TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE FÍSICA: USO DE CELULAR NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DE VELOCIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/213 |
Resumo: | Os dispositivos móveis potencializam o ensino e a aprendizagem por apresentarem recursos instantâneos e interativos, oportunizando a inserção das tecnologias digitais para dentro da sala de aula. Dentro desta perspectiva em mostrar o uso significativo do celular articulado com a vivência dos alunos, valorizando seus conhecimentos com as tecnologias, foi despertado o interesse em desenvolver atividades por meio do celular que promovesse o senso crítico e reflexivo. Nesse contexto, este trabalho analisou o uso do celular por meio do aplicativo “Meu professor de Cálculo”, tomando por base o ensino da Física no contexto do Ensino Fundamental II, a partir dos pressupostos da aprendizagem móvel apresentada pela UNESCO (2014), da mediação pedagógica por Vigotski (2007) e pelo ensino da física por Halliday et al. (2012). Quanto à metodologia, esta pesquisa se caracterizou como qualitativa do tipo exploratória descritiva, utilizando, como uma das técnicas de coleta de dados, a observação participante. Os resultados demonstraram que a tecnologia foi uma aliada na aprendizagem dos diversos conceitos de velocidade trabalhados em física. O uso do aplicativo não só facilitou a resolução dos problemas propostos durante as aulas práticas, como também, possibilitou associar os conceitos chaves de grandezas como a distância, tempo e velocidade. Além disso, o uso das tecnologias móveis contribuiu para o aumento da motivação e do envolvimento dos alunos durante as aulas e a consequente melhoria da aprendizagem dos conceitos científicos abordados. |
id |
IFES-1_7e868e061b55820b35d2c0e03e47f118 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/213 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE FÍSICA: USO DE CELULAR NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DE VELOCIDADECelularAprendizagem móvelEnsino de físicaOs dispositivos móveis potencializam o ensino e a aprendizagem por apresentarem recursos instantâneos e interativos, oportunizando a inserção das tecnologias digitais para dentro da sala de aula. Dentro desta perspectiva em mostrar o uso significativo do celular articulado com a vivência dos alunos, valorizando seus conhecimentos com as tecnologias, foi despertado o interesse em desenvolver atividades por meio do celular que promovesse o senso crítico e reflexivo. Nesse contexto, este trabalho analisou o uso do celular por meio do aplicativo “Meu professor de Cálculo”, tomando por base o ensino da Física no contexto do Ensino Fundamental II, a partir dos pressupostos da aprendizagem móvel apresentada pela UNESCO (2014), da mediação pedagógica por Vigotski (2007) e pelo ensino da física por Halliday et al. (2012). Quanto à metodologia, esta pesquisa se caracterizou como qualitativa do tipo exploratória descritiva, utilizando, como uma das técnicas de coleta de dados, a observação participante. Os resultados demonstraram que a tecnologia foi uma aliada na aprendizagem dos diversos conceitos de velocidade trabalhados em física. O uso do aplicativo não só facilitou a resolução dos problemas propostos durante as aulas práticas, como também, possibilitou associar os conceitos chaves de grandezas como a distância, tempo e velocidade. Além disso, o uso das tecnologias móveis contribuiu para o aumento da motivação e do envolvimento dos alunos durante as aulas e a consequente melhoria da aprendizagem dos conceitos científicos abordados. Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/21310.36524/dect.v7i03.213Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 7 n. 03 (2017): 2017 - 03; 208-2282236-215010.36524/dect.v7i03reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/213/208Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira Souza Santos, AmandaErnana Sales de Brito Souza, AndressaBassul Areias, GeorgePetri Assunção, João PauloAlcina Martins Nobre, Isaura Battestin Nunes, Vanessa2019-10-18T16:37:39Zoai::article/213Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:07.852403Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE FÍSICA: USO DE CELULAR NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DE VELOCIDADE |
title |
TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE FÍSICA: USO DE CELULAR NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DE VELOCIDADE |
spellingShingle |
TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE FÍSICA: USO DE CELULAR NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DE VELOCIDADE de Oliveira Souza Santos, Amanda Celular Aprendizagem móvel Ensino de física |
title_short |
TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE FÍSICA: USO DE CELULAR NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DE VELOCIDADE |
title_full |
TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE FÍSICA: USO DE CELULAR NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DE VELOCIDADE |
title_fullStr |
TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE FÍSICA: USO DE CELULAR NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DE VELOCIDADE |
title_full_unstemmed |
TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE FÍSICA: USO DE CELULAR NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DE VELOCIDADE |
title_sort |
TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE FÍSICA: USO DE CELULAR NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DE VELOCIDADE |
author |
de Oliveira Souza Santos, Amanda |
author_facet |
de Oliveira Souza Santos, Amanda Ernana Sales de Brito Souza, Andressa Bassul Areias, George Petri Assunção, João Paulo Alcina Martins Nobre, Isaura Battestin Nunes, Vanessa |
author_role |
author |
author2 |
Ernana Sales de Brito Souza, Andressa Bassul Areias, George Petri Assunção, João Paulo Alcina Martins Nobre, Isaura Battestin Nunes, Vanessa |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira Souza Santos, Amanda Ernana Sales de Brito Souza, Andressa Bassul Areias, George Petri Assunção, João Paulo Alcina Martins Nobre, Isaura Battestin Nunes, Vanessa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Celular Aprendizagem móvel Ensino de física |
topic |
Celular Aprendizagem móvel Ensino de física |
description |
Os dispositivos móveis potencializam o ensino e a aprendizagem por apresentarem recursos instantâneos e interativos, oportunizando a inserção das tecnologias digitais para dentro da sala de aula. Dentro desta perspectiva em mostrar o uso significativo do celular articulado com a vivência dos alunos, valorizando seus conhecimentos com as tecnologias, foi despertado o interesse em desenvolver atividades por meio do celular que promovesse o senso crítico e reflexivo. Nesse contexto, este trabalho analisou o uso do celular por meio do aplicativo “Meu professor de Cálculo”, tomando por base o ensino da Física no contexto do Ensino Fundamental II, a partir dos pressupostos da aprendizagem móvel apresentada pela UNESCO (2014), da mediação pedagógica por Vigotski (2007) e pelo ensino da física por Halliday et al. (2012). Quanto à metodologia, esta pesquisa se caracterizou como qualitativa do tipo exploratória descritiva, utilizando, como uma das técnicas de coleta de dados, a observação participante. Os resultados demonstraram que a tecnologia foi uma aliada na aprendizagem dos diversos conceitos de velocidade trabalhados em física. O uso do aplicativo não só facilitou a resolução dos problemas propostos durante as aulas práticas, como também, possibilitou associar os conceitos chaves de grandezas como a distância, tempo e velocidade. Além disso, o uso das tecnologias móveis contribuiu para o aumento da motivação e do envolvimento dos alunos durante as aulas e a consequente melhoria da aprendizagem dos conceitos científicos abordados. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/213 10.36524/dect.v7i03.213 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/213 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v7i03.213 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/213/208 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 7 n. 03 (2017): 2017 - 03; 208-228 2236-2150 10.36524/dect.v7i03 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948028233547776 |