PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA VERSUS REPROVAÇÕES EM DISCIPLINAS INICIAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1630 |
Resumo: | This work sought to analyze the failure rates of two introductory subjects of the Licenciatura degree in Chemistry at the Federal Institute of Espírito Santo (IFES) - campus Vila Velha, through data collection from the academic system and also questionnaires with pass and fail students in the subjects in focus from 2016 to 2019. The subjects of General Chemistry I and Fundamentals of Elementary Mathematics have shown high failure rates and the results proved our hypothesis that the main difficulty is the lack of theoretical basis in high school. Thus, some educational strategies to mitigate retention are presented in this article. |
id |
IFES-1_7a4e10b02ebc0767540fe48737fe463d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/1630 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA VERSUS REPROVAÇÕES EM DISCIPLINAS INICIAISReprovaçãoQuímica Geral IFundamentos de Matemáticacurso de QuímicaThis work sought to analyze the failure rates of two introductory subjects of the Licenciatura degree in Chemistry at the Federal Institute of Espírito Santo (IFES) - campus Vila Velha, through data collection from the academic system and also questionnaires with pass and fail students in the subjects in focus from 2016 to 2019. The subjects of General Chemistry I and Fundamentals of Elementary Mathematics have shown high failure rates and the results proved our hypothesis that the main difficulty is the lack of theoretical basis in high school. Thus, some educational strategies to mitigate retention are presented in this article.O trabalho analisou as taxas de reprovação dos discentes em duas disciplinas introdutórias do curso de Licenciatura em Química, a Química Geral I e Fundamentos de Matemática Elementar, do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) - Campus Vila Velha. Trata-se de uma pesquisa quantitativa exploratória cujos dados foram obtidos do sistema acadêmico utilizado na instituição (Q-AcadêmicoⓇ) e dos questionários aplicados aos estudantes com matrículas ativas no curso, aprovados e reprovados nas disciplinas em foco nos semestres letivos de 2016 a 2019. Ao todo, 30 e 29 estudantes aprovados e 10 e 8 reprovados nas disciplinas de Química Geral I e Fundamentos de Matemática Elementar respectivamente responderam ao questionário construído na ferramenta Google Forms enviado por e-mail, no período de 09 de setembro a 09 de novembro de 2020. Os dados foram organizados e gráficos foram feitos com a utilização do software Excel. As disciplinas de Química Geral I e Fundamentos da Matemática Elementar apresentam altos índices de reprovação e os resultados comprovaram a nossa hipótese que a principal dificuldade é a falta dos conceitos fundamentais de Química e Matemática da educação básica. Em face dessa questão, algumas estratégias educacionais para o êxito nas disciplinas em estudo e a permanência no curso são apresentadas no presente artigo.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2022-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextoapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/163010.36524/dect.v12i1.1630Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 12 n. 1 (2022): 2022 - 122236-215010.36524/dect.v12i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1630/946Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessFeu, KarlaSimmer, Ana `PaulaP. Dardengo, RaquelD. L. Ferreira, Bárbara2022-08-25T18:07:19Zoai::article/1630Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:12.218283Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA VERSUS REPROVAÇÕES EM DISCIPLINAS INICIAIS |
title |
PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA VERSUS REPROVAÇÕES EM DISCIPLINAS INICIAIS |
spellingShingle |
PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA VERSUS REPROVAÇÕES EM DISCIPLINAS INICIAIS Feu, Karla Reprovação Química Geral I Fundamentos de Matemática curso de Química |
title_short |
PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA VERSUS REPROVAÇÕES EM DISCIPLINAS INICIAIS |
title_full |
PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA VERSUS REPROVAÇÕES EM DISCIPLINAS INICIAIS |
title_fullStr |
PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA VERSUS REPROVAÇÕES EM DISCIPLINAS INICIAIS |
title_full_unstemmed |
PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA VERSUS REPROVAÇÕES EM DISCIPLINAS INICIAIS |
title_sort |
PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA VERSUS REPROVAÇÕES EM DISCIPLINAS INICIAIS |
author |
Feu, Karla |
author_facet |
Feu, Karla Simmer, Ana `Paula P. Dardengo, Raquel D. L. Ferreira, Bárbara |
author_role |
author |
author2 |
Simmer, Ana `Paula P. Dardengo, Raquel D. L. Ferreira, Bárbara |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feu, Karla Simmer, Ana `Paula P. Dardengo, Raquel D. L. Ferreira, Bárbara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reprovação Química Geral I Fundamentos de Matemática curso de Química |
topic |
Reprovação Química Geral I Fundamentos de Matemática curso de Química |
description |
This work sought to analyze the failure rates of two introductory subjects of the Licenciatura degree in Chemistry at the Federal Institute of Espírito Santo (IFES) - campus Vila Velha, through data collection from the academic system and also questionnaires with pass and fail students in the subjects in focus from 2016 to 2019. The subjects of General Chemistry I and Fundamentals of Elementary Mathematics have shown high failure rates and the results proved our hypothesis that the main difficulty is the lack of theoretical basis in high school. Thus, some educational strategies to mitigate retention are presented in this article. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1630 10.36524/dect.v12i1.1630 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1630 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v12i1.1630 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1630/946 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 12 n. 1 (2022): 2022 - 12 2236-2150 10.36524/dect.v12i1 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948028958113792 |