Uma Abordagem Sociogenética do Núcleo Central das Representações Sociais: O caso da esfera pública brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/10485 |
Resumo: | O artigo visa demonstrar como o tempo histórico e a comunicação se inscrevem na organização interna das representações sociais. Para tal, apresenta uma discussão sobre o papel do núcleo central das representações nos processos de continuidade e mudança em ideias e esferas públicas. Estudos de Jean-Claude Abric sobre a estrutura interna dos campos representacionais contribuem para a proposição de um desenvolvimento da teoria do núcleo central que repousa sobre um diálogo com a teoria narrativa, a dialogicidade e a polifasia cognitiva. Em outros termos, introduz uma perspectiva sociogenética para o estudo do núcleo central, que tenta elucidar como a organização sociocognitiva dos campos representacionais é formada e ao mesmo tempo dá forma à continuidade e à mudança em esferas públicas. |
id |
UFMT-3_9f903fa6f40d28884748d44b206cc83e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/10485 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma Abordagem Sociogenética do Núcleo Central das Representações Sociais: O caso da esfera pública brasileiraRepresentações SociaisNúcleo CentralNarrativaDialogicidadePolifasia CognitivaRepresentação socialO artigo visa demonstrar como o tempo histórico e a comunicação se inscrevem na organização interna das representações sociais. Para tal, apresenta uma discussão sobre o papel do núcleo central das representações nos processos de continuidade e mudança em ideias e esferas públicas. Estudos de Jean-Claude Abric sobre a estrutura interna dos campos representacionais contribuem para a proposição de um desenvolvimento da teoria do núcleo central que repousa sobre um diálogo com a teoria narrativa, a dialogicidade e a polifasia cognitiva. Em outros termos, introduz uma perspectiva sociogenética para o estudo do núcleo central, que tenta elucidar como a organização sociocognitiva dos campos representacionais é formada e ao mesmo tempo dá forma à continuidade e à mudança em esferas públicas.Universidade Federal de Mato Grosso2020-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1048510.29286/rep.v29ijan/dez.10485Revista de Educação Pública; v. 29 (2020): Revista de Educação Pública, v. 29 jan./dez. 20202238-20970104-596210.29286/rep.v29ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/10485/pdfCopyright (c) 2020 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessJOVCHELOVITCH, Sandra2020-05-26T12:32:06Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/10485Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2020-05-26T12:32:06Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma Abordagem Sociogenética do Núcleo Central das Representações Sociais: O caso da esfera pública brasileira |
title |
Uma Abordagem Sociogenética do Núcleo Central das Representações Sociais: O caso da esfera pública brasileira |
spellingShingle |
Uma Abordagem Sociogenética do Núcleo Central das Representações Sociais: O caso da esfera pública brasileira JOVCHELOVITCH, Sandra Representações Sociais Núcleo Central Narrativa Dialogicidade Polifasia Cognitiva Representação social |
title_short |
Uma Abordagem Sociogenética do Núcleo Central das Representações Sociais: O caso da esfera pública brasileira |
title_full |
Uma Abordagem Sociogenética do Núcleo Central das Representações Sociais: O caso da esfera pública brasileira |
title_fullStr |
Uma Abordagem Sociogenética do Núcleo Central das Representações Sociais: O caso da esfera pública brasileira |
title_full_unstemmed |
Uma Abordagem Sociogenética do Núcleo Central das Representações Sociais: O caso da esfera pública brasileira |
title_sort |
Uma Abordagem Sociogenética do Núcleo Central das Representações Sociais: O caso da esfera pública brasileira |
author |
JOVCHELOVITCH, Sandra |
author_facet |
JOVCHELOVITCH, Sandra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
JOVCHELOVITCH, Sandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representações Sociais Núcleo Central Narrativa Dialogicidade Polifasia Cognitiva Representação social |
topic |
Representações Sociais Núcleo Central Narrativa Dialogicidade Polifasia Cognitiva Representação social |
description |
O artigo visa demonstrar como o tempo histórico e a comunicação se inscrevem na organização interna das representações sociais. Para tal, apresenta uma discussão sobre o papel do núcleo central das representações nos processos de continuidade e mudança em ideias e esferas públicas. Estudos de Jean-Claude Abric sobre a estrutura interna dos campos representacionais contribuem para a proposição de um desenvolvimento da teoria do núcleo central que repousa sobre um diálogo com a teoria narrativa, a dialogicidade e a polifasia cognitiva. Em outros termos, introduz uma perspectiva sociogenética para o estudo do núcleo central, que tenta elucidar como a organização sociocognitiva dos campos representacionais é formada e ao mesmo tempo dá forma à continuidade e à mudança em esferas públicas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/10485 10.29286/rep.v29ijan/dez.10485 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/10485 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v29ijan/dez.10485 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/10485/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 29 (2020): Revista de Educação Pública, v. 29 jan./dez. 2020 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v29ijan/dez reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711217428725760 |