COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS EM CRIANÇAS AUTISTAS: UM ESTUDO DE CASO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/124 |
Resumo: | O artigo resume o estudo que analisou o “Dossier Pedagógico Barrinhas do Ludo, o Sonhador - Imagina, Constrói e Sonha com o Cuisenaire", identificando potencialidades e constrangimentos do seu uso com crianças autistas, em idade pré-escolar. Usou-se uma metodologia qualitativa, com enquadramento de estudo de caso, os dados foram recolhidos através da observação e analisados através da técnica de análise de conteúdo, identificando vantagens e desvantagens da utilização do material manipulável Cuisenaire com crianças autistas. Verificou-se que existem potencialidades associadas ao seu uso pelo que sedesenvolveram competências no aluno: comunicativas, conhecimento dos atributos tamanho e cor, desenvolvimento da motricidade fina, entre outras. |
id |
IFES-1_7f010573b26720d45735bddbd9b5232f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/124 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS EM CRIANÇAS AUTISTAS: UM ESTUDO DE CASOMatemáticaMateriais manipuláveis estruturadosBarras cuisenaireAutismoPré-escolarO artigo resume o estudo que analisou o “Dossier Pedagógico Barrinhas do Ludo, o Sonhador - Imagina, Constrói e Sonha com o Cuisenaire", identificando potencialidades e constrangimentos do seu uso com crianças autistas, em idade pré-escolar. Usou-se uma metodologia qualitativa, com enquadramento de estudo de caso, os dados foram recolhidos através da observação e analisados através da técnica de análise de conteúdo, identificando vantagens e desvantagens da utilização do material manipulável Cuisenaire com crianças autistas. Verificou-se que existem potencialidades associadas ao seu uso pelo que sedesenvolveram competências no aluno: comunicativas, conhecimento dos atributos tamanho e cor, desenvolvimento da motricidade fina, entre outras.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/12410.36524/dect.v5i03.124Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 5 n. 03 (2015): 2015 - Extra; 67-852236-215010.36524/dect.v5i03reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/124/119Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessTavares, Liliana CristinaCalado, IsabelCosta, António PedroCoelho, Estela2019-12-06T16:33:21Zoai::article/124Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:03.380666Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS EM CRIANÇAS AUTISTAS: UM ESTUDO DE CASO |
title |
COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS EM CRIANÇAS AUTISTAS: UM ESTUDO DE CASO |
spellingShingle |
COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS EM CRIANÇAS AUTISTAS: UM ESTUDO DE CASO Tavares, Liliana Cristina Matemática Materiais manipuláveis estruturados Barras cuisenaire Autismo Pré-escolar |
title_short |
COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS EM CRIANÇAS AUTISTAS: UM ESTUDO DE CASO |
title_full |
COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS EM CRIANÇAS AUTISTAS: UM ESTUDO DE CASO |
title_fullStr |
COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS EM CRIANÇAS AUTISTAS: UM ESTUDO DE CASO |
title_full_unstemmed |
COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS EM CRIANÇAS AUTISTAS: UM ESTUDO DE CASO |
title_sort |
COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS EM CRIANÇAS AUTISTAS: UM ESTUDO DE CASO |
author |
Tavares, Liliana Cristina |
author_facet |
Tavares, Liliana Cristina Calado, Isabel Costa, António Pedro Coelho, Estela |
author_role |
author |
author2 |
Calado, Isabel Costa, António Pedro Coelho, Estela |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Liliana Cristina Calado, Isabel Costa, António Pedro Coelho, Estela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Materiais manipuláveis estruturados Barras cuisenaire Autismo Pré-escolar |
topic |
Matemática Materiais manipuláveis estruturados Barras cuisenaire Autismo Pré-escolar |
description |
O artigo resume o estudo que analisou o “Dossier Pedagógico Barrinhas do Ludo, o Sonhador - Imagina, Constrói e Sonha com o Cuisenaire", identificando potencialidades e constrangimentos do seu uso com crianças autistas, em idade pré-escolar. Usou-se uma metodologia qualitativa, com enquadramento de estudo de caso, os dados foram recolhidos através da observação e analisados através da técnica de análise de conteúdo, identificando vantagens e desvantagens da utilização do material manipulável Cuisenaire com crianças autistas. Verificou-se que existem potencialidades associadas ao seu uso pelo que sedesenvolveram competências no aluno: comunicativas, conhecimento dos atributos tamanho e cor, desenvolvimento da motricidade fina, entre outras. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/124 10.36524/dect.v5i03.124 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/124 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v5i03.124 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/124/119 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 5 n. 03 (2015): 2015 - Extra; 67-85 2236-2150 10.36524/dect.v5i03 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948028069969920 |