A COMPLEXIDADE NA ESCOLA E AS EMERGÊNCIAS METACOGNITIVAS QUE ATRAVESSAM OS ESTUDANTES EM DIA DE PROVA: COMPLEXITY AT SCHOOL AND THE METACOGNITIVE EMERGENCIES THAT CROSS STUDENTS ON TEST DAY
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2512 |
Resumo: | A escola vem passando por diversas desordens que vêm ordenando o seu funcionamento, um dos modus operandi é controlar o comportamento dos alunos. Uma ferramenta usada é a avaliação tradicional com fim de classificar e testar. O objetivo do trabalho é identificar a Representação Social (RS) de alunos do Ensino Fundamental sobre o “dia de prova”. O referencial teórico usado foram as representações sociais e a Teoria do Núcleo Central, lançamos mão da Teoria das redes complexas para analisar a rede formada por 648 alunos. O método de coleta foi a teoria de evocações livres de palavras, por meio de um holograma fizemos a análise da rede. Os resultados mostraram que forças que atuam sobre os alunos causam um esgotamento psicológico. Encontramos um fenômeno conhecido como polifasia cognitiva que foi possível pela existência de RS diferentes na rede. Percebemos que esta agressão psicológica no “dia de prova” indica que as avaliações são usadas para punição e não para aprendizagem. |
id |
IFES-1_7f6a6ad64eb25132d10bf054bfa1b412 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/2512 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
A COMPLEXIDADE NA ESCOLA E AS EMERGÊNCIAS METACOGNITIVAS QUE ATRAVESSAM OS ESTUDANTES EM DIA DE PROVA: COMPLEXITY AT SCHOOL AND THE METACOGNITIVE EMERGENCIES THAT CROSS STUDENTS ON TEST DAYRepresentações sociais.Redes complexas.Polifasia cognitiva.Avaliação tradicional.A escola vem passando por diversas desordens que vêm ordenando o seu funcionamento, um dos modus operandi é controlar o comportamento dos alunos. Uma ferramenta usada é a avaliação tradicional com fim de classificar e testar. O objetivo do trabalho é identificar a Representação Social (RS) de alunos do Ensino Fundamental sobre o “dia de prova”. O referencial teórico usado foram as representações sociais e a Teoria do Núcleo Central, lançamos mão da Teoria das redes complexas para analisar a rede formada por 648 alunos. O método de coleta foi a teoria de evocações livres de palavras, por meio de um holograma fizemos a análise da rede. Os resultados mostraram que forças que atuam sobre os alunos causam um esgotamento psicológico. Encontramos um fenômeno conhecido como polifasia cognitiva que foi possível pela existência de RS diferentes na rede. Percebemos que esta agressão psicológica no “dia de prova” indica que as avaliações são usadas para punição e não para aprendizagem.EDIFES2023-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/251210.36524/saladeaula.v12i2.2512Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 12 n. 2 (2023): Edição Especial do I Congresso Capixaba de História e Filosofia da Ciência na Educação (I COHFIC); 119-1312316-729710.36524/saladeaula.v12i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2512/1124Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCOSTA, WESLEY2023-12-21T19:25:03Zoai::article/2512Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:57.056327Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A COMPLEXIDADE NA ESCOLA E AS EMERGÊNCIAS METACOGNITIVAS QUE ATRAVESSAM OS ESTUDANTES EM DIA DE PROVA: COMPLEXITY AT SCHOOL AND THE METACOGNITIVE EMERGENCIES THAT CROSS STUDENTS ON TEST DAY |
