BASES EPISTEMOLÓGICAS AKWẼ-XERENTE E APYÃWA: REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM TERRAS INDÍGENAS
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/7 |
Resumo: | Esse artigo intenciona, a partir de uma breve aproximação das bases epistemológicas dos povos Akwẽ-Xerente e Apyãwa, refletir criticamente sobre a atual inserção da modalidade Educação de Jovens e Adultos em terras indígenas. Para tanto, a Educação Escolar Indígena é focada não mais nas diretrizes que julgavam necessárias para retirar do indígena a sua historicidade, mas sim sob a ótica da descolonização dos povos indígenas por meio do fortalecimento das suas culturas. A valorização dos saberes e vontades indígenas como elementos principais de uma educação efetivamente intercultural é refletida como uma necessidade para a inserção política do indígena nos espaços decisórios da sociedade brasileira. A dualidade que sustenta a cultura AkwẽXerente, bem como os modos tradicionais de educar dos Apyãwa procuram fomentar neste texto sensibilidades necessárias ao desenvolvimento de programas educacionais voltados às nações indígenas. |
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BASES EPISTEMOLÓGICAS AKWẼ-XERENTE E APYÃWA: REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM TERRAS INDÍGENAS Educação escola indígenaEJAHistoricidadeCurrículoEsse artigo intenciona, a partir de uma breve aproximação das bases epistemológicas dos povos Akwẽ-Xerente e Apyãwa, refletir criticamente sobre a atual inserção da modalidade Educação de Jovens e Adultos em terras indígenas. Para tanto, a Educação Escolar Indígena é focada não mais nas diretrizes que julgavam necessárias para retirar do indígena a sua historicidade, mas sim sob a ótica da descolonização dos povos indígenas por meio do fortalecimento das suas culturas. A valorização dos saberes e vontades indígenas como elementos principais de uma educação efetivamente intercultural é refletida como uma necessidade para a inserção política do indígena nos espaços decisórios da sociedade brasileira. A dualidade que sustenta a cultura AkwẽXerente, bem como os modos tradicionais de educar dos Apyãwa procuram fomentar neste texto sensibilidades necessárias ao desenvolvimento de programas educacionais voltados às nações indígenas. Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/710.36524/dect.v1i01.7Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 1 n. 01 (2011): 2011 - 01; 7-132236-215010.36524/dect.v1i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/7/4Copyright (c) 2011 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Rogério2021-02-11T12:23:53Zoai::article/7Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:57.456150Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
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