O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PARA UMA FORMAÇÃO OMNILATERAL
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/386 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo discutir o trabalho como princípio educativo na Educação Profissional Técnica de Nível Médio para a formação omnilateral. Busca, com bases nos dispositivos legais, compreender os reflexos das sucessivas reformas educacionais brasileiras na Educação Profissional e Tecnológica, especificamente, no que se refere à Educação Profissional Técnica de Nível Médio na sua forma de oferta integrada. Reflete a relação trabalho-educação e a concepção do trabalho como princípio educativo, partindo de teóricos que pesquisam a relação existente entre o binômio trabalho-educação. De igual forma, analisa a possibilidade da formação omnilateral como alternativa para superar a formação unilateral que por sua vez reforça a separação entre trabalho manual e trabalho intelectual. Aborda a Educação Profissional Técnica de Nível Médio como o percurso inicial para uma educação nãodual. Neste sentido, o itinerário metodológico utilizado no desenvolvimento desse trabalho percorreu o caminho da pesquisa bibliográfica. Como resultado, aponta a necessidade da formação humana integral na perspectiva da formação omnilateral, tomando o trabalho como princípio educativo como caminho inicial no processo de emancipação e autonomia do ser humano. |
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O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PARA UMA FORMAÇÃO OMNILATERALEducação Profissional Técnica de Nível MédioFormação omnilateral;Trabalho-educaçãoTrabalho como princípio educativoO presente artigo tem como objetivo discutir o trabalho como princípio educativo na Educação Profissional Técnica de Nível Médio para a formação omnilateral. Busca, com bases nos dispositivos legais, compreender os reflexos das sucessivas reformas educacionais brasileiras na Educação Profissional e Tecnológica, especificamente, no que se refere à Educação Profissional Técnica de Nível Médio na sua forma de oferta integrada. Reflete a relação trabalho-educação e a concepção do trabalho como princípio educativo, partindo de teóricos que pesquisam a relação existente entre o binômio trabalho-educação. De igual forma, analisa a possibilidade da formação omnilateral como alternativa para superar a formação unilateral que por sua vez reforça a separação entre trabalho manual e trabalho intelectual. Aborda a Educação Profissional Técnica de Nível Médio como o percurso inicial para uma educação nãodual. Neste sentido, o itinerário metodológico utilizado no desenvolvimento desse trabalho percorreu o caminho da pesquisa bibliográfica. Como resultado, aponta a necessidade da formação humana integral na perspectiva da formação omnilateral, tomando o trabalho como princípio educativo como caminho inicial no processo de emancipação e autonomia do ser humano.EDIFES2018-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/38610.36524/profept.v2i2.386Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 2 n. 2 (2018): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 28-422594-482710.36524/profept.v2i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/386/345Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues de Freitas, Cristiane Raimunda Lima Valle, Maria Oliveira Marins Azevedo, Rosa Farias Aquino, Soraya 2020-01-06T13:18:19Zoai::article/386Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:14.631551Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
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