PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA VERSUS REPROVAÇÕES EM DISCIPLINAS INICIAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feu, Karla
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Simmer, Ana `Paula, P. Dardengo, Raquel, D. L. Ferreira, Bárbara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1630
Resumo: This work sought to analyze the failure rates of two introductory subjects of the Licenciatura degree in Chemistry at the Federal Institute of Espírito Santo (IFES) - campus Vila Velha, through data collection from the academic system and also questionnaires with pass and fail students in the subjects in focus from 2016 to 2019. The subjects of General Chemistry I and Fundamentals of Elementary Mathematics have shown high failure rates and the results proved our hypothesis that the main difficulty is the lack of theoretical basis in high school. Thus, some educational strategies to mitigate retention are presented in this article.
id IFES-1_7a4e10b02ebc0767540fe48737fe463d
oai_identifier_str oai::article/1630
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA VERSUS REPROVAÇÕES EM DISCIPLINAS INICIAISReprovaçãoQuímica Geral IFundamentos de Matemáticacurso de QuímicaThis work sought to analyze the failure rates of two introductory subjects of the Licenciatura degree in Chemistry at the Federal Institute of Espírito Santo (IFES) - campus Vila Velha, through data collection from the academic system and also questionnaires with pass and fail students in the subjects in focus from 2016 to 2019. The subjects of General Chemistry I and Fundamentals of Elementary Mathematics have shown high failure rates and the results proved our hypothesis that the main difficulty is the lack of theoretical basis in high school. Thus, some educational strategies to mitigate retention are presented in this article.O trabalho analisou as taxas de reprovação dos discentes em duas disciplinas introdutórias do curso de Licenciatura em Química, a Química Geral I e Fundamentos de Matemática Elementar, do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) - Campus Vila Velha. Trata-se de uma pesquisa quantitativa exploratória cujos  dados foram obtidos do sistema acadêmico utilizado na instituição (Q-AcadêmicoⓇ) e dos questionários aplicados aos estudantes com matrículas ativas no curso, aprovados e reprovados nas disciplinas em foco nos semestres letivos de 2016 a 2019. Ao todo, 30 e 29 estudantes aprovados e 10 e 8 reprovados nas disciplinas de Química Geral I e Fundamentos de Matemática Elementar respectivamente responderam ao questionário construído na ferramenta Google Forms enviado por e-mail, no período de 09 de setembro a 09 de novembro de 2020. Os dados foram organizados e gráficos foram feitos com a utilização do software Excel. As disciplinas de Química Geral I e Fundamentos da Matemática Elementar apresentam altos índices de reprovação e os resultados comprovaram a nossa hipótese que a principal dificuldade é a falta dos conceitos fundamentais de Química e Matemática da educação básica. Em face dessa questão, algumas estratégias educacionais para o êxito nas disciplinas em estudo e a permanência no curso são apresentadas no presente artigo.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2022-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextoapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/163010.36524/dect.v12i1.1630Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 12 n. 1 (2022): 2022 - 122236-215010.36524/dect.v12i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1630/946Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessFeu, KarlaSimmer, Ana `PaulaP. Dardengo, RaquelD. L. Ferreira, Bárbara2022-08-25T18:07:19Zoai::article/1630Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:12.218283Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA VERSUS REPROVAÇÕES EM DISCIPLINAS INICIAIS
title PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA VERSUS REPROVAÇÕES EM DISCIPLINAS INICIAIS
spellingShingle PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA VERSUS REPROVAÇÕES EM DISCIPLINAS INICIAIS
Feu, Karla
Reprovação
Química Geral I
Fundamentos de Matemática
curso de Química
title_short PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA VERSUS REPROVAÇÕES EM DISCIPLINAS INICIAIS
title_full PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA VERSUS REPROVAÇÕES EM DISCIPLINAS INICIAIS
title_fullStr PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA VERSUS REPROVAÇÕES EM DISCIPLINAS INICIAIS
title_full_unstemmed PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA VERSUS REPROVAÇÕES EM DISCIPLINAS INICIAIS
title_sort PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA VERSUS REPROVAÇÕES EM DISCIPLINAS INICIAIS
author Feu, Karla
author_facet Feu, Karla
Simmer, Ana `Paula
P. Dardengo, Raquel
D. L. Ferreira, Bárbara
author_role author
author2 Simmer, Ana `Paula
P. Dardengo, Raquel
D. L. Ferreira, Bárbara
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Feu, Karla
Simmer, Ana `Paula
P. Dardengo, Raquel
D. L. Ferreira, Bárbara
dc.subject.por.fl_str_mv Reprovação
Química Geral I
Fundamentos de Matemática
curso de Química
topic Reprovação
Química Geral I
Fundamentos de Matemática
curso de Química
description This work sought to analyze the failure rates of two introductory subjects of the Licenciatura degree in Chemistry at the Federal Institute of Espírito Santo (IFES) - campus Vila Velha, through data collection from the academic system and also questionnaires with pass and fail students in the subjects in focus from 2016 to 2019. The subjects of General Chemistry I and Fundamentals of Elementary Mathematics have shown high failure rates and the results proved our hypothesis that the main difficulty is the lack of theoretical basis in high school. Thus, some educational strategies to mitigate retention are presented in this article.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1630
10.36524/dect.v12i1.1630
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1630
identifier_str_mv 10.36524/dect.v12i1.1630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1630/946
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 12 n. 1 (2022): 2022 - 12
2236-2150
10.36524/dect.v12i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948028958113792