Trabalho ontológico e educação omnilateral, sustentáculos da educação do campo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/43887 |
Resumo: | O artigo discute se já é possível supor a existência de integridade epistemológica da educação do campo, uma vez que, desde a sua criação (1999), essa teoria apresenta-se como conceito em construção. Em nossa opinião, essa integridade já foi construída, porém é necessário que sejamos esclarecidos sobre as opções estratégicas desta no percurso de sua afirmação. A justificativa para este texto, portanto, é a proposição de um esforço de atualização e de aprofundamento analítico que objetiva colocar o âmbito teórico da educação do campo em merecido destaque. No que se refere à metodologia, o caminho natural deste trabalho é calcar-se no ontométodo, que ajuda a pôr em vísceras a subjetividade e objetividade das práticas, de relações e embates supramencionadas |
id |
UFBA-10_5ad21ca9b9c72e4c52cf6a622a82dadc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/43887 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
Trabalho ontológico e educação omnilateral, sustentáculos da educação do campoeducação do campotrabalho ontológicoeducação omnilateralO artigo discute se já é possível supor a existência de integridade epistemológica da educação do campo, uma vez que, desde a sua criação (1999), essa teoria apresenta-se como conceito em construção. Em nossa opinião, essa integridade já foi construída, porém é necessário que sejamos esclarecidos sobre as opções estratégicas desta no percurso de sua afirmação. A justificativa para este texto, portanto, é a proposição de um esforço de atualização e de aprofundamento analítico que objetiva colocar o âmbito teórico da educação do campo em merecido destaque. No que se refere à metodologia, o caminho natural deste trabalho é calcar-se no ontométodo, que ajuda a pôr em vísceras a subjetividade e objetividade das práticas, de relações e embates supramencionadasUniversidade Federal da Bahia2021-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudos Conjunturaisapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/4388710.9771/gmed.v13i2.43887Germinal: marxismo e educação em debate; v. 13 n. 2 (2021): Marxismo e a questão ambiental; 631-6532175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/43887/25244Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSá, Tânia Regina Braga TorreãoTorreão Sá, MarceloCristo, Rejane Souza Ribeiro de2021-11-28T23:06:22Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/43887Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2021-11-28T23:06:22Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalho ontológico e educação omnilateral, sustentáculos da educação do campo |
title |
Trabalho ontológico e educação omnilateral, sustentáculos da educação do campo |
spellingShingle |
Trabalho ontológico e educação omnilateral, sustentáculos da educação do campo Sá, Tânia Regina Braga Torreão educação do campo trabalho ontológico educação omnilateral |
title_short |
Trabalho ontológico e educação omnilateral, sustentáculos da educação do campo |
title_full |
Trabalho ontológico e educação omnilateral, sustentáculos da educação do campo |
title_fullStr |
Trabalho ontológico e educação omnilateral, sustentáculos da educação do campo |
title_full_unstemmed |
Trabalho ontológico e educação omnilateral, sustentáculos da educação do campo |
title_sort |
Trabalho ontológico e educação omnilateral, sustentáculos da educação do campo |
author |
Sá, Tânia Regina Braga Torreão |
author_facet |
Sá, Tânia Regina Braga Torreão Torreão Sá, Marcelo Cristo, Rejane Souza Ribeiro de |
author_role |
author |
author2 |
Torreão Sá, Marcelo Cristo, Rejane Souza Ribeiro de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sá, Tânia Regina Braga Torreão Torreão Sá, Marcelo Cristo, Rejane Souza Ribeiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação do campo trabalho ontológico educação omnilateral |
topic |
educação do campo trabalho ontológico educação omnilateral |
description |
O artigo discute se já é possível supor a existência de integridade epistemológica da educação do campo, uma vez que, desde a sua criação (1999), essa teoria apresenta-se como conceito em construção. Em nossa opinião, essa integridade já foi construída, porém é necessário que sejamos esclarecidos sobre as opções estratégicas desta no percurso de sua afirmação. A justificativa para este texto, portanto, é a proposição de um esforço de atualização e de aprofundamento analítico que objetiva colocar o âmbito teórico da educação do campo em merecido destaque. No que se refere à metodologia, o caminho natural deste trabalho é calcar-se no ontométodo, que ajuda a pôr em vísceras a subjetividade e objetividade das práticas, de relações e embates supramencionadas |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Estudos Conjunturais |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/43887 10.9771/gmed.v13i2.43887 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/43887 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v13i2.43887 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/43887/25244 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 13 n. 2 (2021): Marxismo e a questão ambiental; 631-653 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313519085518848 |