CONTRIBUIÇÕES DE UMA TRILHA ECOLÓGICA PARA AS PERCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE DOS ESTUDANTES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
DOI: | 10.36524/dect.v7i02.195 |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/195 |
Resumo: | Os estudos de como os indivíduos sentem, agem e pensam, no âmbito da paisagem vivida, pode colaborar com a proposição de medidas que visem à qualidade ambiental e à integração das pessoas com o meio. Sendo assim, este estudo tem como objetivo investigar as percepções sobre meio ambiente de estudantes do ensino superior durante a realização de uma trilha ecológica no Parque Nacional da Tijuca, Rio de Janeiro. Para tal, foram realizadas entrevistas com os alunos antes e após a trilha. Como resultado constatou-se que ocorreram alterações significativas nas compreensões dos estudantes após a realização da trilha, com destaque no que diz respeito aos impactos causados ao meio ambiente e suas consequências para o planeta. |
id |
IFES-1_80f41aed626ade4f321020a3ce85b0d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/195 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
spelling |
CONTRIBUIÇÕES DE UMA TRILHA ECOLÓGICA PARA AS PERCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE DOS ESTUDANTESMeio ambienteTrilha ecológicaPercepção ambientalOs estudos de como os indivíduos sentem, agem e pensam, no âmbito da paisagem vivida, pode colaborar com a proposição de medidas que visem à qualidade ambiental e à integração das pessoas com o meio. Sendo assim, este estudo tem como objetivo investigar as percepções sobre meio ambiente de estudantes do ensino superior durante a realização de uma trilha ecológica no Parque Nacional da Tijuca, Rio de Janeiro. Para tal, foram realizadas entrevistas com os alunos antes e após a trilha. Como resultado constatou-se que ocorreram alterações significativas nas compreensões dos estudantes após a realização da trilha, com destaque no que diz respeito aos impactos causados ao meio ambiente e suas consequências para o planeta.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/19510.36524/dect.v7i02.195Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 7 n. 02 (2017): 2017 - 02; 19-432236-215010.36524/dect.v7i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/195/190Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBorges Rocha, Marcelode Oliveira Pin, José RenatoCunha Bulhões Góes, YasminAlves Rodrigues, Laura2019-10-18T17:47:26Zoai::article/195Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:06.941406Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTRIBUIÇÕES DE UMA TRILHA ECOLÓGICA PARA AS PERCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE DOS ESTUDANTES |
title |
CONTRIBUIÇÕES DE UMA TRILHA ECOLÓGICA PARA AS PERCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE DOS ESTUDANTES |
spellingShingle |
CONTRIBUIÇÕES DE UMA TRILHA ECOLÓGICA PARA AS PERCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE DOS ESTUDANTES CONTRIBUIÇÕES DE UMA TRILHA ECOLÓGICA PARA AS PERCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE DOS ESTUDANTES Borges Rocha, Marcelo Meio ambiente Trilha ecológica Percepção ambiental Borges Rocha, Marcelo Meio ambiente Trilha ecológica Percepção ambiental |
title_short |
CONTRIBUIÇÕES DE UMA TRILHA ECOLÓGICA PARA AS PERCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE DOS ESTUDANTES |
title_full |
CONTRIBUIÇÕES DE UMA TRILHA ECOLÓGICA PARA AS PERCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE DOS ESTUDANTES |
title_fullStr |
CONTRIBUIÇÕES DE UMA TRILHA ECOLÓGICA PARA AS PERCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE DOS ESTUDANTES CONTRIBUIÇÕES DE UMA TRILHA ECOLÓGICA PARA AS PERCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE DOS ESTUDANTES |
title_full_unstemmed |
CONTRIBUIÇÕES DE UMA TRILHA ECOLÓGICA PARA AS PERCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE DOS ESTUDANTES CONTRIBUIÇÕES DE UMA TRILHA ECOLÓGICA PARA AS PERCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE DOS ESTUDANTES |
title_sort |
CONTRIBUIÇÕES DE UMA TRILHA ECOLÓGICA PARA AS PERCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE DOS ESTUDANTES |
author |
Borges Rocha, Marcelo |
author_facet |
Borges Rocha, Marcelo Borges Rocha, Marcelo de Oliveira Pin, José Renato Cunha Bulhões Góes, Yasmin Alves Rodrigues, Laura de Oliveira Pin, José Renato Cunha Bulhões Góes, Yasmin Alves Rodrigues, Laura |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira Pin, José Renato Cunha Bulhões Góes, Yasmin Alves Rodrigues, Laura |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges Rocha, Marcelo de Oliveira Pin, José Renato Cunha Bulhões Góes, Yasmin Alves Rodrigues, Laura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Meio ambiente Trilha ecológica Percepção ambiental |
topic |
Meio ambiente Trilha ecológica Percepção ambiental |
description |
Os estudos de como os indivíduos sentem, agem e pensam, no âmbito da paisagem vivida, pode colaborar com a proposição de medidas que visem à qualidade ambiental e à integração das pessoas com o meio. Sendo assim, este estudo tem como objetivo investigar as percepções sobre meio ambiente de estudantes do ensino superior durante a realização de uma trilha ecológica no Parque Nacional da Tijuca, Rio de Janeiro. Para tal, foram realizadas entrevistas com os alunos antes e após a trilha. Como resultado constatou-se que ocorreram alterações significativas nas compreensões dos estudantes após a realização da trilha, com destaque no que diz respeito aos impactos causados ao meio ambiente e suas consequências para o planeta. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/195 10.36524/dect.v7i02.195 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/195 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v7i02.195 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/195/190 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 7 n. 02 (2017): 2017 - 02; 19-43 2236-2150 10.36524/dect.v7i02 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1822181075772768256 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.36524/dect.v7i02.195 |