title |
A COMPLEXIDADE NA ESCOLA E AS EMERGÊNCIAS METACOGNITIVAS QUE ATRAVESSAM OS ESTUDANTES EM DIA DE PROVA: COMPLEXITY AT SCHOOL AND THE METACOGNITIVE EMERGENCIES THAT CROSS STUDENTS ON TEST DAY |
spellingShingle |
A COMPLEXIDADE NA ESCOLA E AS EMERGÊNCIAS METACOGNITIVAS QUE ATRAVESSAM OS ESTUDANTES EM DIA DE PROVA: COMPLEXITY AT SCHOOL AND THE METACOGNITIVE EMERGENCIES THAT CROSS STUDENTS ON TEST DAY COSTA, WESLEY Representações sociais. Redes complexas. Polifasia cognitiva. Avaliação tradicional. |
title_short |
A COMPLEXIDADE NA ESCOLA E AS EMERGÊNCIAS METACOGNITIVAS QUE ATRAVESSAM OS ESTUDANTES EM DIA DE PROVA: COMPLEXITY AT SCHOOL AND THE METACOGNITIVE EMERGENCIES THAT CROSS STUDENTS ON TEST DAY |
title_full |
A COMPLEXIDADE NA ESCOLA E AS EMERGÊNCIAS METACOGNITIVAS QUE ATRAVESSAM OS ESTUDANTES EM DIA DE PROVA: COMPLEXITY AT SCHOOL AND THE METACOGNITIVE EMERGENCIES THAT CROSS STUDENTS ON TEST DAY |
title_fullStr |
A COMPLEXIDADE NA ESCOLA E AS EMERGÊNCIAS METACOGNITIVAS QUE ATRAVESSAM OS ESTUDANTES EM DIA DE PROVA: COMPLEXITY AT SCHOOL AND THE METACOGNITIVE EMERGENCIES THAT CROSS STUDENTS ON TEST DAY |
title_full_unstemmed |
A COMPLEXIDADE NA ESCOLA E AS EMERGÊNCIAS METACOGNITIVAS QUE ATRAVESSAM OS ESTUDANTES EM DIA DE PROVA: COMPLEXITY AT SCHOOL AND THE METACOGNITIVE EMERGENCIES THAT CROSS STUDENTS ON TEST DAY |
title_sort |
A COMPLEXIDADE NA ESCOLA E AS EMERGÊNCIAS METACOGNITIVAS QUE ATRAVESSAM OS ESTUDANTES EM DIA DE PROVA: COMPLEXITY AT SCHOOL AND THE METACOGNITIVE EMERGENCIES THAT CROSS STUDENTS ON TEST DAY |
author |
COSTA, WESLEY |
author_facet |
COSTA, WESLEY |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
COSTA, WESLEY |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representações sociais. Redes complexas. Polifasia cognitiva. Avaliação tradicional. |
topic |
Representações sociais. Redes complexas. Polifasia cognitiva. Avaliação tradicional. |
description |
A escola vem passando por diversas desordens que vêm ordenando o seu funcionamento, um dos modus operandi é controlar o comportamento dos alunos. Uma ferramenta usada é a avaliação tradicional com fim de classificar e testar. O objetivo do trabalho é identificar a Representação Social (RS) de alunos do Ensino Fundamental sobre o “dia de prova”. O referencial teórico usado foram as representações sociais e a Teoria do Núcleo Central, lançamos mão da Teoria das redes complexas para analisar a rede formada por 648 alunos. O método de coleta foi a teoria de evocações livres de palavras, por meio de um holograma fizemos a análise da rede. Os resultados mostraram que forças que atuam sobre os alunos causam um esgotamento psicológico. Encontramos um fenômeno conhecido como polifasia cognitiva que foi possível pela existência de RS diferentes na rede. Percebemos que esta agressão psicológica no “dia de prova” indica que as avaliações são usadas para punição e não para aprendizagem. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2512 10.36524/saladeaula.v12i2.2512 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2512 |
identifier_str_mv |
10.36524/saladeaula.v12i2.2512 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2512/1124 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 12 n. 2 (2023): Edição Especial do I Congresso Capixaba de História e Filosofia da Ciência na Educação (I COHFIC); 119-131 2316-7297 10.36524/saladeaula.v12i2 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948027068579840 |