoria de competências gerenciais e divididas em 15 como competências intelectuais; 24 como interpessoais; 08 competências como técnicas; e, 10 competências como intrapessoais. Após a validação das mesmas, trabalhou-se nas recomendações no intuito de sugerir ações decorrentes desta etapa.
id IFES-1_7a4e0030911ffe0be17d8ba6d6f81c9b
oai_identifier_str oai::article/609
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIORADMINISTRAÇÃO UNIVERSITÁRIA. COMPETÊNCIAS GERENCIAIS. MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS, GESTÃO POR COMPETÊNCIAS, INSTITUTOS FEDERAISEste estudo tem por objetivo analisar como mapear as competências dos gestores de nível intermediário da PRODIN/IFC visando atender as exigências gerenciais inerentes à Administração Universitária. A presente pesquisa foi aplicada, predominantemente qualitativa e descritiva. Apresentou características de uma pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso. Na coleta de dados, fez-se uso da análise documental, bibliográfica, entrevistas semiestruturadas e de questionários. Como resultados, identificou-se as competências requeridas aos gestores intermediários da PRODIN/IFC. Elas foram classificadas por categoria de competências gerenciais e divididas em 15 como competências intelectuais; 24 como interpessoais; 08 competências como técnicas; e, 10 competências como intrapessoais. Após a validação das mesmas, trabalhou-se nas recomendações no intuito de sugerir ações decorrentes desta etapa.EDIFES2021-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/60910.36524/profept.v5i1.609Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 5 n. 1 (2021): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 102-1312594-482710.36524/profept.v5i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/609/705Copyright (c) 2021 Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) mantém os direitos autorais dos seus artigos sem restrições.https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessA. M. Reisch, FabianaB. L. Dalmau, Marcos2021-09-24T20:34:26Zoai::article/609Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:16.972371Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR
title MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR
spellingShingle MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR
A. M. Reisch, Fabiana
ADMINISTRAÇÃO UNIVERSITÁRIA. COMPETÊNCIAS GERENCIAIS. MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS, GESTÃO POR COMPETÊNCIAS, INSTITUTOS FEDERAIS
title_short MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR
title_full MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR
title_fullStr MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR
title_full_unstemmed MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR
title_sort MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR
author A. M. Reisch, Fabiana
author_facet A. M. Reisch, Fabiana
B. L. Dalmau, Marcos
author_role author
author2 B. L. Dalmau, Marcos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv A. M. Reisch, Fabiana
B. L. Dalmau, Marcos
dc.subject.por.fl_str_mv ADMINISTRAÇÃO UNIVERSITÁRIA. COMPETÊNCIAS GERENCIAIS. MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS, GESTÃO POR COMPETÊNCIAS, INSTITUTOS FEDERAIS
topic ADMINISTRAÇÃO UNIVERSITÁRIA. COMPETÊNCIAS GERENCIAIS. MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS, GESTÃO POR COMPETÊNCIAS, INSTITUTOS FEDERAIS
description Este estudo tem por objetivo analisar como mapear as competências dos gestores de nível intermediário da PRODIN/IFC visando atender as exigências gerenciais inerentes à Administração Universitária. A presente pesquisa foi aplicada, predominantemente qualitativa e descritiva. Apresentou características de uma pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso. Na coleta de dados, fez-se uso da análise documental, bibliográfica, entrevistas semiestruturadas e de questionários. Como resultados, identificou-se as competências requeridas aos gestores intermediários da PRODIN/IFC. Elas foram classificadas por categoria de competências gerenciais e divididas em 15 como competências intelectuais; 24 como interpessoais; 08 competências como técnicas; e, 10 competências como intrapessoais. Após a validação das mesmas, trabalhou-se nas recomendações no intuito de sugerir ações decorrentes desta etapa.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/609
10.36524/profept.v5i1.609
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/609
identifier_str_mv 10.36524/profept.v5i1.609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/609/705
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 5 n. 1 (2021): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 102-131
2594-4827
10.36524/profept.v5i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948029427875840