TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE FÍSICA: USO DE CELULAR NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DE VELOCIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira Souza Santos, Amanda
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ernana Sales de Brito Souza, Andressa, Bassul Areias, George, Petri Assunção, João Paulo, Alcina Martins Nobre, Isaura, Battestin Nunes, Vanessa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/213
Resumo: Os dispositivos móveis potencializam o ensino e a aprendizagem por apresentarem recursos instantâneos e interativos, oportunizando a inserção das tecnologias digitais para dentro da sala de aula. Dentro desta perspectiva em mostrar o uso significativo do celular articulado com a vivência dos alunos, valorizando seus conhecimentos com as tecnologias, foi despertado o interesse em desenvolver atividades por meio do celular que promovesse o senso crítico e reflexivo. Nesse contexto, este trabalho analisou o uso do celular por meio do aplicativo “Meu professor de Cálculo”, tomando por base o ensino da Física no contexto do Ensino Fundamental II, a partir dos pressupostos da aprendizagem móvel apresentada pela UNESCO (2014), da mediação pedagógica por Vigotski (2007) e pelo ensino da física por Halliday et al. (2012). Quanto à metodologia, esta pesquisa se caracterizou como qualitativa do tipo exploratória descritiva, utilizando, como uma das técnicas de coleta de dados, a observação participante. Os resultados demonstraram que a tecnologia foi uma aliada na aprendizagem dos diversos conceitos de velocidade trabalhados em física. O uso do aplicativo não só facilitou a resolução dos problemas propostos durante as aulas práticas, como também, possibilitou associar os conceitos chaves de grandezas como a distância, tempo e velocidade. Além disso, o uso das tecnologias móveis contribuiu para o aumento da motivação e do envolvimento dos alunos durante as aulas e a consequente melhoria da aprendizagem dos conceitos científicos abordados. 
id IFES-1_7e868e061b55820b35d2c0e03e47f118
oai_identifier_str oai::article/213
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE FÍSICA: USO DE CELULAR NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DE VELOCIDADECelularAprendizagem móvelEnsino de físicaOs dispositivos móveis potencializam o ensino e a aprendizagem por apresentarem recursos instantâneos e interativos, oportunizando a inserção das tecnologias digitais para dentro da sala de aula. Dentro desta perspectiva em mostrar o uso significativo do celular articulado com a vivência dos alunos, valorizando seus conhecimentos com as tecnologias, foi despertado o interesse em desenvolver atividades por meio do celular que promovesse o senso crítico e reflexivo. Nesse contexto, este trabalho analisou o uso do celular por meio do aplicativo “Meu professor de Cálculo”, tomando por base o ensino da Física no contexto do Ensino Fundamental II, a partir dos pressupostos da aprendizagem móvel apresentada pela UNESCO (2014), da mediação pedagógica por Vigotski (2007) e pelo ensino da física por Halliday et al. (2012). Quanto à metodologia, esta pesquisa se caracterizou como qualitativa do tipo exploratória descritiva, utilizando, como uma das técnicas de coleta de dados, a observação participante. Os resultados demonstraram que a tecnologia foi uma aliada na aprendizagem dos diversos conceitos de velocidade trabalhados em física. O uso do aplicativo não só facilitou a resolução dos problemas propostos durante as aulas práticas, como também, possibilitou associar os conceitos chaves de grandezas como a distância, tempo e velocidade. Além disso, o uso das tecnologias móveis contribuiu para o aumento da motivação e do envolvimento dos alunos durante as aulas e a consequente melhoria da aprendizagem dos conceitos científicos abordados. Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/21310.36524/dect.v7i03.213Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 7 n. 03 (2017): 2017 - 03; 208-2282236-215010.36524/dect.v7i03reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/213/208Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira Souza Santos, AmandaErnana Sales de Brito Souza, AndressaBassul Areias, GeorgePetri Assunção, João PauloAlcina Martins Nobre, Isaura Battestin Nunes, Vanessa2019-10-18T16:37:39Zoai::article/213Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:07.852403Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE FÍSICA: USO DE CELULAR NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DE VELOCIDADE
title TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE FÍSICA: USO DE CELULAR NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DE VELOCIDADE
spellingShingle TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE FÍSICA: USO DE CELULAR NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DE VELOCIDADE
de Oliveira Souza Santos, Amanda
Celular
Aprendizagem móvel
Ensino de física
title_short TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE FÍSICA: USO DE CELULAR NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DE VELOCIDADE
title_full TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE FÍSICA: USO DE CELULAR NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DE VELOCIDADE
title_fullStr TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE FÍSICA: USO DE CELULAR NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DE VELOCIDADE
title_full_unstemmed TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE FÍSICA: USO DE CELULAR NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DE VELOCIDADE
title_sort TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE FÍSICA: USO DE CELULAR NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DE VELOCIDADE
author de Oliveira Souza Santos, Amanda
author_facet de Oliveira Souza Santos, Amanda
Ernana Sales de Brito Souza, Andressa
Bassul Areias, George
Petri Assunção, João Paulo
Alcina Martins Nobre, Isaura
Battestin Nunes, Vanessa
author_role author
author2 Ernana Sales de Brito Souza, Andressa
Bassul Areias, George
Petri Assunção, João Paulo
Alcina Martins Nobre, Isaura
Battestin Nunes, Vanessa
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira Souza Santos, Amanda
Ernana Sales de Brito Souza, Andressa
Bassul Areias, George
Petri Assunção, João Paulo
Alcina Martins Nobre, Isaura
Battestin Nunes, Vanessa
dc.subject.por.fl_str_mv Celular
Aprendizagem móvel
Ensino de física
topic Celular
Aprendizagem móvel
Ensino de física
description Os dispositivos móveis potencializam o ensino e a aprendizagem por apresentarem recursos instantâneos e interativos, oportunizando a inserção das tecnologias digitais para dentro da sala de aula. Dentro desta perspectiva em mostrar o uso significativo do celular articulado com a vivência dos alunos, valorizando seus conhecimentos com as tecnologias, foi despertado o interesse em desenvolver atividades por meio do celular que promovesse o senso crítico e reflexivo. Nesse contexto, este trabalho analisou o uso do celular por meio do aplicativo “Meu professor de Cálculo”, tomando por base o ensino da Física no contexto do Ensino Fundamental II, a partir dos pressupostos da aprendizagem móvel apresentada pela UNESCO (2014), da mediação pedagógica por Vigotski (2007) e pelo ensino da física por Halliday et al. (2012). Quanto à metodologia, esta pesquisa se caracterizou como qualitativa do tipo exploratória descritiva, utilizando, como uma das técnicas de coleta de dados, a observação participante. Os resultados demonstraram que a tecnologia foi uma aliada na aprendizagem dos diversos conceitos de velocidade trabalhados em física. O uso do aplicativo não só facilitou a resolução dos problemas propostos durante as aulas práticas, como também, possibilitou associar os conceitos chaves de grandezas como a distância, tempo e velocidade. Além disso, o uso das tecnologias móveis contribuiu para o aumento da motivação e do envolvimento dos alunos durante as aulas e a consequente melhoria da aprendizagem dos conceitos científicos abordados. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/213
10.36524/dect.v7i03.213
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/213
identifier_str_mv 10.36524/dect.v7i03.213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/213/208
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 7 n. 03 (2017): 2017 - 03; 208-228
2236-2150
10.36524/dect.v7i03
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948028233547776